domingo, 15 de junho de 2025

Hat-trick

 


Repetindo o feito de sessenta anos atrás, a Ferrari conseguiu a terceira vitória consecutiva em Le Mans. E como na década de 1960, com equipes diferentes. Se nos dois anos anteriores a vitória coube à equipe oficial e seus dois carros, em 2025 foi a equipe satélite da AF Corse a honra de triunfar em Sarthe, tendo como pilotos Phil Hanson, Yifei Ye e a grande estrela da corrida, Robert Kubica.

Vindo de três vitórias consecutivas no WEC, a Ferrari era a grande favorita ao tricampeonato em Le Mans, não tendo BoP que segurasse os italianos. Numa prova longa como Le Mans, a classificação não era de grande preocupação para a Ferrari e por isso não se importaram com a 9º, 11º e 13º posições no grid. A Cadillac fechou a primeira fila, mas logo na primeira hora a Porsche Penske assumiu a liderança da corrida. Felipe Nasr tentava a tríplice coroa após vencer em Daytona e Sebring, mas infelizmente o brasiliense não esteve verdadeiramente na contenda da vitória.

Tentando redenção após uma edição de Indy500 horripilante, a Penske foi a pedra no sapato da Ferrari, que logo estava na luta pela vitória com seus três carros e muitas vezes tiveram as três primeiras posições nas mãos. A Toyota não esteve nada bem na edição 2025 de Le Mans, enquanto a Cadillac não teve o mesmo trem de corrida mostrado na classificação. BMW e Peugeot usarão a edição 2025 como aprendizado após uma corrida bem ruim das famosas montadoras, enquanto a Aston Martin iniciou seu trabalho em Le Mans de forma decente na Hypercar. Um erro da Ferrari #51 na entrada dos boxes complicou a situação desse carro nas últimas horas, mas a equipe da AF Corse fez um trabalho impecável, sempre se mantendo na frente e, muito importante em Le Mans, longe dos problemas.

Liderado por Robert Kubica, o carro #83 ponteou nas últimas horas e a festa da Ferrari só não foi completa por causa do 'intruso' Porsche Penske #6, que não se afobou com os ataques da Ferrari #50 e garantiu o segundo lugar. Após perder a vitória na LMP2 de forma dramática em 2022, Kubica recebeu a bandeirada de forma tranquila, iniciando a festa da Ferrari e de sua equipe. O polaco era um grande prospecto nos já distantes anos 2000 e no começo de 2011, já estava acertado para substituir Felipe Massa na Ferrari em 2012, quando sofreu o acidente que mudou sua vida, numa simples prova de rali na Itália. Kubica teve seu braço direito quase decepado e após uma longa recuperação, foi retornando ao automobilismo, mesmo que longe de ser o mesmo piloto de antes do acidente. Kubica teve uma ligeira passagem na F1 antes de enveredar para o Endurance e desde o ano passado, corre pela AF Corse. Mesmo com seu braço direito deformado, Kubica ainda é capaz de performances de alto nível e será lembrado como a grande estrela de Le Mans em 2025, vencendo com a Ferrari onde quase correu na F1 treze anos antes, além de ser um exemplo de superação.

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