sábado, 24 de agosto de 2024

A laranja errada


A F1 voltou de suas férias de meio do ano com uma McLaren tão ou mais forte do que antes do recesso. A dobradinha do time laranja na primeira fila em Zandvoort só não veio por uma volta pobre de Oscar Piastri no Q3, mas Lando Norris ficou com uma tranquila pole, superando Max Verstappen e frustrando a torcida laranja que lotou o pequeno circuito nas margens do Oceano Atlântico.

O clima foi um fator importante até agora em Zandvoort. A sexta teve chuva e ventos que atingiram picos de 80 km/h. No sábado amanheceu com a chuva e para piorar, o terceiro treino livre foi encurtado por causa de um forte acidente de Logan Sargeant que tirou o americano da classificação, tamanho o estrago no segundo carro da Williams. A pista estava seca no treino classificatório e os pilotos tinham pouca experiência nessa situação. A pista curta e estreita causou problemas de trânsito, mas não houveram surpresas no Q1, porém, na fase seguinte Sainz e Hmailton ficaram pelo caminho. Se a Ferrari está claramente sofrendo nos Países Baixos, a saída de Lewis foi uma surpresa, mesmo com a Mercedes claramente abaixo de McLaren e Red Bull nesse final de semana.

O ameaçado Sérgio Pérez passou ao Q3 e não ficou muito longe de Verstappen, que na frente de sua torcida andou muito forte. Contudo, foi o insuficiente para bater Lando. O piloto da McLaren dominou o Q3 como Max fazia alguns meses atrás e só não teve Piastri ao seu lado, por uma volta errática do australiano, que ainda beliscou um terceiro lugar, na frente de Russell. Amanhã a previsão é de sol, mesmo que com bastante vento. A McLaren nitidamente tem o melhor carro da F1 no momento, mas em vários momentos nesse ano já espalhou a farofa, sem contar as largadas nada boas de Lando nos últimos tempos. Amanhã veremos qual laranja comemorará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário