domingo, 30 de junho de 2024

Dominador

 


Atual bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia teve um início de temporada 2024 claudicante, inclusive com algumas quedas inexplicáveis e pontos perdidos bastante sentidos. No entanto, Pecco sempre teve como característica a forma cerebral não apenas de correr, mas como administrar o campeonato. O italiano da Ducati chegou a ver de binóculos o rival Jorge Martin no campeonato, mas Bagnaia vai aos poucos se recuperando e com uma vitória dominadora em Assen, já se encontra apenas dez pontos atrás do espanhol, que parece sem ter muitas respostas.

O final de semana neerlandês começou com a bomba da Pramac trocando a Ducati pela Yamaha, muito como consequência das inúmeras movimentações que marcaram os últimos dias da MotoGP. Com Márquez desprezando a Pramac e Martin indo para a Aprilia após ser deixado de lado pela terceira vez pela Ducati, a Pramac preferiu trocar a melhor moto do pelotão para apostar na Yamaha, que no momento não consegue sequer um top-10. Por mais que prometa apoio à Pramac, a Ducati já mostrou que prefere a sua equipe oficial, algo que também incomodou bastante a equipe satélite. Bagnaia fez o que quis na Catedral da Motovelocidade. O italiano marcou a pole, venceu a Sprint e liderou todas as voltas da corrida de domingo, sequer incomodado em nenhum momento. Martin tinha sido punido no sábado e caíra de segundo para quinto no grid, mas mordido rapidamente ocupou sua posição de origem ainda na primeira volta, mas simplesmente não teve fôlego para ir para cima de Bagnaia, que conseguiu todos os pontos possíveis do final de semana e já encosta em Martin.

Com os dois primeiros bem à frente, a luta pela terceira posição foi a mais mostrada pela transmissão. Maverick Viñales ainda tentou brigar com Martin, mas acabou atacado por Marc Márquez, que havia caído em todos os dias do final de semana. Rapidamente eles teriam a companhia de Fabio Di Giannantonio, que está em ascensão no campeonato. De forma intrigante, Márquez praticamente mandou Fabio o ultrapassar, mas a razão só apareceria depois da prova. Mais atrás, Enea Bastianini se recuperava de uma classificação ruim e nas voltas finais subiu para terceiro ultrapassando todo mundo com maestria, enquanto Márquez, Viñales e Giannantonio brigavam pelo quarto lugar, em batalha vencida por Márquez. Porém, o espanhol da Gresini havia percebido que estava com a pressão de pneus fora do regulamento e mandou Giannantonio passar tentar baixar a pressão, mas os comissários viram e puniram Márquez, que perdeu várias posições, enquanto Fabio, que fora ultrapassado por Viñales na última chicane, ganhou mais uma posição, pois o piloto da Aprilia foi punido pelos famigerados track limits.

Não foi uma grande corrida em Assen, mesmo com a ameaça de chuva, mas fica bem claro que Bagnaia partirá muito forte nessa segunda metade de campeonato rumo ao tricampeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário