quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A ultrapassagem!

Não sem motivo, a foto da página do blog é dessa ultrapassagem, que está completando vinte anos no dia de hoje. Até hoje não entendo o porquê de Alessandro Zanardi não ter conseguido sucesso na F1, principalmente pelo o que ele fez na Indy, conhecida na época como CART por causa da divisão com a IRL.

Zanardi foi completamente ofuscado na primeira metade de 1996 pelo seu companheiro de equipe Jimmy Vasser, que acabaria campeão. O italiano só se adaptaria em definitivo à Indy nas últimas etapas, lhe garantindo o título de Novato do Ano da temporada. Na corrida em que Vasser se sagrou campeão, na tarde do dia 8 de setembro de 1996, Zanardi vinha atrás de Bryan Herta e na última volta ele fez isso:


Essa ultrapassagem antológica, que entrou para a história do automobilismo mundial, foi o impulso para que Zanardi conseguisse um emocionante bicampeonato em 1998-99, dominando a CART num ótimo momento da categoria, onde não faltavam bons pilotos (Gil de Ferran, Dario Franchitti e etc). Herta, considerado uma promessa americana, nunca se recuperou da ultrapassagem que sofreu de Zanardi e sua carreira só decairia, enquanto o italiano faria uma das carreiras mais brilhantes, dramáticas e intensas da história do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário