domingo, 28 de abril de 2019

Capitalizando erros

Quatro dobradinhas em quatro corridas. Esse é o cartel atual da Mercedes na temporada 2019. Um olhar menos crítico pode dizer que os alemães estão dominando a F1 de forma até mais avassaladora do que nos últimos anos. Será mesmo? Dizer que a Mercedes não tem o melhor carro do ano é até um absurdo, mas a diferença dos outros anos de dominação é que a Ferrari não está tão longe assim da Mercedes. Na verdade, a Ferrari está em pé de igualdade da Mercedes, mas vários fatores fazem com que a Mercedes comece 2019 quase garantindo os títulos disponíveis na F1.

Já faz algum tempo que as corridas da F1 se decidem pelo posicionamento dos carros. Com ultrapassagens complicadas, mesmo em circuito propícios para isso, ter um bom posicionamento é essencial para definir os rumos de uma corrida de F1 atualmente. Para ter um bom posicionamento na pista, não basta apenas ter dois pilotos rápidos, mas ter uma boa estratégia, que cubra todas as combinações possíveis dentro de uma prova. Desde 2014 vencendo tudo na F1, a Mercedes tem todas as respostas sobre o que pode acontecer num final de semana de corrida e isso vem se mostrando fundamental para bater a Ferrari, que continua a pisar no tomate. No final de semana em Azerbaijão a Ferrari vinha muito forte, só que com apenas Charles Leclerc. O monegasco estava dominando todo os treinos livres e era favorito à pole, mas um erro durante o Q2 fez com que Leclerc estivesse longe das primeiras filas no domingo. Em uma fase bastante, digamos, estranha na carreira, Sebastian Vettel foi presa fácil para a dupla da Mercedes no sábado, conquistando toda a primeira fila.

No domingo, novamente estava claro que o piloto mais forte da Ferrari era Leclerc, mas outra vez os italianos escolheram uma tática engessada e acabou por prejudicar o monegasco, apenas em quinto, quando tinha ritmo para brigar com a dupla da Mercedes. O que salva o campeonato? A repentina subida de desempenho de Bottas. O finlandês conseguiu uma apertada pole no sábado e não se intimidou com a melhor largada de Lewis Hamilton, que atacou seu companheiro de equipe nas primeiras curvas da corrida, mas no fim Bottas se impôs para vencer sem altas doses de emoção. Ao contrário do que vinha acontecendo em Baku nos últimos anos, a corrida não foi das mais emocionantes. O safety-car só apareceu virtualmente no fim da corrida e mesmo com Hamilton ainda tentando um ataque final nas voltas derradeiras, a corrida estava desenhada para outra dobradinha da Mercedes desde praticamente a largada com Bottas na frente. Graças ao ponto da melhor volta conquistado em Melbourne, Bottas é o líder do campeonato por apenas um ponto, algo que Hamilton provavelmente não esperava de um piloto que parecia destinado a fila do desemprego no final de 2019, mas que agora, de barba e tudo, vem fazendo um campeonato surpreendente, tendo o mesmo número de vitória de Hamilton até o momento.

Vettel conseguiu um protocolar terceiro lugar, mas o alemão parecia não ter a mínima força para atacar a dupla da Mercedes, mesmo não ficando tão distante dessa vez. Com o campeonato transcorrendo de forma toda para a Mercedes, Vettel parece cabisbaixo dentro da Ferrari, ainda mais com Leclerc se mostrando um piloto muito forte. Pensando num futuro não muito distante, Leclerc pode muito bem brigar com Verstappen mais na frente. Enfrentando as limitações do seu carro, Verstappen vai fazendo um campeonato sólido e levando a Red Bull ao limite, ao contrário de Gasly, que abandonou quando vinha em sexto. 

O melhor do resto foi a Racing Point de Sérgio Pérez, que superou a dupla da McLaren para ser sexto, enquanto Lance Stroll foi nono num circuito onde ele sempre anda bem. Kimi Raikkonen foi desclassificado nos treinos oficiais, largou dos boxes e garantiu um pontinho com a Alfa Romeo. Duas equipes favoritas a estar brigando para ser a quarta força em 2019 decepcionaram em Baku. A Haas ficou de fora dos pontos e a Renault teve um final de semana horroroso, onde Hulkenberg só ficou à frente das Williams, enquanto a grande contratação da montadora francesa para esse ano, Ricciardo, se envolveu num incidente bizarro com o também bizarro Daniil Kvyat.

A Mercedes segue de vento em popa rumo a mais um título. Mesmo a Ferrari tendo um bom carro, a falta de continuidade da gestão da equipe vem custando caro ao time, que vem cometendo erros em cima de erros contra uma equipe experiente e sólida como a Mercedes. Por mais que a Ferrari melhore e deve melhorar bastante durante a temporada, a Mercedes parece estar sempre um passo à frente. E não apenas no quesito velocidade.

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