sábado, 4 de setembro de 2021

Primeiro ato

 


O esperado retorno de Zandvoort bem no melhor momento de Max Verstappen na F1 até o momento teve seu primeiro ato completado com sucesso, mesmo com alguns probleminhas aqui e ali. Porém, a torcida fez sua parte e vestida toda de laranja, deu um belo show nas arquibancadas do estreito e traiçoeiro circuito neerlandês. O Grande Prêmio da Holanda era um dos mais tradicionais do calendário da F1 e a casa era sempre cheia, mesmo sem pilotos da casa. Com um piloto nativo e liderando o campeonato... A festa foi grande e Max ajudou com uma bela pole dentro da pista.

Com praticamente o mesmo traçado e algumas melhorias de estrutura, a Holanda voltava a receber a F1 com muito entusiasmo, principalmente para torcer por Verstappen. Um circuito Old School agradou a todos, mesmo que as pequenas áreas de escape com grama e brita tenham provocado seis bandeiras vermelhas até o momento no final de semana. Outro fator que chamou atenção foi a demora em resolver os problemas que teoricamente seriam simples, podendo ocasionar uma corrida truncada amanhã. Isso tudo não diminuiu o vexame de Pérez ficar ainda no Q1, mesmo que a diferença entre os pilotos tenha sido incrivelmente pequena, vitimando também Vettel. Desde que renovou seu contrato Pérez não vem se apresentando bem. O Q2 foi marcado por duas saídas de pista dos pilotos da Williams e com menos tempo, a vítima da vez foi Lando Norris, pela primeira vez fora do Q3 em 2021.

Até o momento Verstappen vinha aumentando a festa da torcida com um domínio nos treinos, principalmente com pneus macios, usados por todos os pilotos no Q2, pois com as diferenças pequenas, ninguém queria arriscar. A Mercedes chegou a ficar seis décimos atrás de Max, mas Hamilton fez a diferença e ficou meros 38 milésimos atrás de Verstappen, que se não tivesse melhorado seu ótimo tempo em sua segunda tentativa, ele teria perdido a pole. Mesmo largando em segundo, pelo menos Hamilton terá a companhia de Bottas, enquanto Pérez sairá das últimas posições amanhã. Gasly fez um ótimo trabalho ao superar a dupla da Ferrari. Giovinazzi, que estaria a ponto de ser dispensado pela Alfa, conseguiu seu melhor resultado na F1 com um sétimo lugar, enquanto Raikkonen será substituído por Kubica ao ter seu teste de Covid dando positivo. 

Zandvoort se mostrou um circuito estreito e as ultrapassagens não será nada fáceis, fazendo da classificação de hoje extremamente importante. Ponto para Max. Não resta dúvidas que a festa amanhã será grande, principalmente se Max Verstappen confirmar o favoritismo e vencer na frente dos seus fanáticos fãs.

2 comentários:

  1. Tentando limpar um pouco a barra do Perez, a Red Bull soltou muito tarde o Perez pois acharam que o tempo atual que tinham tava pra passar pro Q2, e na hora que soltaram ele acabou ficando preso no tráfego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo parecido com o da Ferrari com o Leclerc em Mônaco/2019

      Excluir