sábado, 20 de novembro de 2021

Dando asas

 


A famosa propaganda da Red Bull sobre seu energético fala que tomando o líquido com gosto de chiclete, você ganha asas. Ironicamente, a vitória em Interlagos deu 'asas' à Lewis Hamilton, que no circuito de Losail esmagou justamente o representante da Rd Bull Max Verstappen e conquistou uma pole dominante, quase meio segundo na frente do neerlandês na pista que debuta na F1 com vários elogios, mas com todo jeito que não agradará muitos os fãs.

Construído para a MotoGP e a muitos anos na categoria, Losail lembra um pouco o circuito também desértico de Sakhir no Bahrein, com uma reta muito longa e um conjunto de curvas no miolo. A diferença para o traçado barenita é que Losail não tem a reta oposta, é bem mais estreito e se para as motos as curvas são de baixa, a F1 as transformou em curvas de média e até mesmo alta! Isso agradou em cheio os pilotos com a seletividade das curvas, porém, essa ação traz como reação, principalmente num traçado notoriamente estreito no miolo, a dificuldade em se ultrapassar, algo que amanhã poderemos confirmar ou, tomara, não. Outro fator foi a altura das zebras, que causou alguns incidentes com o assoalho dos carros e no final do Q3 quebrou a asa dianteira de Gasly. Isso pode ser um fator na corrida.

Antes de Interlagos olhava-se para Losail como uma pista da Red Bull, mas ocorreu justamente o contrário. Se a força do novo motor Mercedes não se mostrou tão evidente como em Interlagos, ainda garantiu uma vantagem na longa reta catari e Hamilton fez todo o resto no miolo do circuito, numa voltaça no Q3 onde enfiou meio segundo goela abaixo de Verstappen, que largará na primeira fila. Como já se mostrou comum, Bottas fez ótimos treinos, mas na hora H o nórdico ficou abaixo e não brigou pela pole, mas ao menos Valtteri não prestou o papelão de Pérez. Checo em nenhum momento se mostrou à vontade no Catar mesmo sendo um dos poucos pilotos a conhecer a pista e até ter vencido lá. O mexicano voltou a ter um momento bem ruim e ficou no Q2 de maneira até mesmo humilhante, pois Pérez, com pneus macios, foi superado pela Ferrari de Sainz com pneus médio. Algo preocupante para a Red Bull amanhã, pois Verstappen estará na conhecida situação de enfrentar os dois carros da Mercedes sozinho, mesmo que Gasly ainda tenha conseguido o quarto lugar. 

A corrida pode ser definida na largada pela dificuldade de se ultrapassar e na clara intenção das equipes de parar apenas uma vez amanhã. Depois da vitória no México, parecia que Max vinha mais forte para esse fim de ano, mas o triunfo em Interlagos, com todo o contexto, trouxe um up para Hamilton que pode fazer a diferença. O inglês está por cima agora, mas com tantas mudanças e reviravoltas ao longo do ano, isso pode facilmente mudar. Uma dessas formas de mudança se dará no grid de amanhã, onde teremos mais uma vez a tensão de ter Lewis e Max novamente na primeira fila e pelo histórico desse ano, podemos esperar muita coisa dos dois contendores ao título em outro capítulo dessa emocionante temporada 2021.

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