sexta-feira, 29 de maio de 2020

À venda

Não deixa de ser uma notícia triste, mesmo que esperada. A gloriosa Williams está à venda, anunciou seu corpo diretivo nessa manhã, após anos de resultados pífios que transformou uma equipe que era sinônimo de vitórias e eficiência num time ao nível de uma Marussia, onde ocupou em 2019 um pelotão todinho seu, atrás de todas as demais equipes. A derrocada da Williams não começou com os últimos resultados ruins, mas da forma como a equipe era administrada e talvez Frank tenha pensado que sua forma de conduzir a equipe, que levou-a a tantos títulos, funcionaria para sempre. Infelizmente não foi assim.

Enquanto alguns dos seus contemporâneos (Ken Tyrrell e Ron Dennis) saíam de cena vendendo suas equipes para mega investidores ou montadoras, Frank Williams teimosamente achou que poderia derrotar as mega-corporações no que se transformaram as equipes de F1. A parceria com a BMW foi a última chance da Williams se manter solidamente competitiva, mas Frank nunca aceitou ser acionista minoritário de sua própria equipe, fazendo com que os bávaros abandonassem o barco. Os bons anos da Williams no início da era híbrida se deveu muito mais a grande diferença do motor Mercedes frente aos demais do que uma mudança que levaria a Williams aos bons tempos. Frank cedeu seu lugar a filha Claire, mas a mentalidade continuou. No lugar de ser um cockpit disputado a tapa, onde até mesmo Ayrton Senna se ofereceu para correr de graça, a Williams passou a vender suas vagas.

Pilotos do 'quilate' de Lance Stroll, Sergey Sirotkin, um convalescente Robert Kubica correram nos últimos anos da Williams, levando o time para uma indiscutível última posição da F1. Tendo que aceitar pilotos com dinheiro de patrocinadores, mas fracos e sem experiência, os resultados da Williams foram decaindo cada vez mais. Com os prejuízos se avolumando por causa da falta de bons resultados e a gigantesca crise do Coronavírus tornando tudo mais difícil, a Williams decidiu que será melhor passar sua tradicional equipe para frente. Isso, se aparecer um comprador. 

Equipe referência da minha infância, a Williams está correndo para se tornar uma nova Lotus. Só lamento por Frank Williams, que lutou desesperadamente para colocar sua equipe entre as gigantes com todas as dificuldades que tinha e agora poder ver seu nome sair da F1 longe das glórias de outrora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário