domingo, 7 de julho de 2024

O que eu vou dizer lá em casa, Martin?

 


Jorge Martin nunca escondeu seu descontentamento por ter sido preterido pela Ducati. E pela terceira vez! Antes que alguém pedisse para o espanhol escolher música no Fantástico, Martin se mandou para a promissora Aprilia. Como se trata do líder do campeonato com uma equipe satélite, claro que a escolha da Ducati de fábrica foi bastante questionada, mas são corridas como a de hoje que fazem a opção por Marc Márquez em 2025 ao lado de Francesco Bagnaia um porto seguro, ao invés do arrogante espanhol. Ninguém pode questionar a velocidade de Martin, mas sua inconstância o faz perder uma corrida onde liderou 27 de 29 voltas, mas cair na abertura da penúltima volta do Grande Prêmio da Alemanha.

A corrida em Sachsenring da MotoGP foi bem animada do terceiro lugar para trás. Jorge Martin confirmou a pole na primeira volta, enquanto Francesco Bagnaia, surpreendentemente superado pela dupla da Track House na classificação, rapidamente ultrapassou a dupla da Aprilia satélite e foi para cima de Martin. Bagnaia chegou a ultrapassar o espanhol, mas acabou tomando o troco logo em seguida. Precisando de resultados para ontem, o companheiro de equipe de Martin, Franco Morbidelli, foi para cima do compatriota e formou uma dobradinha da Pramac. Mais atrás, Marc Márquez fazia outra bela corrida de recuperação após uma queda no treino livre lhe custar uma fratura no medido mindinho da mão esquerda e ficar apenas em 13º no grid. Provando que o vice-campeonato em 2020 foi quase que uma obra do acaso, Morbidelli errou e fez com que Bagnaia o ultrapassasse e fosse pra cima de Martin. Com Morbidelli perdendo rendimento, os dois líderes corriam sozinhos, separados por menos de 1s, mas parecia que Martin tinha a corrida sob controle, onde venceria com facilidade e abriria uma boa vantagem no campeonato. Então, na abertura da penúltima volta, quando Bagnaia nem o pressionava muito, Martin caiu sozinho na curva um, entregando a vitória e a liderança do campeonato à Pecco.

Depois de ter trombado com Morbidelli, Marc Márquez foi para cima do italiano e do irmão para subir ao pódio em segundo, pela primeira vez dividindo o pódio com o irmão mais novo, que foi terceiro e garantiu a festa da equipe Gresini na Alemanha. A MotoGP sai de férias com Bagnaia em primeiro no campeonato e com moral, frente a outra queda inexplicável de Martin, que vai corroborando a escolha da Ducati em 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário