domingo, 31 de março de 2019

Corrida para lavar a alma

Se a corrida de hoje da MotoGP na Argentina pudesse ser resumida em poucas palavras, seria algo como, Marc Márquez largou muito bem da pole, abriu quase 1s na primeira volta e... pronto! Hoje Marc Márquez fez que esquecêssemos sua corrida tresloucada do ano passado em Termas de Rio Hondo para vencer de uma forma até pouco usual na MotoGP. Desaparecendo no horizonte dos adversários e colocando quase 1s em qualquer outro piloto na pista. Foi a corrida mais dominante de Márquez na MotoGP, mostrando que mesmo a categoria estando num ótimo momento, o espanhol da Honda ainda desgarra frente aos demais.

A briga pela vitória na verdade nem existiu. A exibição de Marc Márquez foi daquelas impressionantes, onde não se pode colocar uma vírgula numa prova em que o piloto da Repsol Honda não foi visto por seus rivais. Sem fazer muita força, Márquez era 1s mais rápido do que qualquer um. A corrida se resumiu a luta pela segunda posição, que se mostrou animada, mas longe da briga eletrizante no Catar vinte dias atrás. Doviziozo andou a maior parte do tempo em segundo, mas atrás deles vinha um batalhão de pilotos querendo tomar a posição do piloto da Ducati, em especial Jack Miller e Valentino Rossi. O italiano da Yamaha, que completou nesse final de semana 23 anos de mundial de motovelocidade, fez uma bela corrida e quando se afastou dos demais pretendentes à segunda posição, se concentrou em atacar Doviziozo e fez a ultrapassagem definitiva nas últimas voltas, retornando ao pódio após mais de seis meses. Doviziozo viu sua liderança do campeonato indo para o vinagre.

Para quem acompanhou o texto até agora, deve estar se perguntando onde estaria Jorge Lorenzo e Maverick Viñales. Ambos tiveram largadas horrorosas, onde Lorenzo quase foi atingido por uma KTM quando ficou quase parado no grid, mas tendo a mesma moto do dominante Márquez, Lorenzo esteve longe de fazer uma corrida de recuperação emocionante como fez Alex Rins, da Suzuki, que largou em décimo quarto para ser quinto. Lorenzo demorou demais a se estabelecer na Ducati, mas sendo comparado com Márquez, suas atuações ruins ficam ainda mais claras quando levava banhos semanais de Doviziozo, a quem Lorenzo sempre se considerou superior. Viñales mais uma vez não largou bem e ao se ver no meio do pelotão, não se sentiu confortável a ponto de subir de posição. Para completar, ele foi atingido por um destrambelhado Franco Morbidelli na última volta.

A corrida em Termas de Rio Hondo foi uma espécie de cartões de visitas de Márquez. O espanhol não conseguiu vencer no Catar, mesmo tendo feito uma corrida brilhante, mas na Argentina ele foi próximo do perfeito, um ano depois de sua corrida destrambelhada. Para completar o cenário para os rivais, a próxima etapa do campeonato será no Texas. Onde Márquez está invicto desde que entrou na MotoGP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário