segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Feliz Natal e Próspero 2020

Com essa singela imagem, fecho mais uma temporada do blog. Ano que conheci pessoalmente amigos que o blog meu deu e a certeza que a companhia de vocês tem valido demais a pena! Até 2020!

domingo, 22 de dezembro de 2019

Top-10 - Grandes corridas da década

A última década da F1 foi marcada por grandes domínios e muitos questionamentos dos motivos nos quais as grandes equipes mantém uma vantagem tão grande sobre as demais. Como falado anteriormente, apenas três pilotos foram campeões nos anos 2010. Nem por isso deixaram de acontecer grandes corridas, onde o imponderável deu as caras e mudou o rumo de provas e ocorressem surpresas. Vamos ao top-10 das corridas da década:

1) Grande Prêmio do Canadá de 2011

O ano de 2011 vinha sendo até mesmo sem graça com o domínio da Red Bull e de Sebastian Vettel, mas havia um piloto surpreendendo naquele ano: Jenson Button. O inglês entrou no feudo do seu compatriota Lewis Hamilton e mesmo sendo bem menos talentoso do que Lewis, Button fazia uma temporada grandiosa em 2011, superando até mesmo o ano em que foi campeão e seu auge foi na monumental corrida em Montreal, onde os pontos fortes de Button foram determinantes para uma vitória épica. A percepção de Button em condições traiçoeiras de chuva lhe deram uma vitória de uma prova que entrou na história da F1. A corrida havia começado com pista molhada e na luta pelo terceiro lugar com Hamilton, Button acabou se chocando com o companheiro de equipe na McLaren, causando o abandono de Lewis. Button rapidamente foi aos boxes colocar pneus intermediários, mas acabou punido e caiu para último. Poucas voltas depois uma tempestade interrompeu a corrida por duas horas. No reinício Button fazia uma bela corrida de recuperação e chegou a ter outro incidente, desta vez com Fernando Alonso. Depois da tempestade, a pista começou a secar e Button colocou os pneus slicks na hora certa, fazendo-o subir para segundo quando Webber e Schumacher pararam. Num ritmo muito forte, Button vinha se aproximando de Vettel, que liderou a corrida inteira. Na abertura da última volta Button estava bem próximo do alemão da Red Bull, mas sem condições de ataque. Ou não? Vettel erra no meio da última volta e Button assume a liderança pela primeira vez na corrida para vence-la de forma sensacional, depois de mais de quatro horas de uma prova que entrou para a história. Jenson Button pode não ter sido um virtuose, mas o inglês tinha momentos gigantes quando era necessário e essa corrida em Montreal foi sua obra-prima.

2) Grande Prêmio da Alemanha de 2019

Correndo em casa, a Mercedes resolveu promover seu 125º aniversário no automobilismo, fazendo uma pintura especial em seus carros e vestindo seus engenheiros e mecânicos com um visual retrô. Afinal, nada poderia dar errado numa temporada quase perfeita para os alemães, onde Hamilton contava nos dedos quando seria campeão e Bottas caminhava, mesmo aos trancos e barrancos, a um vice-campeonato. Mas como diria Garrincha, faltou combinar com os russos. Assim como havia acontecido um ano antes, Hockenheim viu as condições climáticas ser um fator importante na corrida. Max Verstappen já havia estragada a festa da Mercedes ao ficar na primeira fila, mas uma má largada do holandês fez com que a Mercedes fizessem dobradinha na molhada largada. Tudo levava a crer numa vitória festiva da Mercedes, mas tudo começou a ir para o brejo quando a chuva aumentou e Hamilton acabou batendo na entrada dos boxes. A Mercedes não esperava o inglês e o que se viu foi uma trapalhada dos alemães no pit-stop que deixou Hamilton nas últimas posições. À essa altura Verstappen já havia superado Bottas nos boxes, mas a corrida estava longe de ser definida, com a chuva indo e voltando várias vezes. O piloto da casa Nico Hulkenberg parecia que realizaria o sonho do seu primeiro pódio quando bateu na última curva. Nico saiu do carro desolado. Quando Bottas bateu já no fim da corrida, a festa da Mercedes estava terminada. Verstappen conseguiu uma vitória depois de visitar os boxes cinco (!) vezes e Sebastian Vettel se recuperava do seu erro em 2018 com uma bela corrida de recuperação depois de largar em último para ser segundo. Então veio várias surpresas, como Daniil Kvyat em terceiro, Lance Stroll em quarto, as duas Haas chegando nos pontos mesmo batendo entre si e a claudicante Williams marcando seu único ponto da temporada com Robert Kubica.

3) Grande Prêmio do Azerbaijão de 2017

Um ano antes Baku estreava no calendário da F1 com uma corrida extremamente monótona, com a largada acontecendo poucos minutos após a catarse do que havia acontecido em Le Mans, com a quebra de último minuto da Toyota. O circuito de rua azari parecia mais uma corrida caça-níquel inventado por Bernie Ecclestone em seus últimos anos na frente da F1. Porém, a segunda corrida em Baku seria bem diferente e cheia de alternativas. Logo na primeira volta Raikkonen e Bottas batem, fazendo com que o piloto da Mercedes caísse para último, mas Bottas não estava morto. Mais adiante Daniel Ricciardo pararia cedo nos boxes e caía para 17º. Olho nele! Em uma das entradas do safety-car, Vettel quase bateu no líder Hamilton e ficou fulo da vida. O alemão colocou sua Ferrari de lado da Mercedes e chegou a tocar no inglês, numa cena de briga de rua. Após uma bandeira vermelha, Vettel seria punido. Numa briga caseira da Force India, Ocon e Pérez batem e espalham detritos para todo lugar e muita confusão dentro dos boxes. Ricciardo fazia uma corrida de tirar o fôlego e escalava o pelotão de forma agressiva. A dupla da Williams estava em posição de pódio, com Massa na frente do novato Stroll. Hamilton liderava tranquilo quando seu encosto do cockpit se soltou e ele teve que ir aos boxes consertar o aparato. Massa parecia que venceria depois de muitos anos, mas uma suspensão quebrada estragou os sonhos do brasileiro. Quando Massa estava a ponto de ser ultrapassado por Stroll, os dois carros da Williams foram atropelados por Ricciardo, que fez uma ultrapassagem dupla para assumir a ponta da corrida. Bottas, que havia perdido até uma volta, se aproveitou dos vários incidentes na corrida e ultrapassou Stroll na linha de chegada para ser segundo, enquanto o limitado canadense subia ao pódio pela primeira vez, se tornando o mais jovem a faze-lo. Uma corrida maluca, que teve em Daniel Ricciardo mostrando todo o seu talento.

4) Grande Prêmio do Brasil de 2012

Quatro anos após a sensacional final de 2008, Interlagos seria palco de outra final épica de temporada e onde a chuva seria também um fator importante. Vettel era o grande favorito ao título, usando a força do seu Red Bull frente a um Fernando Alonso inspiradíssimo, mas que estava claramente sem carro para enfrentar o alemão. Somente as forças ocultas de Interlagos para ajudar o espanhol. E essas forças quase apareceram! A largada com pista seca viu Vettel cair para sétimo e na freada do lago foi atingido por Bruno Senna. De alguma forma Vettel conseguiu continuar na corrida, mas seu carro estava claramente danificado e o alemão havia caído para último. Então a chuva veio e Nico Hulkenberg apareceu para liderar a corrida com folga numa estratégia perfeita e uma grande pilotagem do alemão. Vettel aproveitava a situação para se manter nos pontos, enquanto Alonso não conseguia levar sua Ferrari para frente. Um safety-car discutível juntou o pelotão e Hulkenberg acabou se tocando com Hamilton, que saiu da corrida e o alemão seria punido, saindo do pódio. Com isso Button assumiu a ponta e conseguiu o que seria a última vitória da McLaren até o momento. Nesse momento Alonso estava em segundo e com Vettel em sétimo, estava conquistando o tricampeonato, mas o alemão ultrapassaria Michael Schumacher, se aposentando pela segunda vez, nas últimas voltas e quando a chuva apertou de vez, causando a bandeira vermelha, Vettel conquistou o tricampeonato, enquanto Alonso amargava outro vice-campeonato.

5) Grande Prêmio da Europa de 2012

Talvez essa tenha sido a grande atuação individual da década e a obra-prima de Fernando Alonso na F1. Por um erro estratégico da Ferrari, Alonso largaria apenas em 11º numa apertadíssima classificação em Valencia, corrida que só aconteceu graças ao grande momento de Alonso. Na época a Espanha passava por sérias dificuldades financeiras e as vitórias de Alonso era um dos poucos momentos de alívio do povo espanhol. Pois Alonso conseguiu dar uma enorme alegria ao seu povo. Até o momento o circuito de rua valenciano não havia permitido corridas emocionantes, mas em 2012 Alonso daria emoção de sobra com ultrapassagens em cima dos seus rivais e aproveitaria da quebra do líder Vettel para vencer de forma emocionante. Michael Schumacher se aproveitou de um toque nas últimas voltas entre Pastor Maldonado e Lewis Hamilton para subir ao pódio por uma última vez. Alonso parou seu carro antes de chegar ao pódio, vibrou com a torcida e se emocionou no pódio. Ele próprio parecia adivinhar que tinha feito algo grandioso naquela tarde.

6) Grande Prêmio do Bahrein de 2014

Quando a Mercedes exibiu uma diferença abismal para seus rivais na primeira corrida da nova Era híbrida, todos apostavam que Lewis Hamilton venceria o campeonato facilmente. Porém, Nico Rosberg mostrou no desértico circuito do Bahrein que não entregaria o título sem uma boa briga. Lewis Hamilton e Nico Rosberg foram sublimes, lutando volta após volta pela liderança, com as voltas finais especialmente tensas. Ver o quão perto os dois pilotos da Mercedes estavam próximos sem nunca se tocarem foi incrível, enquanto Toto Wolff surpreendeu em deixar seus pilotos decidirem tudo na pista, algo que seria repetindo nos próximos três anos, para sorte dos fãs da F1. Aquele dia foi o início de uma rivalidade interna histórica dentro da Mercedes e mesmo com a vitória de Lewis Hamilton, Nico Rosberg marcava seu território dentro da Mercedes. 

7) Grande Prêmio do Brasil de 2016

A tensão entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton estava nos mais altos níveis naquele final de 2016, com o alemão administrando de forma fria o campeonato, enquanto Hamilton esperava capitalizar algum erro do seu companheiro de equipe e ex-amigo. Porém, o grande personagem daquela tarde em Interlagos não corria com o prateado carro da Mercedes. Max Verstappen mostrava um talento todo especial no seu segundo ano na F1 e o primeiro num carro de ponta. Na encharcada pista de Interlagos, o holandês teve uma corrida de mestre em condições em que vários veteranos, como Felipe Massa, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, bateram. Por sinal, o abandono de Massa, que havia anunciado que estava se aposentando semanas antes (depois ele mudou de ideia), foi um dos momentos mais emocionantes da década. Verstappen entrou nos boxes nas voltas finais para trocar pneus e saiu ultrapassando quem via pela frente numa emocionante recuperação rumo ao pódio que levantou a torcida brasileira nas arquibancadas.

8) Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2010

A final da temporada de 2010 já era histórica. Pela primeira vez na história da F1, quatro pilotos tinham chances de vencer o campeonato, mas a disputa parecia restrita a Mark Webber e Fernando Alonso, com Sebastian Vettel correndo por fora. Hamilton tinha apenas chances matemáticas. A Ferrari resolveu colocar Alonso marcando Webber numa disputa homem-a-homem. Um acidente na primeira volta fez com que alguns pilotos fossem aos boxes cedo e não parassem mais, entre eles, Vitaly Petrov da Renault. Como imaginado, quando Webber fez sua parada, a Ferrari chamou Alonso para os boxes. O espanhol estava na frente de Webber, mas acabou atrás de carros mais lentos, que haviam parado durante o safety-car. Alonso estava em sexto, logo atrás de Petrov com muitas voltas pela frente. Tarefa fácil para o espanhol, certo? Nem tanto. O travado circuito de Abu Dhabi praticamente não permitiu nenhum ataque de Alonso, que ficou empacado a corrida inteira atrás do russo, enquanto Vettel vencia e com o sexto lugar de Alonso, conquistava de forma surpreendente o seu primeiro título. Alonso reclamou de forma infantil com Petrov depois da bandeirada, chegou aos boxes de cabeça baixa e a Ferrari demitia Chris Dyer, o homem que bolou a estratégia de Alonso. Vendo que o título de Alonso não veio por causa de uma não-ultrapassagem, a FIA criaria o polêmico DRS meses depois.

9) Grande Prêmio da Alemanha de 2018

Sebastian Vettel vinha em ótima forma no verão de 2018 e liderando o campeonato, após derrotar Lewis Hamilton na casa do inglês. Agora era Vettel que corria em casa e ele queria sua primeira vitória em Hockenheim. O alemão da Ferrari liderava com tranquilidade, enquanto Hamilton fazia uma ótima corrida de recuperação. No entanto, uma chuva até mesmo fraca mudou totalmente a corrida. Vettel estava no setor do estádio quando sua Ferrari saiu de frente e bateu na barreira de pneus na frente de sua torcida. Hamilton conseguiria uma vitória essencial para o título e Vettel, com a confiança abalada pelo erro que cometeu, ainda não se recuperou.

10) Grande Prêmio da Espanha de 2016

A vida de Max Verstappen havia mudado radicalmente semanas antes do Grande Prêmio da Espanha. O russo Daniil Kvyat havia sido rebaixado da Red Bull e sem fazer um único teste com o carro, Max estrearia numa equipe de ponta. Usando seu conhecido talento, Verstappen largou nas primeiras filas e viu de perto a dupla da Mercedes se tocar na primeira volta. Nico Rosberg e Lewis Hamilton, donos do melhor carro disparado naquele dia, estavam fora da prova numa das várias polêmicas em que se meteram. Mas havia muita corrida pela frente. Ricciardo e Vettel se envolveram numa incidente que furou o pneu do australiano da Red Bull. Verstappen assumiu a liderança depois de ficar mais tempo na pista do que seus rivais diretos. Com quase o dobro de sua idade e com pneus melhores, Kimi Raikkonen foi para cima de Max Verstappen, mas o holandês usou a conhecida dificuldade de ultrapassagem do circuito de Barcelona para vencer pela primeira vez na F1 logo em sua estreia na Red Bull, quebrando vários recordes de precocidade. 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Que pena...

Antes de Jimmie Johnson fazer história na Nascar, havia um outro JJ que fez história na categoria. Junior Johnson foi um piloto de ponta nos primeiros anos da Nascar e mesmo não conquistando um título, se tornou uma lenda por sua complicada história de vida e por suas performances em pista de terra. Após sua aposentadoria como piloto, Junior Johnson se tornou chefe de equipe e venceu vários títulos nos anos 1970 e 1980 com Cale Yarborough e Darrell Waltrip. Aos 88 anos Junior Johnson passou a ter problemas de saúde no final de 2019 e faleceu no dia de hoje. Que pena...

domingo, 15 de dezembro de 2019

Tal pai, tal filho

Exatamente vinte anos depois do primeiro título do seu pai, Chico Serra, na Stock Car, Daniel Serra conseguiu seu terceiro título seguido nesse domingo, igualando-se à Chico, que em 2001 completou o tricampeonato consecutivo. 

A corrida de hoje em Interlagos foi de extrema segurança para Serrinha, como Daniel é conhecido. Largando em sétimo, Daniel se preocupou em não se envolver nos vários toques ocorridos nas primeiras voltas e fez uma prova tática, subindo para o terceiro lugar após as paradas obrigatórias, que dava com sobras seu título. Quando Felipe Fraga ficou sem gasolina na reta de chegada, Daniel ainda pulou para segundo. Thiago Camilo, eterno vice da Stock, venceu pela sexta vez nesse ano e garantiu o quarto vice-campeonato em 2019. 

Como Daniel Serra falou, esse campeonato foi conquistado na tática de sua equipe, comandada por Meinha. Ao entender o bizarro campeonato da Stock, que embaralha o grid das corridas de forma artificial, Meinha e Serra perceberam que a regularidade seria um fator muito mais importante e foram acumulando pontos. Foi apenas uma vitória de Daniel Serra, mas sua estratégia foi tão eficaz que ele só precisava de um quinto lugar hoje. Como todo bom estrategista, Daniel fez o necessário e vai colocando seu nome na história da Stock.

Top-10 da década 2010

Assim como fiz no final de 2009, irei olhar dez anos no tempo e dessa vez irei ver quem foram os grandes pilotos das últimas dez temporadas, marcadas por dois grandes domínios, poucos pilotos sendo campeões (três), uma grande mudança técnica na metade da década e uma luta tênue entre esporte e entretenimento dentro da F1. Porém, surgiram dois pilotos nessa década que sobressaíram nos números e que nos fazem imaginar aonde Hamilton e Vettel estão dentro da rica história da F1. Para escolher os dez grandes pilotos nos anos 2010, classifiquei os dez primeiros colocados, como na pontuação atual, dos campeonatos de 2010 a 2019 e fiz a soma. Vamos agora a eles!

1) Lewis Hamilton - 189 pts

Hoje parece fácil cravar Lewis Hamilton como o piloto da década, principalmente pelo o que o inglês fez nos últimos anos, mas no começo da década Lewis corria o risco de ser um piloto que entregaria muito menos do que seu potencial. Ninguém duvidava do talento e velocidade de Hamilton, mas ainda bastante imaturo o inglês teve alguns problemas fora da pista que o atrapalharam dentro dela. Com a McLaren também não ajudando muito a deixar Hamilton à vontade, o inglês se mudou para a Mercedes no final de 2012 no que seria uma troca arriscada, mas também certeira. Com a entrada em cena dos motores híbridos, a Mercedes começou uma hegemonia poucas vezes vistas na história da F1, mas Hamilton teve que enfrentar seu antigo amigo Nico Rosberg para poder se sobressair e ter a casca necessária para derrotar a Ferrari e Sebastian Vettel. Com a maturidade, Hamilton passou a pilotar ainda melhor e com isso veio os recordes. Com seis títulos no bolso, Hamilton corre agora para se igualar a Michael Schumacher e supera-lo em número de vitórias. Com a motivação ainda em alta e a Mercedes se mostrando uma força nessa Era híbrida, Lewis Hamilton ainda pode reescrever vários recordes nos próximos anos.

2) Sebastian Vettel - 183 pts

Quando a década começou Vettel parecia destinado a confirmar a sua fama de 'Baby Schummy'. O alemão conquistou um vice-campeonato logo em sua segunda temporada completa na F1 e de forma surpreendente, derrotou seu companheiro de equipe Mark Webber e Fernando Alonso na última corrida de 2010 para se tornar o piloto mais jovem a se sagrar campeão da F1. Foi o início do domínio da Red Bull, com Vettel faturando mais três títulos seguidos, sendo que em 2012, derrotando um inspiradíssimo Fernando Alonso. Tudo levava a crer que Vettel quebraria os recordes do seu compatriota Schumacher, mas quando a Era híbrida começou, Vettel começou seu lento declínio e mostrar algumas brechas em sua armadura de grande piloto. Em 2014 ele recebeu o imberbe Daniel Ricciardo na Red Bull e ainda se adaptando com a nova tecnologia, Vettel acabou superado pelo australiano. Se inspirando em Schumacher, Vettel foi para a Ferrari para ser o antagonista da Mercedes de Lewis Hamilton, iniciando uma rivalidade esperada por todos. Contudo, a batalha pendeu sempre para um lado e Vettel acabou derrotado. Sob pressão e longe de sua zona de conforto, Vettel cometeu erros incompatíveis com um piloto de sua grandeza e nesse ano reviveu o drama da Red Bull, com a chegada do fogoso Charles Leclerc na Ferrari para supera-lo. Hoje Vettel tem suas glórias questionadas. Ele teria dominado a F1 no começo da década por causa da força da Red Bull? Como diria Alonso, quem venceu aqueles campeonatos foi Adryan Newey e não Sebastian Vettel? Essas perguntas Vettel terá que responder rapidamente nos próximos anos.

3) Nico Rosberg - 83 pts

Nico vinha fazendo boas temporadas na Williams quando foi contratado pela Mercedes em 2010, passando a usar o carro vencedor do ano anterior. O alemão tinha mostrado seu valor com um carro de equipe média e teoricamente teria um bom carro para brigar por vitórias. Teoricamente. A Mercedes ainda demoraria alguns anos antes de realmente pensar em vitórias, mas Nico Rosberg continuava se mostrando um piloto muito sólido, mesmo sem o talento do seu amigo Lewis Hamilton, com quem passou a compartilhar a equipe em 2013. Com o advento dos motores híbridos e a estruturação dentro da Mercedes, os alemães passaram a dominar a F1 e quando todos pensavam que Hamilton conquistaria facilmente o título, Nico Rosberg deu mais trabalho do que o imaginado, iniciando uma das grandes rivalidades da história da F1. Nico sabia que Lewis era mais rápido e passou a utilizar para si os pontos fracos do inglês, além de maximizar seus pontos fortes. Se antes eram amigos, Rosberg e Hamilton se tornaram amargos rivais. O alemão foi derrotado nos dois primeiros anos, mas em 2016 Nico usou todo o seu arsenal para derrotar Lewis Hamilton e... se aposentar dias depois, chocando a F1. Rosberg foi o único piloto a furar o domínio de Hamilton e Vettel na década e derrotou dois multi-campeões (Schumacher e Hamilton) com o mesmo carro. Apenas sua apatia fora das pistas é que não faz com que enxergamos todos os feitos de Nico Rosberg em sua carreira.

4) Fernando Alonso - 75 pts

Foram dois anos apenas esperando a ligação da Ferrari na cambaleante Renault, mas o futuro de Fernando Alonso parecia glorioso. No início da década o espanhol era considerado o piloto mais completo do grid e a entrada na Ferrari seria o começo de um domínio que os italianos experimentaram com Michael Schumacher poucos anos antes. Alonso começou vencendo sua primeira corrida com a Ferrari e parecia que confirmaria tudo que dele se esperava. Parecia. De gênio difícil, apesar de muito rápido, não demorou para Alonso entrar em atrito com a cúpula ferrarista e sua falta de liderança, vista em Schumacher, fez com que a Ferrari não conseguisse a união necessária para poder enfrentar a força da Red Bull de Vettel. Dentro das pistas Alonso mostrava todo a sua categoria com três vice-campeonatos, incluindo o de 2012, temporada que vários gênios da F1 assinariam. Alonso saiu da Ferrari de forma conturbada e entrou no projeto McLaren-Honda, mas o que parecia um sonho se torna um pesadelo com os japoneses entregando motores fracos tanto em termos de potência como de confiabilidade. Alonso não se furtava em colocar gasolina no fogaréu e criticava a Honda abertamente. GP2 engine? Pois Alonso fez com que a McLaren quebrasse o vantajoso contrato com a Honda e se tornou cliente da Renault, mas aí quem errou foi a McLaren, que construiu um carro ruim. Cansado de lutar por posições muito abaixo do seu potencial, Alonso saiu da F1 e se enveredou por outras categorias em busca da tríplice coroa. Para colocar sal na ferida, a Honda construiu um ótimo motor para a Red Bull e a McLaren cresceu com a saída de Alonso. O espanhol ainda sonha em retornar a F1, mas até o momento nenhuma equipe se interessou muito em trazer um piloto que faz muito dentro da pista, mas que tumultua fora delas.

5) Kimi Raikkonen - 72 pts

A F1 se assustou quando Kimi Raikkonen anunciou seu retorno a categoria em 2012. Três anos antes o finlandês saiu da Ferrari com a motivação em baixa e completamente de saco cheio da F1. Lembrando o que Schumacher (não) estava fazendo, todos temeram que Raikkonen voltasse abaixo do seu alto nível, mas o nórdico surpreendeu com uma ótima pilotagem com a Lotus, garantindo um terceiro lugar no campeonato e um contrato com a Ferrari em 2014. O retorno para a equipe italiana poderia significar uma volta de Kimi na luta pelo título, mas já veterano e com um título mundial, faltou a Raikkonen aquele algo a mais para derrotar seu amigo Vettel e a força da Mercedes. Raikkonen passou a fazer corridas burocráticas, mas ganhando importantes pontos para a Ferrari no Mundial de Construtores e se garantindo entre os seis primeiros no Mundial de Pilotos nos últimos anos. Somente isso garantiu Kimi por tanto tempo na Ferrari. Raikkonen ainda ganhou sua vigésima corrida, se tornando o finlandês com mais vitórias na F1 e com 40 anos de idade, ainda se mantém na F1 com a Alfa Romeo, além de garantir a diversão dos fãs com suas patadas via rádio.

6) Valtteri Bottas - 69 pts

O finlandês ganhou na loteria quando Nico Rosberg anunciou sua aposentadoria no final de 2016, deixando a Mercedes com pouquíssimas alternativas para 2017. Bottas era empresariado por Toto Wolff e fazia um bom papel na Williams, se tornando uma opção viável para a Mercedes, mas o tempo provou que Bottas esteve longe de fazer o mesmo papel de Nico Rosberg. Para completar a Williams entrou em parafuso logo depois. Quando o motor Mercedes tinha uma diferença brutal em comparação à Ferrari, Renault e Honda, a Williams se mostrou como a segunda força de 2014 e Bottas fez ótimas corridas e angariou alguns pódios. Na Mercedes o nórdico marca pontos importantes para a equipe, conseguiu algumas vitórias quando houve oportunidade, mas Valtteri Bottas dificilmente passará de um fiel segundo piloto de Lewis Hamilton na Mercedes.

7) Daniel Ricciardo - 54 pts

Se a lista fosse do piloto mais simpático da F1, Daniel Ricciardo ganharia com sobras. Com um sorriso cheio de dentes o australiano se tornou uma das pessoas mais populares do paddock, mas dentro da pista Ricciardo também mostrou seu valor, mesmo que tenha entrado na Red Bull num momento de transição. Cria do Programa de jovens pilotos da Red Bull, Ricciardo mostrou seu valor ao derrotar o tetracampeão Sebastian Vettel logo em sua primeira temporada com a Red Bull. Alçado a líder da equipe com a saída de Vettel, Ricciardo sofreu as agruras da briga entre Red Bull e Renault. Para piorar, a chegada de Max Verstappen na equipe com todo o seu talento era um sinal claro para Ricciardo: o holandês era o futuro da Red Bull. Sem tempo a perder Ricciardo foi para a Renault esse ano na esperança de que, numa equipe de fábrica, pudesse crescer juntos, mas o australiano subestimou o desafio e naufragou junto com a Renault. Resta saber se os franceses poderão melhorar e levar o rápido e simpático Daniel Ricciardo a retornar ao pelotão dianteiro da F1.

8) Mark Webber - 53 pts

Webber perdeu sua grande chance de ser campeão logo no começo da década, quando brigou com Fernando Alonso pelo título de 2010. Sebastian Vettel ainda não estava maduro o suficiente e se envolveu em alguns acidentes, enquanto Webber era um piloto mais sólido. Porém, Webber e Alonso acabaram atropelados por Vettel no final do ano e com o titulo, o alemão ganhou a confiança necessária para liderar a Red Bull nos próximos anos e vencer mais três títulos. Mark Webber perdeu o trem da história, mas se manteve um piloto competitivo na Red Bull, inclusive com alguns arranca-rabos com Vettel, como no toque na Turquia e o evento 'Multi21' na Malásia. Webber se aposentou ainda como um piloto de ponta e mostrou que é possível brigar pelo título mesmo não sendo um piloto extramente rápido e talentoso, mas consciente e trabalhador.

9) Max Verstappen - 45 pts

Em dez anos, quando faremos o top-10 dos pilotos da década de 2020, tenho bastante curiosidade da posição que estará Max Verstappen. Nas últimas décadas poucos pilotos impressionaram tanto quanto o holandês, filho de Jos Verstappen. Max bateu todos os recordes de precocidade da F1 quando estreou aos 17 anos e rapidamente conseguiu um lugar na Red Bull, estreando com vitória. Seu talento e velocidade nunca estiveram em dúvida, mas sua impetuosidade juvenil o fez se envolver em vários acidentes evitáveis, fazendo com que Max Verstappen fosse bastante criticado em várias ocasiões. Porém, em 2019 Max conseguiu o equilíbrio de sua velocidade com a solidez de um piloto que, mesmo muito jovem, já está na sua quinta temporada na F1. Verstappen venceu três corridas memoráveis em 2019 e ficou com o terceiro lugar no Mundial de Pilotos, superando os pilotos da Ferrari e se consolidando como uma estrela do futuro.

10) Jenson Button - 44 pts

Button iniciou a década com um inesperado título numa equipe que se sequer existia em janeiro. Aos 30 anos o inglês ia para a McLaren ser companheiro de equipe de Lewis Hamilton, que era exatamente o contrário de Button dentro e fora das pistas. Para muitos, o vice-campeonato de Button em 2011 foi o auge do inglês, inclusive um campeonato melhor do que o seu título em 2009. Dono de uma pilotagem clássica e muito gente fina fora das pistas, Jenson Button se manteve fiel a McLaren mesmo nos momentos mais difíceis e se aposentou em meados da década como um piloto que, mesmo sem ser um virtuose, foi uma estrela em duas décadas na F1.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A glória de Brabham

Exatamente sessenta anos atrás, Jack Brabham conquistava seu primeiro título na F1 de uma das formas mais emocionantes da história. O australiano havia se aproveitado do enorme potencial do Cooper de motor traseiro e passou boa parte do campeonato em disputa com o Cooper/Rob Walker de Stirling Moss e a Ferrari de Tony Brooks. Ao chegar à última corrida do ano, Brabham precisava de uma vitória ou apenas ficar à frente de Moss para garantir o título, enquanto a situação de Brooks era mais delicada, mas o inglês ainda estava no páreo, o que fazia daquela decisão de campeonato especial, pois pela primeira vez na curta história da F1, três pilotos tinham chances de ser campeão.

A corrida também seria especial por ser o primeiro Grande Prêmio dos Estados Unidos fora de Indianápolis. A pista escolhida foi Sebring, conhecida por muito por causa da famosa corrida de Endurance, mas essa seria a única visita da F1 à Sebring, pois a corrida seria um fracasso de público. Também precisando unicamente de uma vitória para ser campeão, Moss ficou com a pole, seguido por Brabham e Harry Schell, com Brooks em quarto. Descobriu-se depois que Schell tinha achado um 'atalho' dentro da pista de Sebring e diminuído bastante seu tempo na classificação. Eram, definitivamente, outros tempos.

No dia 12 de dezembro de 1959 a largada foi dada com Moss disparando na frente, mas o inglês teve que abandonar ainda na quinta volta com o câmbio quebrado. Como Brooks tinha sido atingido na traseira pelo companheiro de equipe Von Trips na primeira volta e ter ficado dois minutos parado nos boxes, o título estava indo tranquilamente indo para Brabham, que liderava a corrida seguido por dois Coopers, um do seu jovem companheiro de equipe Bruce McLaren e Maurice Trintignant, esse piloto da equipe de Rob Walker. Brabham esperava uma corrida sprint e por isso, não encheu seu tanque de combustível e isso quase seria determinante. Faltando duas voltas o Cooper de Jack engasgou na reta principal e na última volta ele ficou sem combustível. McLaren, que vinha colado em Brabham, tirou seu carro no susto e recebeu a bandeirada com apenas seis décimos de vantagem sobre Trintignant. Bruce se tornava o primeiro neozelandês a vencer uma corrida e por muitos anos, foi considerado o mais jovem vencedor da F1, sem contar Troy Ruttman nas 500 Milhas de 1952. Brooks tinha feito uma corrida de recuperação espetacular e cruzou a linha de chegada em terceiro.

Para conseguir os pontos necessários para ser campeão, Brabham precisava receber a bandeirada com meios próprios. O australiano saiu do seu carro e começou a empurra-lo, numa cena comovente. Quando conseguiu o feito, Jack desmaiou de exaustão e se tornava o primeiro australiano da ser campeão da F1.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Crossover gigante

Valentino Rossi e Lewis Hamilton trocando de lugar? Sim, temos!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Figura(2019): Lewis Hamilton

Nas 21 corridas de 2019, um destaque positivo foi escolhido no pós-corrida. Oito nomes foram escolhidos nessa parte da coluna. Vettel e Leclerc, mesmo com os dois aprontando bastante, como será visto na parte debaixo da coluna, apareceram três vezes, dois acima de Verstappen, outro grande destaque de 2019. Albon fez uma ótima estreia na F1 e mostrou personalidade em seu início numa equipe grande, a Red Bull. Claro que a Mercedes apareceu muitas vezes, com quatro citações num campeonato que beirou a perfeição para os tedescos em dois momentos distintos. Primeiro, quando dominou as corridas iniciais da temporada. Depois, quando Ferrari e Red Bull cresceram de rendimento e a Mercedes as superava na base da consistência, capitalizando o menor vacilo das rivais. Porém, um dos grandes artífices de mais uma campanha vitoriosa da Mercedes foi Lewis Hamilton, destaque por sete vezes nesse ano. O inglês sempre mostrou muita velocidade ao longo da carreira, mas com uma certa dose de imaturidade. Os anos foram passando e Hamilton foi enfrentando adversidades e adversários que criaram uma casca no piloto da Mercedes que o faz ter uma pilotagem extraordinária, culminando com um ano sensacional como este de 2019. Se nas demais temporadas Hamilton teve Vettel como principal adversário, dessa vez Lewis teve que enfrentar os jovens Verstappen e Leclerc em boa parte das disputas. E Hamilton se saiu melhor em várias delas. Com Valtteri Bottas sob controle e mantendo sua velocidade natural, Lewis Hamilton caminha em passos firmes para garantir todos os recordes da F1 em suas habilidosas mãos.

Figurão(2019): Ferrari

Se ao longo das 21 etapas de 2019 houve a escolha do destaque de cada corrida, houve também espaço para quem se destacou negativamente. Nomes óbvios apareceram mais de uma vez, como a equipe Renault e Daniil Kvyat. Nas vezes em que abaixou seu altíssimo padrão, a Mercedes também deu as caras, principalmente quando perdeu sua corrida caseira. Pierre Gasly ficou em segundo lugar com três votos por seu início de temporada horroroso com a Renault, mas por sorte, o francês se recuperou e não ficará com o título de decepção do ano. A Williams foi mencionada apenas uma vez, mas pelo o que fez nessa temporada, poderia ter ficado como hour-concours. Contudo, a grande 'vencedora' dessa parte da coluna é mesmo a Ferrari, com cinco aparições ao longo de 2019. Quando o circo da F1 se preparou para a longa viagem rumo à Austrália, poucos duvidavam que a Ferrari poderia não apenas vencer em Melbourne, como também era uma das favoritas ao título, tendo como líder Sebastian Vettel. Com Mattia Binotto estreando no cargo de chefe da equipe, garantindo mais tranquilidade e conhecimento técnico na liderança da Ferrari, os italiano ainda veriam Charles Leclerc, aposta pessoal do falecido Sergio Marcchione, estrear na equipe. Porém, o domínio da Mercedes na primeira corrida foi o primeiro sinal que o ano não seria vermelho. No Bahrein Leclerc mostrou sua virtuosidade ao liderar com autoridade praticamente a corrida inteira, mas um problema mecânico destruiu os sonhos do monegasco de vencer pela primeira vez na F1. Um fato que chamou menos atenção no início da prova foi o ataque decidido de Leclerc em cima de Vettel. Não seria o último. Com o título indo cada vez mais para a Mercedes, a Ferrari percebeu que a vaca tinha ido para o brejo e por isso arriscou num motor que se mostrou extremamente potente. Na volta das férias de verão a Ferrari tinha o carro mais rápido de reta com alguma vantagem para os demais, mas foi aí que os problemas da Ferrari aumentaram, por incrível que pareça. Se poderia ser o líder da equipe, Vettel foi afetado pela fogosidade de Leclerc, que conquistou o coração da F1 e dos ferraristas em particular, deixando o alemão ainda mais por baixo e fazendo-o cometer alguns erros não muito usuais de um tetracampeão. As duas vitórias de Leclerc deu esperanças, mas a tensão entre os dois pilotos da Ferrari era palpável. Em Cingapura, Vettel superou Leclerc nos boxes, deixando o monegasco injuriado. Na Rússia, uma manobra ensaiada da Ferrari e descumprida por Vettel deixando Leclerc cuspindo maribondo pelo rádio. Em Monza foi a vez de Leclerc descumprir uma manobra ensaiada na classificação, que resultou em reclamações de Vettel. Tudo isso culminou no toque entre os dois em Interlagos, que os fizeram abandonar e deixar a Ferarri no zero. Além de administrar o ego dos seus dois pilotos, a Ferrari ainda necessita melhorar a tática de sua equipe, onde muitas vezes o italianos perderam corridas por erros estratégicos nesse ano. Se quiser voltar a vencer e superar a Mercedes, a Ferrari terá que melhorar bastante. 

sábado, 7 de dezembro de 2019

Melhor do que a encomenda

23 de junho de 2019. Lewis Hamilton recebia a bandeirada para o Grande Prêmio da França em Paul Ricard. O inglês conquistava sua sexta vitória em oito corridas na temporada, onde a Mercedes seguia invicta. Até o momento 2019 vinha sendo uma temporada sofrível e decepcionante para todos que acompanham a F1. Não demorou para que comparativos com as tenebrosas temporadas de 2002 e 2004 surgissem. Além de Hamilton praticamente garantir seu hexacampeonato, as corridas estavam deixando muito a desejar, mas a prova em Paul Ricard tinha sido a pior de todas. Simplesmente nada havia acontecido no tradicional GP francês. Foi um porre! Os incautos não demoraram a lacrar: a F1 estava morrendo!

Essa frase eu ouço desde criança, quando eu ainda estava deslumbrado com a F1 que vivia seus melhores momentos, mas haviam muitas críticas. Dessa vez, naquele final de junho, a F1 parecia que estava mesmo num momento crítico. A Mercedes não tem culpa de ser mais competente do que suas rivais, além de Lewis Hamilton ser um piloto num patamar acima dos seus concorrentes, mas parecia que a F1 caminhava para uma temporada das mais enfadonhas de todos os tempos, seguindo o domínio prateado da Mercedes comandada de forma talentosa por Toto Wolff. Porém, a F1 pareceu ter acordado após a horrorosa corrida em Paul Ricard e o ano de 2019 foi um dos mais emocionantes e legais da última década, mesmo que os títulos de Mercedes e Hamilton tenham sido confirmados com alguma antecedência. Houveram grandes corridas depois da França, com algumas que entraram para a história. Como toda grande temporada, houveram também polêmicas e muitas histórias para contar.

Ao final dos testes de pré-temporada em Barcelona, parecia que a Ferrari finalmente sairia de sua seca de títulos ao ficar com o melhor tempo na travada pista espanhola. Com Vettel ainda sendo a estrela da equipe, o alemão tinha tudo para se igualar a Hamilton em número de títulos e finalmente vencer pela Ferrari, emulando seu grande ídolo Michael Schumacher. Porém, a Mercedes não estava parada. Sempre correndo com pneus médios e duros, os germânicos não mostraram todo o potencial na Espanha e com um novo pacote ainda antes da primeira corrida, a Mercedes começou a temporada a todo vapor, quebrando o recorde de cinco dobradinhas consecutivas nas cinco primeiras corridas. Valtteri Bottas até tentou dar alguma resistência para Hamilton quando, após quatro corridas, tinha o mesmo número de vitórias do inglês e liderava o campeonato. Contudo, até a senhorinha que serve café em Brackley sabia que Hamilton não daria qualquer chance ao nórdico. A partir da Espanha, Hamilton emendou uma sequência de quatro vitórias consecutivas que matou qualquer chance de Bottas. Com o fim das férias da F1, Hamilton passou a administrar o campeonato, o mesmo acontecendo com a Mercedes. Com o campeonato a ser conquistado sendo uma questão de ‘quando’, não de ‘se’, o time passou a trabalhar no carro de 2020, mesmo não deixando o campeonato de 2019 de lado. A Mercedes tem uma gestão tão madura, que nenhuma brecha fica para trás. Quando houveram dificuldades durante as corridas, a Mercedes sempre foi a mais preparada e seus pilotos capitalizavam qualquer vacilo de suas rivais. O que não foram poucos.

Vettel já tinha sofrido com um jovem piloto em seu feudo. Quando Daniel Ricciardo chegou à Red Bull com toda a sua fogosidade, Vettel sentiu o golpe e acabou ficando atrás do australiano no campeonato. Vettel rapidamente se mandou para a Ferrari para ser o dono do terreiro, mesmo a Ferrari tendo um campeão como Kimi Raikkonen, mas com o finlandês já numa fase bem burocrática de sua carreira. Ao receber o imberbe Charles Leclerc na Ferrari, Vettel sentiu como nos últimos tempos de Red Bull. O monegasco não era subserviente como Raikkonen e tem a ambição de todo jovem piloto talentoso. Não demorou para Leclerc mostrar sua força ao ficar com a pole no Bahrein e dominar a corrida antes de ter um problema em sua Ferrari. Não demorou também para que os problemas começassem a ocorrer entre os dois pilotos da Ferrari. Em Monza, Rússia, Cingapura e principalmente no Brasil os dois pilotos da Ferrari tiveram contatos imediatos que deixaram Mattia Binotto, novo capo da Ferrari, de cabelos em pé. Leclerc venceu duas vezes consecutivas em dois palcos icônicos da F1 (Spa e Monza) e foi o piloto com mais poles no ano. Na Bélgica Charles mostrou sua personalidade ao vencer menos de 24 horas depois da morte de Anthoine Hubert, seu amigo desde os tempos de kart, que corrida de F2. Mesmo com apenas 21 anos de idade, Leclerc é daqueles pilotos feito de um material diferente. Vettel sentiu claramente o golpe e a frenética imprensa italiana já cravava que Leclerc é o futuro da F1, além de que Vettel poderia até mesmo se aposentar. O alemão, que foi pai pela terceira vez, teve seus momentos de brilho, como no polêmico Grande Prêmio do Canadá, onde liderou a corrida inteira até sair da pista e ser punido de forma inacreditável pela FIA. Numa das cenas da temporada, Vettel não estacionou seu carro no lugar correto, ameaçou não subir no pódio e no fim trocou a posição de Hamilton no parque fechado. No geral, mesmo tendo vencido em Cingapura em outro entrevero com Leclerc e a Ferrari, Vettel teve um ano opaco e que foi obscurecido pelo fenômeno Leclerc. A difícil administração dos pilotos dentro da Ferrari de certa forma ratificou a polêmica renovação de Bottas na Mercedes. Após um início de campeonato acima das expectativas, Bottas caiu no marasmo que marcou 2018 e sem contrato garantido para 2020, falava-se que ele seria substituído por Esteban Ocon, que era várias vezes focalizado dentro dos boxes da Mercedes, principalmente quando Bottas fraquejava.

Da mesma geração de Leclerc, Ocon seria uma nova chama dentro da Mercedes, mas que poderia incomodar Hamilton como Leclerc faz com Vettel. Vendo o que acontece na Ferrari, Wolff não perdeu tempo em renovar com Bottas, mesmo com muitas pessoas o criticando por isso, até porque Ocon acabou contratado pela Renault. Porém, a renovação de Bottas faz todo sentido. O nórdico não enche o saco de Hamilton e ainda garante pontos importantes para a Mercedes no Mundial de Construtores, que foi conquistado pela Mercedes pela sexta vez consecutiva com ampla vantagem. Bottas não fez um ano brilhante, mas ficou com o vice-campeonato com certa facilidade e está garantido em um carro de ponta em 2020. De ruim, apenas a separação com sua bela mulher.

Um dos grandes objetivos de Leclerc, além de derrotar Vettel, era também derrotar seu antigo rival Max Verstappen. O holandês vai se consolidando cada vez mais na F1 e sem perder sua velocidade, vai se livrando dos constantes erros que lhe caracterizava. Verstappen conseguiu duas vitórias emblemáticas em Zeltweg, onde ultrapassou Leclerc nas últimas voltas, e no confuso e eletrizante Grande Prêmio da Alemanha, onde Max fez cinco pit-stops. Verstappen conseguiu superar os dois pilotos da Ferrari numa disputa apertada no campeonato e com direito a três vitórias em 2019. O motor Honda, que era a grande incógnita da Red Bull, se portou muito bem e diferente dos anos complicados ao lado da McLaren. Não houveram quebras e a potência do motor Honda era totalmente compatível com as rivais, tirando a Ferrari, que se tornou o motor mais potente na segunda metade do ano. Porém, a Red Bull continuou com sua tradição de moer jovens pilotos. Com a saída repentina de Daniel Ricciardo, a equipe teve que se contentar com Pierre Gasly, que tinha apenas um ano de F1 e estava claramente cru. O francês demonstrava desde os testes pré-temporada que não estava no nível de Verstappen e fez uma temporada pífia antes de ser trocado por Alexander Albon.

O tailandês teve uma trajetória no mínimo inusitada no último ano. Antigo piloto do programa Red Bull, Albon foi dispensado, o que não o impediu de fazer bom papel na F2, mas sem muitas chances na F1. Sem alternativa, Albon tinha até assinado com a horrorosa F-E quando foi novamente recrutado por Helmut Marko para correr na Toro Rosso. Parecia uma temeridade, mas Albon se comportou muito bem em ritmo de corrida e superou o experiente Daniil Kvyat antes de subir para a Red Bull. Sem estar acostumado com o carro e sem ter a velocidade de Verstappen, mas sendo bem mais consistente do que Gasly, Albon garantiu seu lugar na Red Bull em 2020, mesmo que não tenha conseguido seu esperado pódio, tendo a melhor oportunidade em Interlagos, quando foi atingido por Hamilton nas voltas finais. Ao contrário do esperado, Gasly cresceu quando deu o passo para trás na Toro Rosso e com performances sólidas, o francês alcançou o pódio de forma emocionante em Interlagos, garantindo um bom problema para a Red Bull, que tem dois bons pilotos para ser companheiro de equipe do diferenciado Max Verstappen. Enquanto Kvyat deu mais um neto para Nelson Piquet, conseguiu um pódio aleatório na Alemanha e esquenta o banco de algum piloto do hoje desértico programa de jovens pilotos da Red Bull.

Novamente o abismo entre as equipes top-3 e as demais ficou evidente. Somente nas corridas excepcionais em Hockenheim e Interlagos, o domínio de Mercedes, Ferrari e Red Bull foi quebrado. Havia uma boa expectativa com relação a Renault, com a chegada de Daniel Ricciardo e o apoio de uma montadora tradicional como a Renault, mas o time naufragou diante da incapacidade de um time que tem em Cyril Abiteboul um dirigente inábil. Ricciardo e Hulkenberg faziam o que podiam, mas a falta de consistência da Renault assustava, com desempenhos como o de Monza, quando Ricciardo foi quinto e outras em que o time nem passava para o Q2. Isso tudo acabou sobrando para Hulkenberg, que após dez anos na F1 foi demitido pela Renault e sem vagas abertas nas outras equipes, o alemão deverá ficar de fora da F1. Muito bem conceituado, Hulkenberg ficará mais conhecido pelo folclore de nunca ter subido ao pódio na F1. Quem se aproveitou da fraqueza da Renault foi a McLaren. Cliente da montadora francesa, a McLaren apostou numa dupla de pilotos jovem e motivada que deu vários bons dividendos para a equipe. Carlos Sainz saiu da sombra dos seus tempos de Red Bull para se tornar um dos destaques do ano, com belas exibições e um pódio em Interlagos depois de ter saído de último. Ao lado no novato Lando Norris, Sainz divertiu os fãs cantando Smooth Operator e deu um ar muito mais leve a antes carrancuda McLaren, principalmente dos tempos de Ron Dennis e Fernando Alonso. Norris se mostrou um jovem extremamente promissor e andou no mesmo ritmo de Sainz, além de ter divertido a todos com suas brincadeiras nas redes sociais.

Racing Point e Alfa Romeo, antigas Force India e Sauber, continuaram o trabalho de suas antecessoras, mas sem destacar muito. Escolhendo ter um piloto fraco para atender o novo dono da equipe (Lance Stroll), a Racing Point sofreu em depender unicamente do que o sólido Sérgio Pérez poderia fazer sem apoio de Stroll, que vai ficando na F1 enquanto seu pai vai tendo paciência em perder dinheiro com o filho. A Alfa Romeo teve um enredo parecido em apostar no veterano Kimi Raikkonen segurar as pontas, enquanto o novato Antonio Giovinazzi demorou a pegar no tranco, mas o italiano acabou até liderando uma corrida. Porém, a falta de desenvolvimento da equipe fez com que a Alfa Romeo tivesse dificuldades até mesmo de pontuar nas corridas finais. A Haas teve seu pior ano de sua curta existência, com uma falta de ritmo de corrida gritante, com Magnussen e Grosjean chegando a participar do Q3 no sábado para ficar fora da zona de pontuação no domingo. Por sinal, a dupla da Haas foi outro capítulo a parte com os dois chegando a bater rodas algumas vezes, tirando as já parcas chances da equipe marcar pontos. Por incrível que pareça, os dois tiveram seus contratos renovados, fazendo de Günther Steiner uma parelha com Abiteboul como o pior dirigente de 2019.

A tradicional Williams começou o ano com o pé esquerdo ao projetar o carro de forma irregular antes mesmo de começar a temporada e perdendo vários dias de testes. Quando o carro foi a pista, ficou claro que a Williams tinha, disparado, o pior carro do pelotão. Tendo o jovem protegido da Mercedes George Russell despontando, a Williams não teve a mínima condição de brigar sequer com o pelotão intermediário, no pior ano da equipe. Porém, uma das boas histórias de 2019 estava na Williams. Graças a patrocinadores polacos, Robert Kubica retornou à F1 oito anos depois do seu trágico acidente de rali em 2011. Olhando unicamente os números, a temporada de Kubica poderia ser um fracasso. Afinal, o veterano polonês tomou 21x0 de Russell e andou a maior parte do tempo em último. Porém, basta olhar a situação do braço direito de Kubica para perceber que o fato dele ter feito uma temporada completa de forma decente já foi um feito e tanto. E quem marcou o único ponto da Williams em 2019 foi Kubica, não Russell. Já a Williams segue seu calvário. Enquanto a McLaren já acertou uma parceria com a Mercedes para 2021 pensando em dar um passo adiante para retomar os tempos de vitórias, a Williams contratou Nicholas Latifi, um piloto canadense tão rico e ‘talentoso’ como o seu compatriota Lance Stroll. Um triste fim para a equipe de Frank Williams.

Enquanto todas essas histórias aconteciam, Lewis Hamilton caminhou impávido rumo ao olimpo do esporte. Foram onze vitórias e seis poles que fazem o cartel mágico de Hamilton chegar próximo da mágica marca centenária em ambos os itens. Não colocar Hamilton entre os grandes da F1 já pode ser considerado um absurdo. Resta saber o lugar de Hamilton entre esses gigantes. A Mercedes também vai marcando a história com seus títulos consecutivos e abrindo outras comparações. Quem é melhor, a Ferrari de Schumacher, Todt e Brawn ou a Mercedes de Hamilton e Wolff. Se o domínio da Ferrari foi mais gritante em seu tempo, a Mercedes tem rivais mais fortes e consegue ser bem mais forte do que elas, cobrindo qualquer gap que possa aparecer. Mesmo com a chegada de jovens estrelas como Verstappen e Leclerc, Hamilton vai se mostrando ainda em outro patamar e com a força da Mercedes, pode continuar dominando a F1 nos anos vindouros. Vettel teve até seus momentos de glória questionados e tentará dar a volta por cima numa Ferrari que já sofre com um jejum incômodo. A Honda, junto à Red Bull, quer voltar a vencer depois de um jejum maior ainda, consolidando um crescimento que Alonso e a McLaren não tiveram paciência em esperar. Mais leve, a McLaren espera brigar mais perto das grandes, assim como a Renault, que ainda espera que o seu investimento se pague. A esperança da Renault e das demais equipes médias é o novo regulamento para 2021, que mais uma vez promete facilitar as ultrapassagens, mas também cria um teto orçamentário que diminui o abismo entre as equipes. Para 2020 haverá a entrada da Holanda, surfando na Verstappenmania, e do Vietnã, país sem a mínima tradição, que entrará no lugar da tradicional corrida alemã.

Para quem imaginou a F1 morrendo, viu uma temporada cheia de ação e com várias corridas que entraram nas mentes dos fãs. Mesmo com Hamilton e Mercedes seguindo dominando, a F1 viu em 2019 uma das temporadas mais legais dos últimos tempos. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Figura(ABU): Lewis Hamilton

O inglês da Mercedes já poderia estar relaxado com mais um título em sua recheada galeria, mas Hamilton dá seguidas mostras que é feito de um material raro. Mesmo tendo conquistado algumas vitórias nesse segundo semestre, Hamilton se mostrava incomodado com a falta de poles. Com um carro da Mercedes imbatível em Yas Marina, Lewis conseguiu a pole com sobras, iniciando um domínio absurdo na corrida, onde o inglês da Mercedes liderou todas as voltas e ainda conseguiu a melhor volta da corrida. O que chamamos de barba, cabelo, bigode e unha, a F1 chama de Grand Chelem, o sexto da carreira de Hamilton, se aproximando de recordista Jim Clark. Falando em recordes, Hamilton se igualou ao seu ídolo Ayrton Senna com o maior número de vitórias de ponta a ponta, quebrou o recorde de pontos numa mesma temporada e igualou a temporada 2002 de Michael Schumacher, ao completar 100% das voltas programadas ao longo de 21 corridas de 2019. Porém, o que chamou a atenção foi sua melhor volta. Hamilton liderava com mais de 10s em cima de Max Verstappen e nas últimas voltas, já com os pneus muito desgastados em comparação a Bottas, seu companheiro de equipe, Lewis cravou a volta mais rápida da corrida com meio segundo de vantagem sobre Bottas e 1s à frente do primeiro carro não-Mercedes. Apesar admirar as jovens estrelar que estão chegando à F1, Hamilton deu mais um recado nesse final de semana perfeito: ele está um patamar acima dos outros no momento.

Figurão(ABU): Yas Marina

O circuito de Yas Marina tem uma marina artificial, um hotel de cinco estrelas e um parque temático da Ferrari. Sem dúvida, uma estrutura monumental para que a F1 termine sua temporada, porém os árabes esqueceram de um detalhe: fazer uma boa pista. Em mais de dez anos que Abu Dhabi recebe a F1, as críticas são permanentes para um circuito com duas retas longas, seccionadas por dois grampos e várias chicanes, tornando a ultrapassagem difícil, além de ser bem difícil permanecer acordado por uma hora e quarenta minutos de uma corrida sofrível. Afinal, em termos de corrida ruim, Yas Marina nunca decepciona.

domingo, 1 de dezembro de 2019

Palco imperfeito

Os árabes do emirado de Abu Dhabi gastam milhões de dólares para que a final da F1 aconteça na sua pista. Já faz muito tempo que a F1 necessita cada vez mais de dinheiro e ter um maior aporte não é nenhum pecado capital, mas já passou da hora de alguém da liderança da F1, seja a Liberty ou até mesmo um Toto Wolff da vida, chegar para os administradores de Yas Marina para tentar melhorar a pista. Se dinheiro não é problema para os sheiks da região, melhorar a pista com urgência não seria um problema grande demais para resolverem. E com urgência!

Mais uma vez a corrida final da F1 deixou a desejar na insossa pista de Yas Marina, na espetacular Abu Dhabi. Simplesmente o circuito com desenho travado e sem graça nunca proporciona emoção para fãs e pilotos, resultando em corridas entediantes como a de hoje. Claro que Lewis Hamilton não está nem aí se a pista é muito ruim e brochante. O inglês fez o que a F1 chama de Grand Chelem, vencendo vindo da pole, liderando todas as voltas e marcando a volta mais rápida da prova. O detalhe foi que Hamilton fez essa volta com pneus duros desgastados e com ampla diferença para o segundo colocado desse item. Lewis deu um claro recado: no momento estou em outro patamar. O inglês acumula recordes e hoje ele igualou um de Ayrton Senna, seu declarado ídolo, ao vencer de ponta a ponta pela décima nona vez. A corrida foi tão sacal para Hamilton, que até o engenheiro da Mercedes duvidou se Hamilton derramou algum suor para derrotar seus rivais. O único momento que fez alguém levantar a sobrancelha foi a ultrapassagem de Max Verstappen em cima de Charles Leclerc após a parada do holandês. O interessante foi que Max voltou a pista depois do seu único pit-stop reclamando horrores do seu carro e dava até a impressão de que ele poderia encostar seu Red Bull a qualquer momento. Poucas voltas depois atacou Leclerc com agressividade e se defendeu com o mesmo ímpeto na reta seguinte, quando o monegasco tentou o revide. De resto, foi também uma corrida solitária para Verstappen, que consolidou o terceiro lugar no campeonato, derrotando a dupla da Ferrari.

Leclerc até começou bem a corrida ao ultrapassar Verstappen na força do motor na primeira volta, mas o monegasco pouco pôde fazer para se defender do ataque do holandês e para não ficar sem pneus no final da prova, fez uma segunda parada. Se Charles pensou em se aproximar de Verstappen, a tática saiu pela culatra, pois nas voltas finais Leclerc passou a ser atacado por Bottas, que saiu da última posição para a quarta quase que sem esforço, por muito pouco não beliscando um pódio. A Mercedes esteve imparável na noite do emirado. Terminando sua apática temporada, Vettel ainda salvou um quinto lugar ao ultrapassar Albon na penúltima volta, mas o alemão tem do que reclamar, pois a Ferrari errou em sua primeira parada, fazendo o alemão perder 4s no pit-stop. Mais um erro para a conta ferrarista.

Na briga pelo melhor do resto, Pérez ultrapassou Lando Norris na última volta para ser sétimo numa corrida com apenas o abandono de Lance Stroll, algo que está longe de fazer diminuir a disparada do dólar. Como sempre acontece em corridas finais, houveram algumas despedidas. Nico Hulkenberg passou a corrida inteira nos pontos, mas acabou superado na última volta, saindo da Renault e provavelmente da F1 longe de mostrar o potencial de que dele se esperava. Já Robert Kubica fez sua corrida arroz com feijão numa Williams decadente e capenga para ser último colocado, posição que polaco mais esteve em 2019. Se Kubica não pôde mostrar seu talento, ele teve a desculpa do seu seríssimo acidente que o fez perder boa parte dos movimentos do braço direito. Mesmo tomando uma sola, como se diz por aqui, do seu jovem companheiro de equipe George Russell, a volta de Kubica pode ser considerada heroica. Dois pilotos que dez anos atrás despontavam como de ponta, mas Hulkenberg e Kubica saem da F1 com poucos resultados para mostrar.

Se a corrida foi ruim, o mesmo não se pode dizer da temporada 2019, onde apesar do sexto título consecutivo da Mercedes e a consagração de Hamilton tenha acontecido com duas provas de antecipação, esse ano foi pródigo em grandes corridas, polêmicas e emoções. Pena que o circuito de Abu Dhabi pode dar a impressão contrária do que foi essa temporada.

sábado, 30 de novembro de 2019

Que pena...

O automobilismo português nunca teve muita tradição, com um ou outro piloto na F1 sem muito destaque, mas um dirigente se sobressaiu. Domingos Piedade foi por muitos anos dirigente da Mercedes e com o fortalecimento da AMG, famoso braço esportivo da montadora, investiu em jovens kartistas, sendo que um deles se chamava Michael Schumacher. O resto é história. Porém, Piedade sempre esteve próximo da F1 e seus bastidores, se tornando empresário de Emerson Fittipaldi e Michael Alboreto, além de ter construído uma grande amizade com Ayrton Senna. Com seus contatos, manteve o circuito do Estoril por muitos anos no concorrido calendário da F1. Lutando com um câncer nos últimos anos, Domingos Piedade faleceu hoje aos 75 anos. Uma pena...

Previsibilidade

No circuito mais chato e artificial do calendário da F1, o resultado desse sábado foi o mais previsível possível. Claro que Lewis Hamilton não tem nada com isso e garantiu sua 88º pole na sua incrível carreira, mas é impressionante que tudo o que acontece no circuito de Yas Marina não emociona ninguém, nem mesmo o inglês, que conseguiu sua primeira pole desde Hockenheim, alguns meses atrás.

Se a disputa pela pole foi até mesmo sem graça, nas posições posteriores não fugiu em nada do script. A Williams fechou o ano completando a última fila, com George Russell conseguindo um 21x0 em cima de Robert Kubica. Acertado por Bottas ontem, Grosjean teve seu único assoalho quebrado e o francês ficou pelo Q1. Após conquistar seu primeiro pódio Gasly viu sua carruagem virar abóbora e ficou no Q2, mas ao menos a dupla da McLaren passou com folga, para alegria de Sainz, que disputa com o francês o sexto posto no campeonato, junto com Albon. Leclerc e Verstappen deram pinta de incomodar Hamilton, que dominou todo o final de semana, mas o inglês acabou destruindo qualquer alternativa dos dois jovens pilotos e ficou com a pole. Como não poderia deixar de ser, a Ferrari novamente se estabanou com sua dupla e Leclerc não pôde tentar uma última volta voadora ao ser atrapalhado por... Vettel! Mais um 'caso de família' para Mattia Binotto resolver...

Bottas já iniciou o final de semana sabendo que largaria no fim do grid e mesmo com o segundo tempo, sairá atrás da Williams amanhã, provavelmente sendo o único momento de emoção no começo da corrida de domingo, com o finlandês atravessando o pelotão rumo ao sexto lugar. Afinal, Abu Dhabi sempre decepciona! 

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Fim de uma era

Para quem acompanha o automobilismo aqui no Brasil, essa frase foi a mais ouvida no dia de hoje. Foi o fim de uma era. Se você gosta de corridas, com certeza a maior referência jornalística se chama Reginaldo Leme. Em algum momento se ouviu a voz calma do veterano jornalista da TV Globo em alguma transmissão. Para quem acompanha a F1 desde muito cedo, como é o meu caso, é impossível desassociar Reginaldo Leme das corridas. 

A vida é feita de ciclos, mesmo que alguns sejam muito longos. Cresci ouvindo os comentário de Reginaldo Leme, mas hoje foi anunciado que o animado Grande Prêmio do Brasil foi o último de Leme pela TV Globo. As informações ainda são desencontradas, onde se diz que Reginaldo passou um e-mail se despedindo da equipe de esportes da Globo dando a entender que ele pediu para sair, enquanto outras dizem que Reginaldo foi dispensado antes do final do seu contrato, que iria até o final de 2020. Em ambas, a questão ficou numa nova relação da emissora com os seus contratados e que Reginaldo Leme não teria concordado.

Independente se saiu ou foi saído, não termos mais Reginaldo Leme nas transmissões de F1 da Rede Globo será um choque muito grande para todos os fãs. Leme estreou na F1 em 1972 pelo jornal Estado de São Paulo, só se transferindo para a TV Globo em 1978, primeiro em parceria com Luciano do Valle e depois com Galvão Bueno, que se tornou grande amigo ao longo dos anos. Foram 41 anos de Globo. Em tempos em que a F1 era menos restrita do que hoje, Reginaldo conseguia grandes reportagens e informações exclusivas, muito pela amizade com os pilotos, principalmente os campeões Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Já com Ayrton Senna, Reginaldo teve problemas que afetaram até mesmo a sua amizade com Galvão Bueno, mas um pouco antes da morte do piloto, Reginaldo e Ayrton já tinham uma relação mais cordial.

Foram anos e anos circulando pelo paddock da F1 e graças a amizade com Nelson Piquet, Reginaldo deu a notícia em primeira mão do maior escândalo da história da F1, no caso da batida proposital de Nelsinho Piquet em Cingapura. Foi um caso que abalou as estruturas da F1 e reforçou a credibilidade de Reginaldo, porém, do grande anúncio de 2009 para cá, Leme pareceu ter se acomodado. Apesar de todo o respeito que todos nós, fãs e jornalistas, devemos ter com Reginaldo, o veterano repórter vinha cometendo cada vez mais equívocos nos últimos anos quando tentava contar histórias de cabeça, mostrando uma imprecisão para que irritava quem estuda e vive a F1. 

Num ano em que Lito Cavalcanti foi dispensado pelo Sportv, a saída de Reginaldo Leme não deixa de ser uma troca de guarda entre os comentaristas globais, mas chama a atenção não termos nenhum jornalista de ofício na frente das transmissões, já que Luciano Burti e Felipe Giaffone são ex-pilotos que fazem muito bem o papel de comentaristas, mas sem diploma. Outra curiosidade será o que Reginaldo Leme fará daqui para frente, lembrando que sua saúde fraquejou em alguns momentos nos últimos anos. Aposentadoria? Difícil, pois Reginaldo ainda tem muita lenha para queimar. Assim como será difícil para Galvão, ainda se recuperando de um infarto, se ver sem seu parceiro de longa data.

Para quem convivi com Reginaldo, fala-se de uma pessoal gentil e muito gente boa. Mesmo com as imprecisões dos últimos tempos, Leme merece todo o respeito do mundo e ele fará muita falta já na próxima corrida de F1.