domingo, 20 de novembro de 2022

Pelada de fim de ano


 Com os dois títulos principais decididos com ampla antecedência e uma pista que ninguém consegue gostar, o final da temporada 2022 ficou com gostinho daquelas peladas de final de ano, onde todo mundo está tranquilo e despreocupado. Mesmo com o vice-campeonato ainda sendo disputados tanto por Construtores e Pilotos, a prova em Abu Dhabi manteve sua tradição de uma prova sem maiores emoções, mesmo que a tensão pelo ataque final de Pérez em cima de Leclerc tenha prendido um pouco a atenção, apesar de que matematicamente, junto a duas ajudas inesperadas, fizesse que a tarefa de Pérez fosse mais difícil. Lá na frente, Verstappen livrou logo vantagem para não dar chance ao azar e ter que ajudar seu companheiro (?) de equipe, vencendo com enorme facilidade, terminando um campeonato absolutamente impecável do neerlandês.

Com toda a celeuma ocorrida dentro do reino de Christian Horner e Helmut Marko, a expectativa ficou para observar o comportamento dos dois pilotos da Red Bull, que dividiram a primeira fila. Verstappen prometeu ajudar Pérez, enquanto Leclerc apenas observava toda a situação que poderia lhe ajudar a ficar, pelo menos, com o vice-campeonato. A largada foi convencional, com ninguém tentando maiores ataques, ainda mais em cima de Vettel, que fazia sua despedida da F1. A dupla da Red Bull deu pinta que dispararia frente à Leclerc, enquanto Sainz e a dupla da Mercedes se digladiavam numa disputa animada, mas que durou pouco tempo, com vantagem para o ferrarista. No entanto, Pérez começou a perder rendimento na medida em que a primeira parada se aproximava, fazendo o mexicano parar mais cedo do que Leclerc, que preferiu ficar na pista. Com o circuito de Yas Marina gastando mais pneus do que o esperado, pouco gente arriscou usar os pneus macios, preferindo a gama mais dura. Pérez colocou pneus duros, vislumbrando parar apenas uma vez, mesmo com muita corrida pela frente. Dois seis primeiros colocados, apenas Verstappen e Leclerc postergaram suas paradas, indicando que parariam realmente apenas uma vez, algo confirmado quando colocaram pneus duros perto do final da prova.

A situação de Pérez ficou numa situação incômoda. Tendo parado mais cedo, fazer apenas um pit-stop o deixaria a mercê de um ataque de Leclerc e por isso, optou por parar duas vezes, iniciando uma caçada em cima da Ferrari, numa luta direta pelo vice-campeonato. Para Leclerc, restava esperar um ataque que poderia ocorrer no final da prova. Porém, o monegasco contou com duas ajudas involuntárias que deveria render à Charles pagar os jantares de Gasly e Hamilton. Também escolhendo parar uma vez, Hamilton foi atacado por Checo, mas lembrando ainda da polêmica da final do ano passado, Lewis não tornou a vida de Pérez fácil, fazendo-o perder precioso tempo. Depois, Checo foi colocar uma volta em Gasly e Albon, dois pilotos apoiados pela Red Bull, mas Pierre, de saída das asas da Red Bull, não ajudou muito a causa de Checo, fazendo da situação do mexicano praticamente irreversível. Pérez lutou até o final, recebendo a bandeirada apenas 1.3s atrás de Leclerc, mas perdendo o vice por essa diferença. Enquanto isso, Verstappen não teve dificuldades maiores para vencer pela décima quinta vez e confirmar um ano próximo da perfeição, o mesmo acontecendo com a Red Bull, que manteve a curiosa estatística de nunca ter feito uma dobradinha no campeonato.

Após vencer sua primeira corrida, Russell fez uma prova discreta, terminando em quinto, atrás de Sainz. Hamilton queria parar duas vezes, a Mercedes não concordou, mas no fim um problema hidráulico no finalzinho da prova fez com que Lewis termine sua primeira temporada na F1 zerado em vitórias e poles. Hamilton saiu da corrida decepcionado, talvez querendo repetir a cena de 2018, quando ele e Vettel homenagear Alonso, que na ocasião se aposentaria. Porém, tanto Hamilton como Alonso foram os abandonos do dia e não puderam celebrar com Vettel, que terminou sua carreira com um décimo lugar. O alemão fez um começo de corrida forte, brigando com os dois carros da Alpine, mas na medida em que a Aston Martin escolheu a estratégia de uma parada, Vettel não teve o mesmo desempenho e contou justamente com o abandono de Hamilton para marcar seu derradeiro ponto na F1. Norris foi o melhor do resto, mas não foi o suficiente para fazer a McLaren ultrapassar a Alpine no Mundial de Construtores, que viu a Ferrari superar a Mercedes, mesmo com a grande evolução dos alemães. No quesito despedidas, Ricciardo pôde ter feito sua última corrida na F1 terminando nos pontos, algo que Latifi e Mick Schumacher estiverem longe de fazer. Os dois se tocaram, numa viajada de Mick, que deve ter entendido por a Haas preferir ter tirado Hulkenberg de sua aposentadoria.

E a temporada 2022 terminou do jeito que se desenrolou o campeonato. Verstappen se mostrou imparável em todo o final de semana, mesmo com Ferrari e Mercedes na espreita, mas o conjunto do neerlandês e a Red Bull se mostraram fortes demais para sofrer algum ataque. Porém, a grande estrela do final de semana foi Sebastian Vettel, que conquistou algo mais difícil do que quatro títulos na F1: o respeito absoluto dos seus pares. Danke Seb!

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