domingo, 26 de maio de 2024

Fazendo às pazes com Barcelona

 


Barcelona não estava guardada com muito carinho nas memórias de Francesco Bagnaia até este domingo. Não bastasse os resultados medianos na Catalunha até então, Bagnaia sofreu um sério acidente um ano atrás no circuito de Montmeló, que afetou o restante da temporada, sem contar que foi potencialmente perigoso, quando Pecco foi atropelado por Binder na primeira volta. Para completar, na Sprint de sábado o italiano caiu quando liderava na última volta, no que parecia uma espécie de maldição para o atual bicampeão em Barcelona. Contudo, com uma pilotagem cerebral, bem ao seu estilo, Bagnaia acabou com qualquer maldição que tinha na pista catalã para vencer pela terceira vez em 2024.

Depois de uma corrida na Moto2 recheada de punições por limites de pista e a Sprint ter visto muitas quedas, a corrida na Catalunha teve um ritmo bem cauteloso, com o pole Aleix Espargaró largando mal, ele que anunciou que irá se aposentar no final dessa temporada. Bagnaia pulou na frente, mas não disparou, tendo em seu encalço a sensação Pedro Acosta e o líder disparado do campeonato Jorge Martin. A dupla espanhola não demorou para ultrapassar Pecco, enquanto Aleix ultrapassava Binder e dava pinta que iria para cima de Bagnaia. No entanto, não aconteceu nada do esperado. Na realidade Bagnaia estava guardando seus pneus, vide o forte calor em Barcelona, que fez com que Acosta fosse ao chão, deixando Martin isolado. No último terço de corrida Bagnaia acelerou o ritmo e com um passo muito superior ao de Martin, ultrapassou o espanhol com facilidade rumo a uma vitória consagradora, um ano depois do maior susto da vida de Pecco.

Com a liderança folgada no campeonato, Martin não se incomodou muito em perder em casa, mantendo uma boa vantagem no certame desse ano. Porém, a briga pelo terceiro lugar foi animada e contou com um ensandecido Marc Márquez saindo de 14º rumo a uma bela corrida de recuperação até o terceiro lugar, segurando os ataques de Aleix nas últimas voltas. Depois da corrida, Marc fez uma festa incrível com a torcida, incluindo até mesmo uma dança para lá de esquisita, principalmente com Marc todo equipado com seu macacão.

Nessa semana sairá a decisão da Ducati para quem ocupará o segundo posto na equipe oficial em 2025 e pelo o que Bastianini fez hoje, dificilmente será ele, pois o italiano sofreu três punições durante a corrida, sendo que a terceira foi por não ter cumprido a segunda punição. A situação da Honda é tão periclitante que Acosta caiu, voltou à pista com a sua KTM toda torta e ainda chegou à frente de todas as motos Honda. Márquez fez bem em sair da Honda, mas será que ele irá correr ao lado de Bagnaia? Ou será o arrogante Martin? Bagnaia deverá ter muito mais trabalho em 2025, mas nesse momento ele fez as pazes com a vitória e também com o circuito de Barcelona, que tanto lhe fez mal no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário