Três horas depois da classificação foi anunciado que Max Verstappen perdeu sua pole position, por ter bloqueado George Russell, que acabou sendo o beneficiado, no Q3, mesmo que ambos estivessem numa volta de aquecimento. Logicamente Max não gostou muito da situação, mas publicamente ele não reclamou. Afinal, como bom tetracampeão que é, Verstappen gosta de dar respostas na pista e o neerlandês o fez com uma corrida dominante no Catar, após uma largada incrível, superando tanto Russell como também Lando Norris, que efetuou a melhor largada do dia, ultrapassando Russell. Daí em diante, Max controlou a vantagem sobre Lando, andando no limite do seu Red Bull e quando Norris foi punido, Verstappen levou seu carro para casa e conquistar sua nona vitória em 2024.
A corrida em Lusail teve largos momentos de chateação, numa pista de difícil ultrapassagem, cujo desenho foi feito originalmente para a MotoGP. Contudo, houve também momentos interessantes na prova catari, que dessa vez não teve problemas de pneus e os pilotos não sucumbiram ao calor, duas marcas registradas da corrida do ano passado. Sabendo da dificuldade de se ultrapassar, os pilotos forçaram bastante na largada, ainda mais Max, mordido pela punição discutível que recebera no dia anterior. Observando como fora ruim o ritmo da Red Bull em na Sprint, era esperado que a McLaren fosse para cima de Max, com Lando subido para o segundo lugar logo na largada, mas Verstappen mostrou sua magia novamente ao imprimir um ritmo fortíssimo, igualando ao ritmo superior da McLaren no braço. Max e Lando faziam uma corrida particular, enquanto Russell segurava Piastri, com as duas Ferraris mais atrás e Pérez segurando Hamilton numa corrida melancólica à parte dos dois. Então o espelho retrovisor de Albon se soltou na reta dos boxes, mudando todo o ritmo da corrida. A bandeira amarela apareceu no final da reta e Norris tirou seis décimos no processo, algo que Max percebeu na hora e entrou no rádio reclamando da manobra. O novo diretor de prova Rui Marques preferiu deixar a corrida solta, mas não contava que Valtteri Bottas atropelasse o retrovisor ao ser gentil e deixar os líderes lhe colocarem uma volta. Os cacos de vidro cortaram os pneus de Sainz e Hamilton, trazendo o Safety Car para a pista, bem no momento em que os pilotos se preparavam para entrar e trocar pneus. Russell já havia feito sua parada e mostrava aos demais que retardar a parada seria mais negócio. Com pneus duros e no trânsito, George simplesmente não conseguia evoluir e então os demais pilotos do pelotão da frente, mesmo com pneus médios bem gastos, foram postergando suas paradas até o SC entrar em cena.
Os líderes pararam e na relargada, Norris tentou uma manobra sobre Max, mas por fora, Verstappen nunca levaria uma ultrapassagem por fora, mas o neerlandês foi justo. O terceiro e último SC veio logo em seguida e o motivo foi Pérez. Ah, Pérez... O mexicano até fazia uma corrida nos pontos no Catar, mas ele rodou sozinho durante o período de SC, ficando com seu carro parado. O zero ponto de Pérez praticamente garantiu que a Red Bull, carro do campeão Max Verstappen, ficará em terceiro no Mundial de Construtores e por mais que o carro austríaco tenha involuído ao longo da temporada, isso cairá nas costas de Pérez e somente um milagre o manterá no cargo em 2025. Na relargada, Verstappen brincou de acelerar-frear-acelerar com Norris e conseguiu uma ótima vantagem, que ficaria ainda maior quando Norris foi punido por não ter diminuído o bastante no período em que o espelho de Albon caiu. E Rui Marques não teve muita pena de Lando, lhe aplicando a pena mais severa antes da desclassificação, deixando Norris em último faltando doze voltas. Com Verstappen num ritmo já fortíssimo e com Leclerc superando Piastri nas paradas, o neerlandês controlou o resto da corrida rumo a uma vitória que mostrou a superioridade de Max frente aos demais. E nem vamos comparar com o companheiro de equipe na Red Bull, pois já seria humilhação demais...
O segundo lugar de Leclerc, que lutou forte com Piastri foi duplamente importante. Primeiro que mantém o monegasco com chances, mesmo matemáticas, de tirar o vice-campeonato de Norris. Mais importante foi que a Ferrari se aproximou da McLaren no Mundial de Construtores, com apenas 21 pontos separando as duas tradicionais equipes e essa disputa será o maior atrativo para a última corrida do ano, em Abu Dhabi. Piastri foi apático novamente e Norris ainda conseguiu assegurar alguns pontos, com a décima posição e o ponto da melhor volta. Zak Brown fora ao Catar especialmente para comemorar o título, irá passar a semana coçando a cabeça com a chance real de perder um campeonato onde teve por boa parte o melhor carro. Sainz foi outro que fez uma corrida bem chinfrim, mesmo antes de ter seu pneu cortado pelo espelho de Albon. Essa irregularidade de Sainz que impressiona. Russell reclamou bastante de ter ido aos pits uma segunda vez e ter colocado pneus duros ao invés dos médios, mas ao menos garantiu um quarto lugar, mesmo punido em 5s por infringir os regulamentos do SC. Porém, a atuação de Lewis Hamilton é para deixar preocupado... a Ferrari! O inglês tomou tempo de Russell o final de semana inteiro, queimou a largada e ainda perdeu posições, ficando o primeiro stint atrás de um não menos melancólico Pérez e demonstrou uma apatia nas entrevistas de fazer qualquer um chorar de pena. O que passa com Lewis Hamilton?
Numa prova cheia de incidentes, Pierre Gasly se aproveitou dos infortúnios alheios para conseguir um ótimo quinto lugar, segurando os ataques de Carlos Sainz nas voltas finais para conseguir ótimos pontos para a Alpine na luta pelo sexto lugar no Mundial de Construtores, além do francês ficar apenas um ponto atrás de Nico Hulkenberg, o décimo colocado no campeonato. Por muito pouco Alonso não soltou um 'GP2 Engine', reclamando da falta de velocidade de reta do seu Aston Martin, mas o espanhol ainda salvou um sétimo lugar, pontuando depois de muito tempo, enquanto Lance Stroll bateu em Albon na primeira volta, lhe rendendo uma punição (discutível, em defesa do canadense) e o consequente abandono. Destaque positivo para os primeiros pontos da Sauber no ano e corroborando para a dispensa de Bottas, quem conseguiu a proeza foi Zhou, com um ótimo oitavo lugar. Com Hulkenberg abandonando ao rodar logo após o segundo SC, Magnussen salvou a lavoura da Haas com um nono lugar, além de ter xingado Albon quando devolveu uma ultrapassagem sobre o anglo-tailandês. E falando em Williams, novamente os ingleses terão trabalho de funilaria a fazer, com Colapinto batendo seu carro na primeira curva, mesmo que o argentino não tenha tido culpa, pois acabou atingido por Ocon. Outro novato a decepcionar no final de semana em Lusail foi Lawson, que além de ter ficado atrás o tempo todo de Tsunoda, rodou sozinho quando tentava ultrapassar Bottas e foi punido por isso.
Na penúltima corrida do ano, Max Verstappen ainda estava faminto para provar que o seu tetracampeonato não fora conquistado por acaso. O neerlandês surpreendeu ao ficar com a pole e mesmo perdendo-a, não baixou a cabeça, respondendo na pista, superando no braço o ritmo forte da McLaren de Norris, mostrando toda a superioridade que tem sobre o grid atual. Com o Mundial de pilotos mais do que consolidado, resta o Mundial de Construtores, que ainda está aberto.