domingo, 6 de março de 2022

Gresini agradece dos céus

 


O mundo do esporte a motor ficou chocado ano passado com a passagem de Fausto Gresini, ainda com 60 anos, por causa da Covid. Campeão mundial de motociclismo e tradicional chefe de equipe, Gresini lutou o quanto pôde, mas acabou sucumbindo a essa terrível doença e muitos esperavam que sua equipe terminasse junto com ele, ainda mais com o fim da parceria com a Aprilia. Porém, a família de Fausto rapidamente se recompôs e montou uma equipe nas três categorias e usando a Ducati do ano passado, deu uma moto para Enea Bastianini, piloto que mostrara muito potencial em seu primeiro ano na MotoGP em 2021 após ser campeão na Moto2. Hoje os deuses dos motores estavam ao lado de Nadia Padovani, viúva de Fausto, e de Bastianini, garantindo uma vitória emocional na abertura da MotoGP no Catar.

A primeira corrida da MotoGP mostrou bem o que deve vir por aí: provas apertadas e sem grandes favoritos. Pol Espargaró largou muito bem e tomou a ponta de Marc Márquez, que se aproveitou da bobeada do pole Jorge Martin para ficar na frente na primeira curva. Pol ainda não havia vencido na MotoGP, mas com muita experiência, liderou a maior parte da prova com categoria, mostrando que a Honda não vive mais tão dependente de Marc Márquez. O multi-campeão ficou em segundo por algum tempo, mas acabou errando na primeira curva e cedeu a posição para a KTM de Brad Binder, que fizera uma ótima largada. Márquez ainda perderia algumas posições num apertado primeiro pelotão, onde até o décimo colocado Pecco Bagnaia, todos andavam juntos.

Porém, as primeiras quedas não tardaram a acontecer e foi Bagnaia, que atacava Martin, que beijou o chão e levou a tiracolo o espanhol, fazendo do dia da equipe oficial da Ducati um pesadelo, pois Jack Miller abandonou ainda no início por problemas mecânicos. Porém, nem tudo estava tão ruim para a Ducati. Enea Bastianini havia largado na primeira fila, fora atrapalhado pela titubeada de Martin e estava em sétimo na primeira volta, mas como o primeiro pelotão estava muito compacto, o italiano ainda estava na briga. E foi escalando o pelotão. Enea foi ultrapassando um a um seus adversários e quando deixou o segundo colocado Binder para trás, faltavam menos de dez voltas para o fim e Espargaró estava 1,4s na sua frente. Como um veterano, Bastianini caçou Pol e com facilidade, usando a velha tática da potência do motor Ducati, ultrapassou o espanhol da Honda na reta dos boxes para assumir a ponta para não mais perdê-la. Açodado ao ver o sonho do primeiro triunfo ir embora, Pol tentou tudo na primeira curva, mas acabou passando reto e foi ultrapassado por Brad Binder, consolidando o inesperado pódio de Losail.

As últimas voltas foram de torcida absoluta para que nada ocorresse com Bastianini. As câmeras também recorreram aos boxes para ver Nadia Padovani as lágrimas esperando a bandeirada final, que foi dada para alegria de todo o paddock, que foi aos boxes da Gresini comemorar junto como se fosse um tributo à Fausto.

Essa vitória mostrou o quão boa é a moto da Ducati de 2021, mas a montadora precisa melhorar bastante a máquina atual, pois a melhor Ducati 2022 ficou apenas em oitavo, com Zarco. Pior esteve a Yamaha. O atual campeão Fabio Quartararo chegou a largar bem depois de largar na quarta fila, apareceu em sexto, mas esteve simplesmente impossibilitado de fazer algo pela vitória ou até mesmo o pódio, ainda perdendo o oitavo lugar para Zarco na última volta. Muito, muito mal a Yamaha, que precisa melhorar muito se quiser brigar por alguma coisa em 2022 e até mesmo manter Quartararo. A Suzuki pintou forte no final de semana com um bom motor e a mesma maneabilidade de sempre, mas as motos azuis ficaram fora do pódio, com Mir em sexto e Rins em sétimo. A KTM mostrou força apenas com Binder, o mesmo acontecendo com a Aprilia de Aleix Espargaró, com um bom quarto lugar e bastante próximo do irmão mais novo. Marc Márquez teve que se contentar com um pálido quinto lugar.

Losail nunca foi um bom indicador para o restante da temporada, mas o circuito catari serviu para nos mostrar que a MotoGP continua espetacular como sempre, com cada vez mais toques de imprevisibilidade. Para o Brasil, houve a chegada fulminante de Diogo Moreira na Moto3, com um ótimo sexto lugar em sua primeira corrida no mundial. Para a equipe Gresini, essa vitória de Bastianini é uma ótima homenagem para Fausto Gresini, que sorri do céu nesse momento.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário