sábado, 22 de junho de 2019

Na hora H

Em mais um final de semana dominado pela Mercedes, Valtteri Bottas vinha sempre mais rápido do que Lewis Hamilton, mesmo que as diferenças tenham sido ínfimas. Porém, quando mais importava, Hamilton mostrou a sua diferença para o seu esforçado companheiro de equipe e conseguiu sua 86º pole na carreira no belo circuito de Paul Ricard, num dia em que o recém-casado Sebastian Vettel decepcionou.

Com a Mercedes dominando desde os treinos livres, o destaque era para o resto do pelotão. O Q1 teve os três ocupantes de sempre: a dupla da Williams e Lance Stroll. O jovem canadense já não é lá essas coisas, mas em ritmo de classificação o Stroll consegue ser ainda pior, enquanto a Racing Point vai perdendo rendimento em comparação aos anos anteriores. Mesmo ainda tendo Sergio Pérez, o time está abaixo do que vinha mostrando nos últimos anos, repetindo o efeito que Stroll teve na Williams. Dinheiro traz felicidade, mas não velocidade. Stroll já pode ser considerado um coveiro de equipes, enquanto papa Stroll nem deve querer chegar perto da telemetria e ver o quanto o seu pimpolho leva dos seus companheiros de equipe.

Um dos grandes destaques do final de semana foi a McLaren, com Sainz e Norris não apenas se destacando no pelotão intermediário, como também ficando muito próximo da Red Bull de Verstappen. Com os dias cada vez mais contados dentro da equipe, Gasly foi devidamente superado pela dupla laranja. Correndo em casa a Renault ainda colocou Ricciardo no Q3, mas viu Hulkenberg sucumbir no Q2, numa sessão atípica. Por causa do desgaste dos pneus, a maioria das equipes fugiu dos pneus macios, preferindo usar os médios no Q2, resultando que a grande maioria dos pilotos que foram ao Q3 estavam usando amarelo. Antonio Giovinazzi foi o único a ir para o Q3 de vermelho e não deverá demorar muito a parar.

Tendo seu apelação negada sem nenhuma surpresa pela FIA, Vettel fez um Q3 horroroso, tendo até mesmo reclamado de um suposto problema de câmbio. Após abortar a sua primeira volta rápida, ele ficou apenas em sétimo, atrás de Verstappen e a McLaren, sem contar Leclerc, que fechou o top-3. Bottas vinha sempre superando Hamilton, mas no famoso pega pra capar, o inglês mostrou toda a sua genialidade e quebrou o recorde do circuito de Paul Ricard para conseguir a pole. Com o clima muito quente no sul da França, os pneus serão essenciais amanhã. E a Mercedes está na frente das demais nesse quesito. Outro domínio à vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário