E os primeiros pontos vieram! Depois de sete anos e meio e 160 corridas, o Brasil voltou a pontuar na F1, mas o mais legal disso tudo foi que Gabriel Bortoleto teve mérito na conquista. Não foi um Safety-Car na hora certa ou uma corrida chuvosa e cheia de abandonos. Foi no desempenho na pista! Aproveitando o crescimento da Sauber nas últimas corridas, Gabriel teve um final de semana excelente no Red Bull Ring, onde venceu na F2 em 2024. Bortoleto ficou entre os dez primeiros em todos os treinos livres e foi ao Q3 pela primeira vez na carreira, com direito a uma volta no Q2 apenas dois centésimos de segundo atrás de Max Verstappen na mesma condição de pneus. Havia receio sobre o ritmo de corrida da Sauber e do próprio novato brasileiro, mas Bortoleto fez uma corrida sólida. Poderia ser melhor? Sim, a Sauber foi na bola de segurança e parou Gabriel duas vezes, enquanto Lawson e Alonso, que vinham atrás da Sauber, pararam apenas uma vez e receberam a bandeirada na frente, mas a Sauber tinha total confiança de que Bortoleto tinha ritmo para se manter entre os dez primeiros e quase que Gabriel ultrapassou o 'mestre' Alonso nas voltas finais. Um final de semana consistente e que dá confiança ao brasileiro. Que seja os primeiros pontos de muitos para Gabriel Bortoleto!
JCSPEEDWAY
terça-feira, 1 de julho de 2025
Figurão(AUT): Mercedes
Duas semanas depois de colocar dois pilotos no pódio, com direito a uma vitória contundente de George Russell no Canadá, a Mercedes entrou em parafuso no escaldante Grande Prêmio da Áustria. Os problemas que a Mercedes tem com pistas quentes já vem de algum tempo, mas no Red Bull Ring, principalmente em comparação ao que aconteceu na Áustria, ficou ainda mais evidente. Em nenhum momento a dupla prateada se mostrou competitiva debaixo do forte calor que fez na Áustria nesse final de semana e com Max Verstappen sendo praticamente a Red Bull inteira, não foi exagero afirmar que a Mercedes foi a quarta força na Áustria. Por sinal, com os constante sinais de que Max pode ir para a Mercedes já em 2026, não ficou bem Antonelli acertar o seu pretenso futuro companheiro de equipe logo na primeira volta por culpa única e exclusiva do novato italiano. Único representante da Mercedes para o resto da corrida, em certos momentos Russell chegou a ser mais lento que a Sauber (!) de Gabriel Bortoleto, fazendo a Mercedes trazer o inglês para os pits para que George pelo menos garantisse sem maiores problemas o quinto lugar. Porém, exatos um minuto depois do vencedor. A falta de consistência da Mercedes faz da equipe tedesca ficar distante dos áureos tempos.
domingo, 29 de junho de 2025
Uma mão na taça
A corrida em Assen começou com a tropa da Ducati fazendo o pole Fabio Quartararo comer poeira em sua Yamaha. Fabio fez uma corrida opaca, perdendo muitas posições nas primeiras voltas e depois tendo que desviar do perigoso acidente entre Fermin Aldeguer e Joan Mir. Bagnaia assumiu a ponta, mas tinha Marc Márquez logo atrás, após ele ter ultrapassado o irmão mais novo. Alex foi superado logo em seguido por Bezzecchi e Acosta, mas o piloto da Gresini tentou dar o troco em Acosta e os dois se tocaram. Pior para Alex, que acabou no chão e com a mão quebrada.
Nesse momento Marc Márquez já era o líder, tendo ultrapassado um cada vez mais abalado Bagnaia. O italiano foi deixado para trás pela dupla Bezzecchi e Acosta, mas dessa vez pelo menos conseguiu superar a KTM para ficar com um lugar no pódio, mas ainda abaixo das expectativas. No momento em que a situação entre Jorge Martin e a Aprilia ficam mais tensas e tendem a parar nos tribunais, Bezzecchi deu uma boa resposta ao espanhol. Marco pressionou Márquez a corrida inteira, mas Marc soube administrar a situação andando do jeito que ele sabe: dando tudo de si.
Marc venceu, igualando as 68 vitórias de Giacomo Agostini. Marc Márquez já é um piloto histórico, mas com uma moto superior e com seus adversários mais próximos com problemas, o espanhol corre praticamente sozinho em 2025.
Resposta de Lando
sábado, 28 de junho de 2025
E ele não amarelou
Com forte calor e uma pista mais ao gosto 'papaia', a McLaren dominou praticamente todos os treinos livres, para desgosto da Red Bull, anfitrião nesse final de semana. Max Verstappen muito reclamou na classificação, mesmo o neerlandês mostrando, mais uma vez, sua magia ao colocar seu Red Bull sempre em boas posições, enquanto Tsunoda mais uma vez caiu no Q1, contudo, a compactação do grid foi tamanha, que menos de 1s separou os vinte pilotos, com o japonês da Red Bull sendo meros 0,25s mais lento do que Max. Outro destaque negativo foi Carlos Sainz, sempre nas últimas posições. A Sauber mostrou sua evolução na Áustria e Bortoleto sempre andou entre os dez primeiros nos treinos, criando uma boa expectativa para o final de semana. No Q1, Hulkenberg errou e largará em último, enquanto Bortoleto se mostrou sempre forte e no seu melhor final de semana até o momento, Gabriel foi ao Q3 com um tempo excepcional no Q2, um centésimo mais lento do que Verstappen nas mesmas condições de pneus.
No Q3 Bortoleto não virou o mesmo tempo do Q2, atrapalhado por uma rodada de Gasly na última curva que estragou a classificação de Verstappen. Max não brigaria pela pole, mas estaria nas duas primeiras filas, porém teve que tirar o pé, terminando numa opaca sétima posição, largando ao lado de Bortoleto. Uma boa surpresa foi Lawson, que superou Hadjar no Q2 e com a sexta posição, será o melhor piloto da Red Bull no grid. Lando Norris não deu chances para Piastri. Mais rápido do que o australiano, Lando dominou o Q3 e conseguiu sua terceira pole em 2025 e como Oscar também foi vítima de Gasly, o australiano sairá apenas em terceiro, mais de meio segundo atrás do companheiro de equipe. Lando Norris deu mais um passo para ter um final de semana limpo, resta saber se ele confirma seu favoritismo amanhã, quando importa.
domingo, 22 de junho de 2025
Ponto fora de casa
O sol forte em Mugello refletia o calor do momento de Bagnaia. Após outra Sprint para lá de ruim, o italiano era impelido a fazer um algo a mais na frente da torcida que lotou Mugello, esperando que Pecco completasse uma quadra, já que nos últimos três anos o italiano venceu em casa. Desde a largada Bagnaia se mostrou forte, não querendo uma repetição das últimas corridas e o domínio dos Márquez. Pecco atacou seu companheiro de equipe com vontade e quase houve toques entre eles. Num desses encontros imediatos, Alex chegou a tomar a ponta. Na medida em que a metade da corrida se aproximou, Bagnaia foi perdendo o ímpeto e o que se viu em 2025 foi retornando. Alex está na ponta? Sem problemas, pensou Marc. Após deixar Pecco para trás, confortavelmente Marc se aproximou do irmão mais novo e ultrapassou Alex rumo a uma vitória com jeito de fora de casa. Ontem Marc Márquez foi vaiado pela torcida italiana, para desgosto de Davide Tardozzi, chefe da equipe oficial da Ducati, mas isso não surtiu efeito, com vaias sendo ouvidas no pódio do domingo em direção à Marc.
O herói local ainda viu sua situação piorar ao ser ultrapassado por Di Giannantonio nas voltas finais, perdendo o pódio e escancarando uma situação bastante desagradável para Bagnaia. A chegada de Marc no time oficial da Ducati colocou a equipe em um nível muito elevado e bem acima do que Pecco pode entregar e Marc ainda puxou seu irmão Alex, que usa a moto 2024, melhor do que a 2025. Em retorno, Alex garante um escudo atrás do irmão mais velho, garantindo a dobradinha dos irmãos Márquez, deixando Bagnaia impotente e sem resposta frente aos espanhóis. Um golpe duro em casa para Bagnaia, enquanto Marc comemorou a importante marca de 93 vitórias fora de casa.
terça-feira, 17 de junho de 2025
Figura(CAN): Mercedes
Ainda longe dos áureos tempos onde dominou a F1 por quase uma década, a Mercedes voltou a triunfar quando parecia contra si. Ao contrário do normalmente clima ameno em Montreal, fez bastante calor no final de semana canadense, algo que a Mercedes já provou algumas vezes que isso é um problema. Por causa dos pneus e da característica do carro, o carro da Mercedes funciona melhor no asfalto frio. Para piorar a Mercedes não foi nada bem na rodada tripla na Europa, mas a dupla do time liderado por Toto Wolff fez uma ótima classificação em Montreal, com Antonelli ficando em quarto e George Russell arrancando a pole das mãos de Max Verstappen já com o cronômetro zerado. O calor ficou ainda mais forte no domingo, trazendo velhos fantasmas para a Mercedes e seu ritmo de corrida, mas Russell fez uma prova bem característica sua: sólida. O inglês largou bem, administrou a vantagem sobre Verstappen e liderou rumo a uma vitória tranquila, a primeira de Russell em 2025. Para melhorar ainda mais para os lados mercedianos, Antonelli largou bem, tomou o terceiro lugar do líder do campeonato Piastri. O jovem italiano chegou a atacar Verstappen e no final da prova segurou muito bem os ataques de Piastri, se mantando no pódio para conquistar o seu primeiro pódio na F1, além de Antonelli se tornar o terceiro piloto mais jovem a subir no pódio na F1. Com os seus dois pilotos no pódio, a Mercedes subiu para segundo no Mundial de Construtores e se anima para o resto do campeonato.