segunda-feira, 21 de junho de 2010

Enquanto isso, no domingo...


Alguém lembra de Björn Wirdheim na corrida da F3000 de Mônaco em 2003? Ou de Julian Simon na etapa da Catalunha do Mundial das 125cc em 2009? Não? Pois Wirdheim e Simon tem muito em comum, pois perderam vitórias certas de maneira vexatória. O sueco comemorou sua 'vitória' junto com a equipe na frente do pit-wall, enquanto o 2º e o 3º colocados o ultrapassavam na linha de chegada. Já Simon confudiu a penúltima com a última volta e comemorou a 'vitória' quando ainda havia uma volta para ser dada. Neste domingo, o australiano Marcos Ambrose entrou para esse duvidoso rol de derrotas inacreditáveis do esporte a motor.

Durante a etapa de Sonoma da Sprint Cup, principal divisão da Nascar, Ambrose estava prestes a entrar para a história ao ser o primeiro piloto da Oceania a vencer uma corrida da Nascar. Especialista em circuitos mistos, Ambrose tinha uma vantagem de 4s sobre o tetracampeão Jimmy Johnson quando a bandeira amarela apareceu quando faltavam cinco voltas. Ter uma lenda viva ao seu lado na possível última relargada de uma corrida não é nada agradável e por isso Ambrose começou a se precaver para tudo. Porém, tanta precaução causou uma cena totalmente bizarra. Antes de falar da proeza do australiano, é bom dar uma explicação de todo o contexto.

Tentando a todo custo acabar com as corridas em bandeira verde, evitando um anti-clímax no fim das provas, a Nascar criou as prorrogações ou, como eles chamam, 'Green-white-chequered'. A regra é simples. Se uma bandeira amarela aparece faltando poucas voltas para o final, a direção de prova anuncia a regra e mesmo a corrida estrourando o limite de voltas, a corrida ainda terá duas voltas em bandeira verde. No máximo, são duas tentativas e se a bandeira branca for acenada, a corrida termina de qualquer jeito. Essa nova regra mudou um pouco o planejamento das equipes para o fim das provas, pois se a corrida tiver 100 voltas, por exemplo, é sempre bom pensar que poderá haver prorrogações e ter combustível para 102 ou 103 voltas. Uma tática muito usada pelos pilotos no fim das provas é desligar o motor durante as bandeiras amarelas, religando-o alguns metros mais tarde. Com receio de uma prorrogação acontecer nas últimas voltas da corrida, Ambrose fez exatamente isso: desligou o motor do seu Toyota. O problema foi ter feito isso numa subida...

A atitude inacreditável de Ambrose causou o óbvio. Seu motor não pegou de imediato e vários carros passaram por ele. Mesmo em bandeira amarela, a Nascar entendeu que Ambrose não acompanhou a velocidade do safety-car e fez o australiano relargar em 7º, distante da briga pela ponta, pois a bandeira verde foi dado faltando apenas duas voltas. Johnson venceu pela primeira vez num circuito misto, enquanto Ambrose lamentava uma das derrotas mais doloridas de sua carreira.

Por causa de uma viagem e da Copa, vi poucas corridas, mas vale comentar os resultados. Sem Valentino Rossi, Jorge Lorenzo levará o título mundial da MotoGP deste ano com extrema facilidade e a vitória no remodelado Silverstone é a prova de que o espanhol não tem adversários à altura no momento. Tirando Rossi, logicamente, que irá dizer no final do ano que o título de Lorenzo não teve o mesmo valor, pois o italiano não estava na pista. E Lorenzo ficará furioso com isso! Na Indy, Tony Kanaan voltou a vencer após longo e tenebroso inverno e mostra que a Andretti está de volta a briga pelas vitórias, pois desde o ano passado a Indy estava cada dia mais concentrada em uma disputa Penske vs. Ganassi. Com Tony, um dos melhores pilotos da categoria, de volta ao panteão dos vitoriosos, a Indy tende a ficar mais equilibrada e com mais pilotos na briga.

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