domingo, 28 de abril de 2024

Foi para isso que ele veio

 


Ao surgir como grande fenômeno das categorias de base, Marc Márquez foi quase que imediatamente 'adotado' pela Honda, que o colocou na equipe oficial e não se arrependeu com essa escolha, pois logo na estreia da MotoGP Marc conquistou seu primeiro título, que viraria seis em sete anos. Porém, nem tudo é um morango e não apenas Márquez, com seu acidente em 2020, como principalmente a Honda mudou. A outrora poderosa equipe nipônica ficou para trás, atropelada pelas motos europeias, deixando um convalescente Márquez sofrendo ainda mais, pois o espanhol não conseguia ser competitivo na mesma moto que lhe deu tanto e numa marca que o acolheu. Para 2024 Márquez fez a difícil escolha de sair da sua casa na Honda e enfrentar o desafio de ir para uma equipe satélite, mas que usava a melhor moto do pelotão, a Ducati. Uma escolha duvidosa, mas que já começa a se pagar.

Hoje Jerez viu mais uma corrida épica da MotoGP, tendo Marc Márquez como um dos protagonistas. Largando na pole, após uma classificação no molhado, Márquez foi imprensado pelo líder Jorge Martin e logo depois foi ultrapassado lindamente por Pecco Bagnaia, que fez uma manobra de levantar as sobrancelhas ao passar Bezzecchi e Márquez por fora na Dry Sack. Marc ainda foi ultrapassado por Bezzecchi, enquanto Martin e Bagnaia batalhavam pela ponta, com Pecco mostrando ter mais equipamento. Como é comum nesses casos, o piloto que está forçando para se manter no ritmo está mais suscetível à erros e Martin acabou errando sozinho na Dry Sack, entregando a liderança para Bagnaia, que cortou boa parte da diferença que Martin tinha no campeonato. No entanto, Márquez já havia ultrapassado Bezzecchi e ainda restavam onze voltas para o fim. Marc foi tirando a diferença, principalmente no terceiro setor, em curvas de alta, onde a coragem faz a diferença.

Bagnaia e Márquez já brigaram pela ponta outras vezes, como em Aragão em 2021. Os dois se conhecem muito bem e quando Marc tirou toda a diferença, começou uma luta histórica, com Bagnaia querendo se estabelecer como bicampeão e capitalizar o erro de Martin, enquanto Márquez tentaria um retorno rumo a uma vitória que não vê a quase mil dias. Como sempre, Márquez foi agressivo, principalmente na forte freada da curva 10, bem na frente do barranco onde estava boa parte da torcida espanhola. Houve um toque entre os dois, mas Bagnaia foi resiliente o suficiente para se manter na ponta e aproveitando o equipamento superior, soube se impor nas duas últimas voltas para voltar a vencer no campeonato e já se colocar, bem grande, no retrovisor de Martin no campeonato.

Contudo, a notícia do dia foi o retorno de Marc Márquez como um real contender às vitórias. Quando ele trocou a Honda pela Gresini, foi para exibições como a que vimos hoje e a vitória tende a acontecer em breve para o espanhol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário