sábado, 22 de junho de 2024

Sinais

 


Entrevistado recentemente, Helmut Marko opinou sobre a recente oscilação da Red Bull, com o time austríaco não mostrando o mesmo desempenho dominante do começo da temporada. Sempre muito pedante, Marko culpou as características dos circuitos onde Max venceu com dificuldades ou nem isso. Mas chegando em Barcelona, falou a veterano dirigente, a Red Bull voltaria ao desempenho anterior. Pois chegamos em Barcelona e Marko pode colocar as barbas de molho. Verstappen se mostrou competitivo, talvez a sua versão mais competitiva das últimas semanas, mas ainda assim Max viu seus rivais mais de perto do que o esperado e de forma surpreendente, Lando Norris conseguiu tirar a pole de Verstappen por meros dois centésimos, mostrando que, sim, a Red Bull tem companhia no momento.

A classificação ocorreu sem maiores surpresas, ao contrário das últimas corridas. A Williams vinha com atualizações que deixou o carro mais 'magro', mas a perda de peso deixou seus dois pilotos na última fila, com Sargeant muito atrás de Albon. A Racing Bulls também veio com algumas novidades, mas o time acabou de fora do Q2 com seus dois carros, demonstrando que as novidades não foram tão boas assim. E falando em novidades, a Alpine foi ao Q3 com seus dois carros no final de semana em que anunciou a volta de Flavio Briatore ao time. Levando-se em conta os antepassados da Alpine, seria uma terceira volta de Briatore à estrutura e não devemos esquecer que, não importando a forma, o italiano conquistou dois títulos em cada uma de suas passagens no time baseado em Enstone, totalizando quatro títulos de pilotos. Será o suficiente para a Alpine parar de passar vergonha?

O Q3 mostrou um Max Verstappen muito forte, parecendo imbatível, mas atrás dele vinha McLaren, Ferrari e Mercedes muito forte. Pérez fez uma classificação opaca, talvez com o mexicano mais preocupado em preparar o carro para corrida, sabendo ele de sua punição de três posições no grid por causa do seu retorno à pista em Montreal. Piastri errou quando fazia um ótimo tempo, mas Norris compensou com uma volta espetacular, tirando o doce da boca de Max com o cronômetro zerado. A pole de Lando, mais a proximidade das demais equipes emitiu sinais claros. A Red Bull tem como grande diferencial no momento o talento de Max Verstappen, que enfiou três décimos para as duplas de Mercedes e Ferrari, que ficaram muito próximas na classificação, enquanto Lando, cada vez mais confiante, fez o suficiente para tirar a pole de Max. O neerlandês ainda é o piloto mais forte e com um ritmo de corrida fortíssimo, poderá muito bem vencer amanhã em Barcelona, mas numa pista que tem como característica ver os carros projetados por Adrian Newey muito fortes, há sinais claros que a dominância da Red Bull pode estar perto do fim. 

Um comentário:

  1. Interessante a evolução da Alpine. As mudanças, contrariando a racionalidade deram um up à Alpine. Já vem sendo mais rápida que a Aston Martin há umas corridas.

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