Com o final do ano se aproximando e da mesma forma alguns contratos na F1, os pilotos começam a se preparar para despedidas. Nas últimas semanas, Carlos Sainz falou algumas vezes que queria uma vitória nessas últimas provas que está fazendo com a Ferrari. O espanhol sabe que sua ida à Williams em 2025 significará o fim do seu período como piloto de uma equipe de ponta e Sainz quer sair por cima da Ferrari. No Circuito Hermanos Rodríguez, Carlos Sainz cumpriu sua promessa. O espanhol venceu com autoridade o Grande Prêmio da Cidade do México, ajudando a Ferrari no Mundial de Construtores, numa corrida marcada por outra briga polêmica entre Verstappen e Norris.
Havia alguma perspectiva de chuva para a hora da corrida e em alguns momentos o céu ficou bem escuro, mas não caiu nenhum pingo no bairro de Granjas México. Mesmo com a pouca aderência por causa do baixo downforce devido a altitude, todos falavam em parar apenas uma vez e afora um ou outro piloto, praticamente todo o grid partiu para a tática de uma única parada. Com a primeira curva bem distante do lugar da largada, combinado com uma reta bem larga, a largada no México sempre foi dos momentos mais tensos da corrida chicana. O pole Carlos Sainz não saiu muito bem e mesmo Verstappen saindo do lado sujo da pista, o neerlandês se colocou ao lado do espanhol no aproche da primeira curva. Norris também largou bem, mas se posicionou mal para a freada, ficando logo atrás de Verstappen, bem por dentro da primeira curva. Sainz já havia demonstrado sua força em todo o final de semana mexicano e queria manter seu bom posicionamento e mesmo por fora, freou forte, mas Verstappen alargou a primeira curva e jogou Sainz para fora da pista, que foi pela grama para evitar o toque. O espanhol da Ferrari passou reto na primeira chicane e teve que devolver a posição para Verstappen. Era mais um episódio do que foi bastante falado na semana entre Austin e Cidade do México: a pilotagem de Max Verstappen.
O piloto da Red Bull nunca foi 'dócil' nas disputas de posição, mas inferiorizado tecnicamente no momento, Verstappen passou a jogar duro, principalmente nas disputas com Lando Norris, seu mais próximo perseguidor pelo título de 2024. O incidente entre Tsunoda e Albon na primeira curva trouxe o único safety-car do dia, mas na relargada ficou claro que Sainz tinha bem mais ritmo do que Max. E querendo dar o troco na disputa na primeira curva, Sainz efetuou uma manobra audaciosa na mesma curva em que foi trancado por Verstappen. Com o DRS liberado e ainda longe de Max, Sainz jogou seu carro por dentro, não dando maiores chances de defesa à Max, que pareceu surpreso. Ou ardiloso. O terceiro colocado era Lando Norris e Max teria outra oportunidade em se impor sobre seu rival. Rapidamente Lando encostou em Verstappen e na curva 3, espremeu de forma descarada Norris a ponto do piloto da McLaren sair da pista e voltar na frente de Sainz. Devolvida à posição ao ferrarista, Norris pretendia fazer o mesmo com Max, mas o piloto da Red Bull jogou seu carro num local de dificílima ultrapassagem, resultando nos dois saindo da pista e Leclerc completando a dobradinha da Ferrari. Norris ficou uma arara com a defesa de posição tresloucada de Verstappen, mas a FIA precisava de respostas depois das críticas pela não-punição de Verstappen na primeira curva de Austin. E não se pode acusar a FIA de ter aliviado para Max no México. Pelas duas situações onde Lando foi parar fora da pista pelas manobras de Verstappen, o piloto da Red Bull tomou 20s de punição, terminando qualquer chance para Max de almejar algo a mais na corrida, em condições normais. Verstappen terminou num longínquo sexto lugar, um minuto atrás do vencedor Sainz e, mais preocupante ainda, apenas 4s na frente da Haas de Magnussen. As manobras fortes de Verstappen serão mais uma motivo de discussão na F1, mas será que Max já está indo longe demais em suas disputas com Lando?
Com toda esse melê entre Max e Lando, Carlos Sainz e Charles Leclerc se isolaram ainda mais na ponta. Norris ficou todo o primeiro stint atrás de Verstappen, provavelmente não querendo arriscar outra situação perigosa contra Max, mas isso finalizou qualquer chance de Norris vencer. Quando os pilotos pararam e Max ficou parado quase eternamente para cumprir sua penalização, Norris se tornou o piloto mais rápido do grid e paulatinamente foi recortando sua desvantagem para Leclerc. Sainz estava tão tranquilo na frente que chegou a estranhar o ritmo forte imposto por Charles, em sua tentativa de escapar de Norris. Nas últimas voltas, Lando encostou de vez em Charles, mas nem precisou brigar pela posição, pois Leclerc fez o serviço sozinho ao quase bater na última curva e ceder de graça a segunda posição, fazendo com que Norris ganhasse mais alguns pontos para Verstappen no campeonato, diminuindo a desvantagem para menos de cinquenta pontos. Leclerc ainda salvou a lavoura com a melhor volta da corrida ao fazer um pit-stop para colocar pneus macios, mas nada poderia eclipsar a vitória de Sainz. O espanhol dominou a corrida com autoridade, mesmo que levantando a hipótese do motivo de Sainz não ter mais corridas como a de domingo. Apesar de perder a dobradinha no final da corrida, a Ferrari não tem do que reclamar desse final de semana, pois os italianos não apenas tiraram a Red Bull do segundo lugar do Mundial de Construtores, como encostaram na McLaren. E como o ritmo que a Ferrari está impondo nas últimas corridas, não seria surpresa os tifosi comemorando pelo menos um título no final do ano.
Lando tirou alguns pontos no campeonato, mas ver a Ferrari tão forte nesse momento pode lhe atrapalhar em sua caçada em cima de um cada vez mais agressivo Max Verstappen. Com a queda de Piastri no Q1 na classificação, Lando não pôde contar com os préstimos do australiano, que finalizou a corrida apenas em oitavo, depois de uma discreta corrida de recuperação, também não ajudando muito a McLaren em sua luta, agora, com a Ferrari. Pelo menos Andrea Stella pode olhar para Christian Horner e dizer nesse final de semana que eles estavam junto, pois Sergio Pérez teve uma corrida pífia, onde largou fora do colchete, lhe garantindo logo de cara 5s de punição, se envolveu num incidente de corrida com Lawson que se fosse em outros países lhe garantiria mais uma punição, além de outro toque com Stroll em situação parecidíssima com Liam. Mesmo com todas essas passadas de mão na cabeça, Checo não teve ritmo para sequer pontuar e sendo o único a fazer três paradas, terminou na última posição em sua corrida caseira. Um claro revés em sua tentativa de se manter na Red Bull, algo que mesmo com contrato renovado, não deve se materializar para Pérez. A Mercedes teve uma corrida solitária entre seus dois pilotos, onde Hamilton largou melhor do que Russell, mas foi ultrapassado pelo compatriota. Depois da parada dos dois, a asa dianteira de George sofreu um dano, permitindo a aproximação de Lewis, que demorou várias voltas para efetuar a ultrapassagem que lhe garantiu o quarto lugar, bem longe do pódio.
Desde a chegada da Toyota a Haas vai se consolidando como a melhor do resto, com seus dois pilotos não perdendo tanto rendimento em ritmo de corrida. No primeiro stint, Magnussen e Hulkenberg acompanharam de perto a dupla da Mercedes e o danês chegou relativamente próximo de Verstappen na bandeirada e não permitindo qualquer ataque de Piastri nas voltas finais. Um ótimo avanço para a Haas para ser sexta colocada no Mundial de Construtores, ainda mais com a Racing Bulls não marcando pontos. Tsunoda tocou duas vezes com Albon antes de dar uma pancada com mais força na Williams e bater forte na primeira curva. Lawson tentou emular a tática de Austin, mas não contou com o toque recebido pela Williams de Colapinto nas voltas finais, que lhe rendeu uma troca de asa dianteira. O argentino foi um dos últimos a fazer o pit-stop, mas não teve fôlego para buscar pontos. Dessa vez Gasly se manteve entre os dez primeiros depois de largar no top-10, marcando o último ponto do dia e terminando um longo jejum da Alpine, que não marcava ponto a mais de três meses. Fernando Alonso comemorou seu 400º GP de forma nada gloriosa, abandonando ainda no começo da corrida com problemas em seu Aston Martin.
Sainz venceu pela segunda vez em 2024 e pela primeira vez consegue mais de uma vitória num ano. Carlos sabe que dificilmente, em condições normais, vencerá nos próximos dois anos e por isso o espanhol queria tanto a vitória. A Ferrari tem a faca e o queijo na mão para conquistar o Mundial de Construtores, mesmo com seus dois pilotos oscilando tanto. Novamente Verstappen mostrou-se um piloto acuado e para se manter por cima no campeonato, se vale de manobras agressivas em cima dos rivais, principalmente Norris, que chega num momento crucial da carreira, onde precisa de impor em algum momento sobre Max, sem arriscar um abandono que pode ser crucial em sua luta pelo título. Esse final de campeonato será bem interessante.
Por mais que a declaração que o Marko fez sobre o Norris ter "mentalidade fraca" tenha sido estúpido, o Norris realmente não tem mostrado alguma garra de fazer algo contra esse estilo agressivo do Max, ainda mais que o Norris sempre dá a oportunidade pro Max jogar duro com ele.
ResponderExcluirNorris tem que começar a dá o troco de algum jeito em cima do Max se quiser colocar o Max no lugar.