domingo, 4 de agosto de 2024

Salvo pelo Enea

 


A MotoGP comemorou seus 75 anos no palco sagrado de Silverstone, com direito as equipes mostrando lay-outs retrô, mas no final das vinte voltas de corrida, a Ducati colocou seus oito pilotos entres os dez primeiros, com direito aos cinco primeiros utilizando a moto projetada por Gigi Dall'Igna. Vindo de quatro vitórias consecutivas e liderando o campeonato, Francesco Bagnaia teve um final de semana miserável na Inglaterra, mas o italiano acabou salvo por Enea Bastianini, que varreu o final de semana com ultrapassagens decisivas sobre Jorge Martin no sábado e domingo.

A corrida em Silverstone foi bem morna no seu começo. Aleix Espargaró ficou com a pole, mas todos sabem que o sistema de largada da Aprilia é bem inferior ao da Ducati e de forma até lógica, o veterano espanhol foi ultrapassado por uma legião de Ducatis, liderados por Bagnaia e Martin, que chegou a dar um ligeiro toque em Aleix para ficar em segundo. A partir de então, a corrida ficou bem estática, com os seis primeiros andando bem próximos. Pingos foram vistos antes da largada e o tempo nublado em Silverstone trazia preocupação a respeito de uma chuva cair, tendo como consequência uma prova 'flag-to-flag', no entanto a corrida foi toda em pista seca. A prova começou a esquentar quando os pneus começaram a desgastar e nessa situação há um piloto que sempre se dá muito bem: Enea Bastianini. O piloto oficial da Ducati sempre cresce nos estágios finais de prova e Enea inicialmente deixou Espargaró para trás, enquanto Martin iniciou os ataques em cima de Bagnaia.

Vindo de uma queda solo na Sprint, Bagnaia claramente não queria arriscar outro zero ponto, mesmo que isso lhe custasse a liderança do campeonato. Após tomar de Martin, Pecco viu a rápida aproximação de Bastianini. Depois de uma rápida briga, quando era claro que estrategicamente era bem melhor para Bagnaia deixar Enea ultrapassar e atacar Martin o mais rápido possível, Enea assumiu a segunda posição 1s atrás de Martin, com poucas voltas para o fim. Tendo controlado muito bem os pneus, Bastianini partiu para cima de Martin, mas foi só quando o espanhol errou quando faltavam duas voltas que Bastianini assumiu a liderança de forma definitiva. Pela segunda vez no final de semana, Bagnaia tinha muito a agradecer ao seu companheiro de equipe, pois Enea evitou duas vitórias que estavam nas mãos de Jorge Martin, minimizando um final de semana ruim de Bagnaia, que saiu de Silverstone apenas três pontos atrás de Martin no campeonato. Tudo graças à Bastianini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário