quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Comeback

O prêmio Laureus tem uma categoria em que no final de 2019 dificilmente Robert Kubica não estará: O retorno do ano. Mesmo que não ganhe ou se destaque, somente o fato de Kubica estar de volta à F1 já é um feito digno de nota e nesta quinta-feira a Williams anunciou o polonês como seu piloto na próxima temporada, praticamente fechando o grid de 2019.

Quando Kubica surgiu na F1, sabia-se que um jovem talentoso despontava na categoria. Extremamente rápido e diferenciado, Kubica chegou a brigar pela liderança do Mundial de 2008 com a equipe BMW, mesmo o time bávaro sendo claramente a terceira força daquele ano. Quando a BMW acabou e ressurgiu a Sauber, Kubica foi para a Renault meio que sabendo que seu destino era a Ferrari, onde dividiria a equipe com o seu amigo Fernando Alonso, no lugar de Massa. Porém, tudo aparentemente acabou no começo de 2011, quando Kubica sofreu um seríssimo acidente de rali e seu braço e mão direito quase foram arrancados. Se havia uma certeza na época, era que a carreira de Kubica havia terminado.

O polaco teve uma recuperação lenta e difícil. Aos poucos Robert foi retornando às corridas, primeiro nos ralis e depois fez alguns testes em carros de Endurance. Cada vez mais confiante, Kubica conseguiu um teste de F1 com a Renault. Os resultados eram satisfatórios a ponto do polonês quase ter reestreado pela Williams nesse ano. Após muita negociação, Kubica foi contratado pela Williams em 2019 muito graças aos patrocinadores pessoais de Kubica, mas há também uma curiosidade de como Robert irá se comportar.

Se um ano fora da F1 já faz diferença para um piloto, imaginem oito! Kubica já vai estar com 34 anos de idade e encontrará uma F1 muito diferente do que esteve acostumado no começo dessa década. Porém, o que mais chama atenção é sua situação física. Seu membro superior direito está praticamente inutilizado, como fica bem claro nessa foto. Kubica correrá praticamente usando só a mão esquerda, o que será um grande desafio ao polonês. Seus tempos foram nos testes foram bons, mostrando que a velocidade ainda estava lá, o problema será a resistência física, além do carro da Williams, última colocada esse ano. Contudo, essa volta de Robert Kubica à F1 em 2019 é um dos fatos mais interessantes e legais de se acompanhar no ano que vem.

Um comentário: