domingo, 19 de julho de 2020

Primeira vitória e muito mais

Para quem acompanha a ascensão impressionante de Fabio Quartararo na MotoGP sabia que a primeira vitória do francês era apenas uma questão de tempo. A história de Cinderela de Quartararo, quando chegou ao Mundial como prodígio, não conseguir os resultados esperados na Moto2 e Moto3 e a criticada subida à MotoGP para se tornar a grande revelação dos últimos tempos teve mais um capítulo hoje, na primeira etapa da truncada temporada 2020, com Fabio confirmando o que dele se esperava com uma vitória categórica em Jerez. Porém, as circunstâncias podem fazer desse triunfo de Quartararo apenas mais uma escalada para algo maior.

A grande notícia desse final de semana do esporte a motor foi o grave acidente de Marc Márquez, que poderá até mesmo definir os rumos do campeonato desse ano. O espanhol da Honda estava fazendo o seu conhecido papel até a terceira volta da prova. Márquez largou bem, ultrapassou Maverick Viñales e liderava rumo a vitória quando saiu da pista na quarta volta. Foi um verdadeiro milagre Márquez ter se mantido em pé em outra das características do espanhol: suas conhecidas salvadas. Caindo para 16º, logo à frente do seu irmão Alex, Marc Márquez imprimiu um ritmo alucinante para uma agressiva corrida de recuperação. Não faltaram toques e enfiadas por dentro de Márquez. Quando já se encontrava em terceiro nas voltas finais, ocorreu o grande acidente que pode definir muita coisa. Na mesma curva aonde havia saído da pista, Márquez sofreu o chamado high-side e saiu rolando pela brita espanhola. Márquez chegou a sair andando do local, mas não demorou aparecer imagens de Márquez sendo imobilizado numa maca rumo a uma ambulância. Durante a corrida da F1 foi constatada uma delicada fratura no braço direito de Márquez, que requererá uma cirurgia ainda nessa terça-feira. Não se sabe o tempo de recuperação.

Quartararo acabou com um jejum de 21 anos de vitórias francesas na categoria premier do Mundial de Motovelocidade, além de ter dado a primeira vitória a sua equipe, a Petronas, porém, o jovem de 21 anos de idade pode estar se tornando o maior favorito ao título de 2020. A forma como se recuperou da má largada e se distanciou do pelotão indicava que Quartararo venceria mesmo se Márquez permanecesse na pista até a bandeirada. Mesmo Maverick Viñales tendo um moto oficial, Fabio foi bem superior ao seu futuro companheiro de equipe e com poucas voltas para o fim, Márquez não teria tempo hábil para chegar em Fabio. Numa pista que nunca favoreceu a Ducati, um empenado Andrea Doviziozo (o italiano havia quebrado a clavícula num acidente de motocross) ainda conseguiu um pódio, superando nas últimas voltas Jack Miller. Pol Espargaró provou que o investimento que a Honda está fazendo nele para 2021 poderá valer a pena, com o espanhol levando a KTM para um bom quinto lugar, enquanto a chegada de Alex Márquez, que sempre se mostrou um piloto superestimado nas categorias de base, foi mais um agrado à Marc. O mais jovem dos Márquez ficou sempre nas últimas posições, muito pouco para quem tem uma Repsol Honda nas mãos. Outro que foi bem mal foi Rossi, abandonando com problemas em sua moto quando estava apenas numa pálida nona posição e longe do pelotão da frente.

Os pilotos de motos são pródigos em recuperações milagrosas, mas esse acidente de Marc Márquez poderá afetar o ritmo do espanhol da Honda, que dificilmente estará apto para correr semana que vem em Jerez. E mesmo que corra, Marc estará muito longe dos 100%, perdendo praticamente duas corridas num campeonato bem curto. No dia de hoje, o único piloto que tinha alguma chance de competir contra Marc Márquez seria mesmo Fabio Quartararo. Se o francês manter a cabeça, poderá começar o campeonato com 50 pontos de frente à Márquez num campeonato compacto. A temporada 2020 da MotoGP começou de forma parecida com os outros tempos, numa corrida emocionante, mas o acidente de Márquez poderá nos trazer mais surpresas para o campeonato desse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário