Finalizar o campeonato em último tanto no campeonato como na corrida é mais um indicativo do ano turbulento que a Alpine teve. Equipe de fábrica da Renault ainda sofre as consequências de inúmeras mudanças de gestores nos últimos anos, culminando com a chegada do veterano Flavio Briatore, que já mostrou sua capacidade de gerir uma equipe de F1 tanto para o bem (quatro títulos de pilotos) como para o mal (as várias histórias, conhecidas ou não, de vigarice do italiano). A influência de Briatore é tamanha que mesmo tendo dois chefes de equipe no ano, poucos sabem que Oliver Oakes e Steve Nielsen estiveram liderando a Alpine, pois quem manda mesmo é Briatore. E uma das decisões tomadas por ele foi que a equipe oficial da Renault se livrou... do motor Renault! Mesmo contanto com os brilhos efêmeros de Pierre Gasly, a Alpine teve em Jack Doohan e principalmente Franco Colapinto uma fonte inesgotável de idas à funilaria que não rendeu um ponto sequer para os dois jovens pilotos. Contudo Colapinto trouxe dinheiro portenho e por fim, ficará mais um ano na equipe, que terá o promissor motor Mercedes em 2026, mas ainda assim a Alpine parece totalmente à deriva.
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