sábado, 17 de maio de 2025

The last drive

 


Tristemente lembrada pelo trágico final de semana em 1994, o circuito de Ímola voltou ao calendário da F1 durante a pandemia exibindo um circuito que os pilotos chamam de 'old school', mas com o inchaço do número de corridas na F1 e o crescente interesse de novos palcos entrarem na F1 com mais dinheiro, o circuito italiano estaria bem próximo de sair mais uma vez da F1. Nesse clima de despedida, o circuito de Ímola mostrou que suas características únicas dentre os vários 'tilkódromos' transformam a classificação num evento bastante disputado e que pode definir o resultado de domingo. E Piastri provou mais uma vez que está numa fase espetacular.

Com a Pirelli usando pela primeira vez seu composto mais macio, as equipes quebraram a cabeça com um pneu que muitas superaquecia antes mesmo do final de uma volta no limite. Na Alpine, a confusão reinante nos bastidores viu o chefe de equipe Oliver Oakes sair do time por motivos pessoais, mas que na verdade pode ser um verdadeiro escândalo nas equipes de base de Oakes, que viu seu irmão sendo preso. Para completar, Briatore aproveitou a saída de Oakes, o único que ainda segurava Jack Doohan, para colocar Colapinto no lugar do novato australiano. Se no início se falou que Colapinto teria cinco corridas para se provar, Briatore teve um comportamento típico ao dizer que isso não existia e o argentino só teria que fazer três coisas para manter seu assento. Bom, uma delas Franco não cumpriu, ao estatelar seu carro na Tamburello, continuando sua fama de batedor de carros. Poucos minutos antes, Yuki Tsunoda mostrou que o segundo carro da Red Bull precisa ser benzido, com o japonês batendo forte antes de marcar tempo no Q1, fazendo Yuki largar em último no domingo, em outra corrida difícil para o segundo carro da Red Bull.

Enquanto isso, o outro carro da Red Bull mostrava força com Max Verstappen brigando pela pole com a dupla da McLaren. Como normalmente ocorre, Lando Norris espirrou o taco e com mais um erro no Q3, acabou superado também pela Mercedes de Russell e largará em quarto. Já Piastri segurou a pressão e marcou mais uma pole, superando Verstappen na casa dos centésimos. Com Ímola tendo notórios problemas de ultrapassagem, ter o posicionamento no domingo se mostrará essencial e Piastri tem tudo para se manter na ponta. 

Um comentário:

  1. Eu achava que você também iria falar sobre o ótimo desempenho da Aston Martin, a vergonha que a Ferrari passou e do show de incompetência da FIA em relação a confusão sobre o Bearman/Bortoleto

    ResponderExcluir