domingo, 2 de junho de 2024

Auto controle


 Já no ano passado ficou claro que na disputa entre Pecco Bagnaia e Jorge Martin, o espanhol é claramente mais talentoso, mas o italiano é mais completo e foi assim que Bagnaia se sagrou bicampeão da MotoGP em cima de Martin. Num momento decisivo da temporada 2024 e também 2025, com as possíveis mudanças no time oficial Ducati, mais uma vez Bagnaia mostrou sua pilotagem cerebral durante a corrida, além de uma agressividade cirúrgica na largada, quando pulou de quinto para primeiro e dominar a prova em Mugello.

Se fora da pista a temperatura estava alta, dentro não foi tão assim. O traçado cheio de 'esses' de Mugello e a alta velocidade da pista da Ferrari não nos deu uma corrida de alta tração, como é comum na MotoGP. Talvez sabedor dessa situação, Bagnaia efetuou uma belíssima largada, após ser punido por bloquear Alex Márquez nos treinos, caindo de segundo para quinto no grid. Pecco saiu forte e se colocou por fora na temida freada da San Donato. Mais embalado, deixou Viñales para trás e já se encontrava ao lado dos líderes Martin e Bastianini. Numa manobra forte, na segunda grande freada Bagnaia se pôs por dentro e assumiu a liderança. Para não mais perdê-la. A diferença para Martin não superou 1s em nenhum momento, mas não se pode dizer que Bagnaia era ameaçado pelo espanhol, com Pecco tendo auto controle de apenas administrar a sua vantagem até a bandeirada.

Atrás de Pecco, havia uma briga interessante, mas sem maiores faíscas pela segunda posição. Pressionado e com sua vaga em xeque na equipe oficial Ducati, Bastianini deu uma bela resposta para os seus críticos, derrotando justamente quem o ameaça. Inicialmente Enea travou uma batalha a corrida inteira com Marc Márquez, que sofria de falta de potência da Ducati 2023, mas conseguiu uma agressiva manobra na San Donato, se colocando em terceiro a maior parte da corrida. Bastianini pressionou o tempo inteiro, mas se todos esperavam um ataque na enorme reta dos boxes, Enea respondeu com um ataque não menos agressivo no miolo da pista, local onde Márquez dominava. De forma inesperada, Bastianini tirou toda a diferença para Martin e na última volta, tomou a segunda posição do espanhol na última curva, com Jorge Martin claramente não querendo muita briga. Uma bela exibição de Enea Bastianini, mas que pode ter sido tarde demais, pois o anúncio da Ducati para 2025 é iminente e segundo consta, Jorge Martin irá substitui-lo.

Lá na frente Bagnaia pôde comemorar uma vitória relativamente tranquila, onde controlou bem a prova rumo a quarta vitória em 2024, recortando pela metade a desvantagem que ainda tem para Jorge Martin. Se hoje Pecco tem em Bastianini um ótimo coadjuvante e que hoje lhe ajudou bastante, para 2025 a história tende a ser bem diferente e Bagnaia tem que aproveitar o máximo o momento atual.

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