domingo, 14 de abril de 2019

A queda do xerife texano

O retrospecto de Marc Márquez nos Estados Unidos era perfeito. Desde que estreou na MotoGP o jovem espanhol da Honda tinha um aproveitamento de 100% na ondulada pista de Austin. Quando venceu na Argentina de uma forma dominante, quinze dias atrás, todos tremeram, já que a corrida seguinte seria em Austin, um território de Márquez. Porém, tabus são feitos para serem quebrados e Márquez teve seu cartel perfeito quebrado como um xerife que é morto no crepúsculo em frente ao velho saloon. Porém, quem capitalizou a queda de Márquez foi um novo pistoleiro na pequena MotoGP: Alex Rins.

O efeito da vitória de Márquez na Argentina fez com que toda a comunidade da MotoGP chegasse à Austin derrotada. O espanhol venceu pela primeira vez na MotoGP no circuito texano, conquistou todas as vitórias desde então e já começou fazendo a pole ontem, derrotando a Yamaha de Viñales. Seu rival mais perigoso, Doviziozo, teve um treino muito ruim e teve que largar em 13º. Márquez largou bem e parecia imbatível. Vitória certa e vantagem aumentada no campeonato. Porém, como diria o maestro Juan Manuel Fangio 'carreras son carreras'. Bem na metade da corrida Márquez errou sozinho, quando estava longe de ser pressionado pelo segundo colocado e mesmo tentando levantar a motor, o espanhol da Honda teve que abandonar e quebrar seu incrível desempenho no Texas. Por sinal, um dia esquecível para a Honda. Poucas voltas antes Cal Cruthlow também caía na perseguição à Valentino Rossi e Jorge Lorenzo abandonou quando fazia outra corrida medíocre. O melhor piloto da Honda foi Nakagami, terminando no pelotão intermediário.

Sem o poderio da Honda e a Ducati fazendo a pior corrida de 2019, todos passaram a torcer para que Valentino Rossi também quebrar um tabu: 21 meses sem vitória. O italiano da Yamaha fazia uma corrida bem sólida com uma moto muito lenta de reta. Porém, Alex Rins da Suzuki se aproximou rapidamente. Era nítido a maior ação de Rins e se comportando como um veterano, Rins deu a primeira vitória para Suzuki em quase três anos, entrando na embolada briga pelo título. Doviziozo conseguiu se recuperar até o quarto lugar e reassumiu a ponta do campeonato, enquanto Rossi, na base da regularidade, é segundo. Maverick Viñales teve outra corrida tenebrosa. O espanhol queimou a largada e cumpriu uma punição errada, acabando por perder tempo duas vezes e terminar em 12º.

A primeira vitória de Rins na MotoGP e a comprovação da boa fase da Suzuki não pode tampar o sol com a peneira, pois se não fosse sua queda, Márquez venceria com facilidade e estaria com muita facilidade na liderança do campeonato. Porém, corridas são corridas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário