sábado, 28 de junho de 2025

E ele não amarelou

 


As classificações da temporada 2025 da F1 vem sendo caracterizadas pela força da McLaren, mas também inúmeros vacilos de Lando Norris no Q3, sendo que muitas vezes o inglês vinha sendo mais rápido do que seu companheiro de equipe, Oscar Piastri. Debaixo de muito calor na Áustria, Norris não amarelou e após a McLaren dominar os treinos livres, Lando se sobressaiu frente aos adversários, metendo meio segundo em Leclerc, o segundo colocado, enquanto Piastri acabou atrapalhado pela rodada de Gasly no final do Q3, que pela primeira vez contou com a presença de Gabriel Bortoleto.

Com forte calor e uma pista mais ao gosto 'papaia', a McLaren dominou praticamente todos os treinos livres, para desgosto da Red Bull, anfitrião nesse final de semana. Max Verstappen muito reclamou na classificação, mesmo o neerlandês mostrando, mais uma vez, sua magia ao colocar seu Red Bull sempre em boas posições, enquanto Tsunoda mais uma vez caiu no Q1, contudo, a compactação do grid foi tamanha, que menos de 1s separou os vinte pilotos, com o japonês da Red Bull sendo meros 0,25s mais lento do que Max. Outro destaque negativo foi Carlos Sainz, sempre nas últimas posições. A Sauber mostrou sua evolução na Áustria e Bortoleto sempre andou entre os dez primeiros nos treinos, criando uma boa expectativa para o final de semana. No Q1, Hulkenberg errou e largará em último, enquanto Bortoleto se mostrou sempre forte e no seu melhor final de semana até o momento, Gabriel foi ao Q3 com um tempo excepcional no Q2, um centésimo mais lento do que Verstappen nas mesmas condições de pneus.

No Q3 Bortoleto não virou o mesmo tempo do Q2, atrapalhado por uma rodada de Gasly na última curva que estragou a classificação de Verstappen. Max não brigaria pela pole, mas estaria nas duas primeiras filas, porém teve que tirar o pé, terminando numa opaca sétima posição, largando ao lado de Bortoleto. Uma boa surpresa foi Lawson, que superou Hadjar no Q2 e com a sexta posição, será o melhor piloto da Red Bull no grid. Lando Norris não deu chances para Piastri. Mais rápido do que o australiano, Lando dominou o Q3 e conseguiu sua terceira pole em 2025 e como Oscar também foi vítima de Gasly, o australiano sairá apenas em terceiro, mais de meio segundo atrás do companheiro de equipe. Lando Norris deu mais um passo para ter um final de semana limpo, resta saber se ele confirma seu favoritismo amanhã, quando importa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário