sábado, 31 de agosto de 2024

Quarta força?

 


Havia expectativa de equilíbrio para a classificação em Monza e realmente houve, afinal, os seis primeiros colocados ficaram separados por menos de dois décimos de segundo no Q3. Porém, o que chama atenção é que nenhum carro da Red Bull está nesse meio e Max Verstappen tomou gigantescos seis décimos no cocuruto e para piorar, o pole ficou com Lando Norris, cada vez mais confiante em seu McLaren, que completou a dobradinha.

O sábado começou agitado pela notícia da confirmação de Andrea Kimi Antonelli na Mercedes em 2025, mesmo o jovem italiano ter batido forte em sua primeira participação em treinos livres, após meros nove minutos em pista ontem. Uma aposta alta feita por Toto Wolff, ainda mais com Carlos Sainz dando bobeira no mercado. Mesmo Antonelli sendo um piloto bastante promissor, ter meros 18 anos, sua pouca experiência em carros potentes e a temporada pobre na F2 pesam contra a escolha de Wolff, mas o tempo dirá se Kimi entrou na F1 cedo demais ou não. Como esperado, o pobre Logan Sargeant foi sacado da Williams e ao contrário de todos os prognósticos, o escolhido para substituir o americano foi a jovem prata da casa da Williams Franco Colapinto, argentino de 21 anos de idade, com nome de quinta série e bastante promissor. Acabando com um tabu que já durava 23 anos, ou seja, antes do próprio Franco nascer, de argentinos fora da F1, Colapinto fez um bom papel em Monza, andando próximo de Albon na maior parte do tempo, mas errando em sua tentativa final do Q1, que lhe rendeu uma eliminação.

Desde os treinos livres houve uma certa paridade entre McLaren, Mercedes, Ferrari e Red Bull, exatamente nessa ordem e a classificação mostrou isso, com os oito carros andando sempre muito próximos. No entanto, com regime máximo de potência no Q3, uma quarta força ficou bem clara e para desespero de Max Verstappen, essa foi a Red Bull. A McLaren destruiu a concorrência com Norris e Piastri completando a primeira fila. A Ferrari fez sua torcida sorrir, com seus dois pilotos muito próximos, mas Russell acabou com a festa italiana ao superar Leclerc e ficar em terceiro, enquanto Hamilton ficou logo atrás da dupla da Ferrari. Max terá Checo ao seu lado na quarta fila, mas sem muitas esperanças de que o mexicano possa lhe ajudar muito. Em ritmo de corrida as coisas mudam e o novo asfalto de Monza pode modificar a tradicional estratégia de uma parada, com um asfalto abrasivo e o forte calor na região da Lombardia. Somente nisso reside as esperanças para que Verstappen brigue pela vitória e escape de mais uma dolorida derrota, que pode, sim, afetar um campeonato que parecia já no bolso de Max.  

Um comentário:

  1. Acho que Norris pode muito bem lutar pelo campeonato, é bem possível dada a diferença de equipamento. Pelo visto a RedBull terá de se reformular para voltar a brigar por títulos nos próximos anos, assim como aconteceu com a Mercedes.

    ResponderExcluir