domingo, 26 de maio de 2024

O bi de Josef

 


Até pouco tempo atrás, Josef Newgarden era um dos pilotos mais cobrados da Indy. Com boa aparência, pilotando pela Penske e sempre brigando pelo título, faltava ao americano uma vitória em Indianápolis para finalmente pode ser um dos rostos mais conhecidos do automobilismo americano. Nunca faltou talento à Josef, principalmente em ovais, mas a vitória custou a acontecer e veio a primeira ano passado. Chegando em 2024, Newgarden se viu em meio ao maior escândalo da história da Penske, sendo desclassificado da prova em St Petersburg e acusado de trapaça até mesmo pelos demais pilotos. Novamente sob pressão, Newgarden deu uma bela resposta numa das mais belas edições dos últimos tempos das 500 Milhas de Indianápolis, derrotando Pato O'Ward numa ultrapassagem antológica por fora na última volta, conquistando o bicampeonato, sendo o sexto piloto a fazê-lo.

A edição 2024 das 500 Milhas sofreu um gigantesco atraso de quatro horas que quase colocou a corrida numa segunda-feira, deixando o convidado Kyle Larson numa sinuca de bico. Tentando o 'Double Duty', o piloto da Nascar ficou impossibilitado de completar as 1.100 milhas e surpreendentemente escolheu a Indy. As primeiras voltas foram surpreendentemente acidentadas e com muitos problemas mecânicos. Logo na primeira volta o novato Tom Blomqvist cometeu um erro inacreditável e levou consigo Marcus Ericsson e Pietro Fittipaldi. Se haviam dúvidas quanto à durabilidade dos motores Chevrolet, que deu vários problemas nos treinos, mesmo mostrando superioridade frente a Honda, foram justamente os propulsores nipônicos que abriram o bico com Katherine Legge, Marcus Armstrong e Felix Rosenqvist. A corrida começou a pegar no breu pela volta trinta, com os pilotos sendo bem agressivos nas relargadas, sabendo das dificuldades de ultrapassagem.

O trio da Penske, que varreu a primeira fila, ficaram muito tempo na frente, liderado pelo pole Scott McLaughlin e seu mítico carro amarelo Pennzoil, mas não demorou para que a estratégia entrasse em cena. Um pouco como aconteceu em Mônaco pela manhã, os pilotos diminuíram drasticamente o ritmo, andando até dez milhas por hora a menos do que no primeiro stint. As bandeiras amarelas seguidas fizeram com que táticas diferentes surgissem, embaralhando a briga pela primeira posição. A McLaren de Alexander Rossi, o primeiro não-Penske no grid, apareceu forte junto com Colton Herta e Santino Ferrucci. Contudo, a velha maldição Andretti quando Colton rodou sozinho na saída da curva um, enquanto Helio Castroneves entrou no top-10 e por várias voltas era o segundo piloto com motor Honda, só atrás de Alex Palou na imensidão de pilotos da Chevrolet.

A confiabilidade dos Chevrolet foi ótima, assim como Pato O'Ward, que deu uma salvada cinematográfica, enquanto Larson andou o tempo inteiro entre os dez, mas na primeira parada em bandeira verde, acabou excedendo o limite de velocidade nos pits, acabando sua bela estreia na Indy, mas pelo o que mostrou no mês de maio, tomara que Kyle retorne. Na marca da volta 140, a corrida entrou em seu momento decisivo e os pilotos soltaram a cavalaria, com Newgarden, McLaughlin e Rossi muito fortes na frente. O'Ward e Dixon faziam corridas discretas, inclusive com o neozelandês se envolvendo num acidente perigoso com Ryan Hunter-Reay, que saiu do carro pistola por ter sua corrida destruída e Dixon ter escapado ileso. Mas na estratégia, ambos entraram na briga pela vitória, enquanto Power batia forte após não acompanhar seus companheiros de equipe.

Após a última parada, Newgarden, O'Ward, Rossi e Dixon apareciam muito fortes, enquanto Palou e McLaughlin foram atrapalhados pela retardatário Agustin Canapino, que fora punido, mas tinha um carro rápido. Nas voltas finais, O'Ward aumentou o ritmo, passando a correr no fio da navalha, inclusive ultrapassando de forma arriscada Rossi, deixando o companheiro de equipe para trás. As últimas voltas se tornou uma luta direta entre Pato e Newgarden. Mesmo estrangeiro, parecia que Pato era o favorito do público, mas Newgarden fez as vezes da casa, mostrando a superioridade do conjunto da Penske. Na abertura da última volta, Rossi se colocou na frente, mas como visto nos últimos anos, abrir a última volta não é muito aconselhável e Newgarden deu um passão por fora na curva 3 daquelas que entrarão nos futuros clipes de Indianápolis.

Foi a redenção de Josef, que após 22 anos se tornou o primeiro bicampeão seguido em Indiana. Pato saiu do carro desolado, chorando bastante pela chance perdida. Não faltarão oportunidades ao jovem mexicano. Já Newgarden, com essa vitória impressionante, começa a fazer o que era esperado dele, se tornando um dos rostos conhecidos em Indianápolis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário