domingo, 23 de novembro de 2025

O que eu vou dizer lá em casa, McLaren?


 Na paisagem artificial de Las Vegas, o terror dos puristas da F1, a corrida em si foi decidida na atabalhoada largada de Lando Norris, que entregou a rapadura para Max Verstappen após o inglês tentar fazer algo contra a sua natureza: ser agressivo. Max Verstappen dominou a prova em Nevada e com Norris o marcando até a bandeirada, deixava o campeonato ainda em aberto, mesmo que Lando Norris sendo claramente o grande favorito. Contudo, tudo desandaria horas mais tarde nas glebas de Zak Brown. Foi anunciado que por desgaste excessivo do assoalho, a dupla da McLaren fora desclassificada e com isso, Max Verstappen vai para as duas provas finais com apenas uma corrida de desvantagem para a frágil dupla da McLaren, que insiste em perder o campeonato de pilotos de uma forma inacreditável.


Havia bastante receio que a chuva que tanto atrapalhara a classificação retornasse no domingo, tornando a vida dos pilotos e equipes bastante complicada. Com o inverno chegando no hemisfério norte e um circuito de rua com aderência mínima, Las Vegas poderia ser bastante caótico debaixo d'água, mas para alegria de todo o grid, a pistava estava seca e com a temperatura mais alta do final de semana no momento da largada. Já entrou para o folclore da F1 as dificuldades de Lando Norris na largada quando o inglês da McLaren fica com a pole, mesmo tendo melhorado nesse aspecto. No entanto, Lando voltou a ter uma recaída em Las Vegas quando tentou uma largada diagonal, bem ao estilo de Michael Schumacher na década de 2000. Lando é um piloto popular, principalmente fora do ambiente da F1, pelo seu estilo fofo de ser. Portanto, ser agressivo, mesmo na pilotagem, é contra a natureza de Norris e ao fechar a porta de Verstappen na largada, Norris saiu de sua zona de conforto. O erro fica mais próximo nessas situação. Poucos metros depois, no aproche da primeira curva, com Max claramente atrás de si, Lando tentou frear o mais dentro possível, resultando em uma ligeira saída de pista, permitindo não apenas Verstappen, mas também George Russell passa-lo, fazendo com que Lando Norris despencasse para terceiro.


Contudo, a largada teria outros dramas. O pressionado Liam Lawson tentou uma manobra otimista e acabou acertando Oscar Piastri, que se não teve o carro avariado, perdeu tempo, caindo para sétimo. Já Lawson viu sua asa dianteira colapsar na volta seguinte e cair para as últimas posições, assim como caindo também suas chances de se manter na F1 em 2026. Mais atrás, Gabriel Bortoleto fez uma largada banzai saindo da penúltima fila e como o próprio brasileiro confirmou, errou a freada e deu no meio de Lance Stroll, que não poderá ser acusado de ter feito suas características besteiras. Ambos abandonaram e Bortoleto foi sincero e educado em aceitar que errou e pedir desculpas ao canadense. Isso tudo também estragou a corrida de Pierre Gasly, que havia conseguido um miraculoso Q3 no sábado e rodando na primeira curva, voltou ao lugar de sempre da Alpine: as últimas posições.

Com ar limpo, um carro mais equilibrado e uma confiança infinita, Max Verstappen dominou a corrida, mesmo tendo negado na entrevista pós corrida. O neerlandês controlou as cinquenta voltas em Las Vegas, só não conseguindo o Grand Slam por ter perdido a pole para Lando na véspera. Max Verstappen dava outro recado à F1. Ele pode não ser o campeão em 2025, mas Max é definitivamente o melhor piloto do pelotão com sobras. George Russell tentou um ataque em cima de Max nas primeiras voltas, mas problemas na direção de sua Mercedes, que o fez sair da pista na volta de alinhamento, somado ao desgaste de pneus fez com que Russell não brigasse pela vitória. George foi um dos primeiros a fazer seu pit-stop, ficando numa situação mais difícil com relação aos pneus. Quando Max fez sua única parada, Russell tentou mais um ataque, porém, o inglês ficou à mercê de Lando Norris, que parara algumas voltas mais tarde do que ele. Com o desgaste de pneus, Russell virou um alvo fácil para Norris, que ultrapassou o compatriota e tentou diminuir a vantagem para Verstappen, mas Max não permitiu qualquer vislumbre do piloto da McLaren. Mesmo tendo cometido mais um erro na largada, Lando foi sóbrio em retomar a segunda posição e pensando no campeonato, a situação de Norris era bastante confortável, com chances reais de definir tudo na próxima semana, no Catar. Porém...


Horas mais tarde a FIA anunciou a desclassificação dos carros da McLaren por desgaste excessivo do assoalhos. Um golpe gigantesco em cima de Lando Norris e Oscar Piastri, este tendo feito outra corrida chinfrim. O que era uma boa vantagem de quarenta e dois pontos se tornou numa alarmante frente de vinte e seis pontos com cinquenta e oito ainda em disputa. Norris ainda está como o campeonato nas mãos? Sim, Lando ainda controla o destino da temporada 2025 da F1, mas a forma atual de Max Verstappen deixa tudo em aberto e com o neerlandês claramente numa situação melhor do que a dupla da McLaren. Com Max Verstappen já 'grande' em seus retrovisores no campeonato, Lando Norris correrá ainda mais pressionado e nesse domingo vemos o que pode acontecer quando Lando fica pressionado. Piastri? O australiano precisa muito mais de um psicólogo pensando no futuro de sua carreira. Oscar dificilmente ficará sequer com o vice-campeonato, meses depois de ser apontado como grande favorito ao título e sua fase atual não nos permite pensar numa virada.


As desclassificações de Norris e Piastri fizeram com que a Mercedes conquistasse dois lugares no pódio, com destaque para Andrea Kimi Antonelli. O italiano errou na classificação e largou na décima sétima posição, colocou pneus duros nas primeiras voltas e Kimi fez praticamente toda a corrida com o mesmo set de pneus duros. Antonelli escalou o pelotão e com todos os pilotos fazendo suas paradas, Kimi se viu à frente de Piastri e Leclerc nas voltas finais, tendo que cumprir uma punição de 5s por queima de largada. Kimi manteve um ritmo forte, segurou um cada vez menos confiante Piastri até os pneus do australiano superaquecerem e com Leclerc também perdendo rendimento, Kimi só perderia a posição para Oscar pela punição, mas com as desclassificações, o piloto da Mercedes conseguiu mais um pódio na temporada. O ritmo de Antonelli era tão bom, que ele chegou a se aproximar de Russell nas voltas finais, sendo que o inglês parara bem depois do companheiro de equipe. Não restam dúvidas que Andrea Kimi Antonelli foi um dos pilotos que mais evoluíram nessa segunda metade de temporada, ajudando a Mercedes praticamente garantir o vice-campeonato do Mundial de Construtores. Enquanto a Mercedes marca pontos de forma consistente com seus dois pilotos, Red Bull e Ferrari sofrem. Yuki Tsunoda fez outra corrida sofrível e zerou novamente, mas a forma absurda de Max Verstappen deixou a Red Bull em um destacado terceiro lugar, enquanto a Ferrari apanha com seus problemas internos. Lewis Hamilton já admitiu estar fazendo sua pior temporada na carreira de quase vinte anos, enquanto Leclerc peleja com o que tem. O monegasco conseguiu evoluir durante a corrida, terminando a prova colado em Piastri, mas sem respostas para o desempenho da Ferrari em piso molhado, pois largando apenas em nono, Leclerc saiu de qualquer briga no pelotão dianteiro.


Largando em terceiro após o caos da classificação, Carlos Sainz se garantiu como o melhor do resto e os pontos do quinto lugar deixam a Williams ainda em melhor situação no Mundial de Construtores, enquanto Albon se envolveu num incidente com Hamilton que o fez perder bastante tempo e após ser punido, o piloto tailandês abandonou a corrida. Hadjar fez uma prova mais discreta, com o seu Racing Bulls não repetindo na corrida o ótimo ritmo na classificação em piso molhado, mas ao menos o francês esteve sempre na zona de pontuação, ao contrário de Lawson. Assim como na Williams e na Racing Bulls, a Sauber se salvou com apenas um piloto. Com Bortoleto errando novamente na primeira volta de uma corrida, coube a Nico Hulkenberg fazer os pontos numa corrida sólida do alemão, que vai se consolidando entre os dez primeiros no Mundial de Pilotos. A dupla desclassificação da McLaren fez com que a dupla da Haas marcasse pontos, com Ocon finalmente na frente de Bearman, que declarou após os primeiros treinos que não tinha gostado da pista de Las Vegas. Outro cavaleiro solitário foi Fernando Alonso, que teve a asa dianteira quebrada, mas se manteve na pista e foi até o final longe dos pontos num momento em que se fala que a Aston Martin pensa em outra reformulação na cúpula da equipe, no que pode trazer de volta a dupla de sucesso Christian Horner e Adrian Newey para o time esmeraldino. Quem não muda a cúpula, mesmo merecendo, é a Alpine, hoje a pior equipe da F1.


Se não houve praticamente briga pela vitória em Las Vegas, o pós corrida foi bem mais animado e o campeonato pegou fogo definitivamente. Mesmo com todos os erros e vacilos acumulados em 2025, Lando Norris viu a McLaren lhe tirar mais pontos no campeonato, o que nesse momento do certame poderá ser decisivo. O erro de Lando na largada foi mais uma demonstração de que o inglês ainda espalha a farofa em momentos cruciais. Enquanto isso, Max Verstappen vai se fortificando cada vez mais na luta pelo título, mesmo que sua missão não seja fácil, porém, o viés está todo a favor do piloto da Red Bull.

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