sábado, 18 de outubro de 2025

Sob pressão

 


Agora não há mais desculpas! Depois de duas vitórias dominantes em Monza e Baku, junto com um segundo lugar em Singapura, pista aonde a Red Bull nunca anda bem, Max Verstappen vai retornando à briga pelo título com o final de semana que vai tendo em Austin até o momento, juntamente com o desempenho abaixo da dupla de pilotos da McLaren.

Após marcar a pole para a Sprint Race em Austin com autoridade, Max Verstappen viu seus rivais da McLaren ficarem pelo caminho na complicada curva um do Circuitos das Américas. A FIA deu o veredicto de que o incidente da primeira curva foi coisa de corrida, numa pista muito larga juntamente a uma curva bastante fechada e em subida, mas pode-se apontar alguns culpados pela carambola da primeira volta. Líder do campeonato, Piastri ficou no meio de vários carros na freada e após o melê em Singapura, a McLaren deve ter pedido pelo amor de todos os deuses para que seus pilotos não se tocassem. Com Norris à sua esquerda, Piastri tentou fazer a curva a mais fechada possível, mas o australiano se 'esqueceu' de combinar com Nico Hulkenberg. O experiente piloto da Sauber parecia indeciso onde colocar seu carro no aproche da curva um, se colocando numa situação delicada, ainda mais com Fernando Alonso se metendo por dentro. Quando Piastri fez a curva, Hulkenberg acertou a McLaren em cheio, levantando o carro de Oscar do chão, que aterrissou... em cima do carro de Norris! 


O duplo abandono da McLaren colocava ainda mais pressão em cima dos seus jovens pilotos, com Max Verstappen dominando a corrida Sprint, só se assustando com um 'dive bomb' de George Russell no meio da mini corrida. Verstappen descontou mais oito pontos no campeonato e horas mais tarde essa diferença não diminuiria, mas Max daria um recado claro à McLaren: ele está de volta! Com uma volta soberba, após dominar a classificação inteira, Max Verstappen conquistou mais uma pole, se isolando ainda mais como o maior poleman de 2025. Norris ainda salvou uma primeira fila, enquanto Piastri parece afetado pelo contexto para o último quarto de campeonato. Considerado um piloto frio, Piastri foi errático na classificação, levando um susto no Q1 e em nenhum momento aparecendo forte para brigar pela pole. O sexto lugar é bastante decepcionante e a cara de Norris após a classificação demonstra que a McLaren está sob pressão.  

Outros destaques ficam pelo erro clamoroso de Lance Stroll na Sprint, reforçando que o canadense não tem condições de permanecer no grid da F1. O ganho de desempenho da Ferrari, que após uma sexta-feira horrorosa, conseguiu performance no sábado sabe-se de onde e executou sua melhor classificação em muito tempo, com Leclerc em 3º e Hamilton em 5º, com Russell separando os vermelhos. Após uma fase menos boa com a Williams no começo do ano, Carlos Sainz foi terceiro na Sprint e foi ao Q3 de forma sólida, demonstrando estar em franca ascensão, enquanto Oliver Bearman mostrou que a atual safra de novatos é uma das melhores dos últimos tempos. Fez bastante calor em Austin e isso pode ser decisivo no desgaste de pneus, algo que a McLaren não experimentou com o duplo abandono na Sprint, mas é um dos pontos fortes do carro. Será o suficiente para incomodar Max Verstappen e sua nova fase em 2025?

Nenhum comentário:

Postar um comentário