sábado, 9 de abril de 2022

Alcançando seus objetivos

 


A F1 tinha bem claro quando mudou radicalmente seus regulamentos técnicos em, primeiro, mexer no status quo da categoria após anos de domínio da Mercedes, e depois tornar a F1 mais imprevisível. Nessa pequena amostra de três finais de semana não se pode negar que a F1 vem conseguindo seus objetivos. A dominadora Mercedes está claramente fora de ritmo, mesmo que em ligeiro viés de alta, enquanto as equipes variam de circuito a circuito seus objetivos. Lógico, com exceção de Ferrari e Red Bull, constantemente na luta pela ponta, com vantagem para os italianos no remodelado circuito de Melbourne.

A classificação dessa madrugada foi bem acidentada, com duas bandeiras vermelhas e drama antes mesmo dos carros irem marcar seus tempos. Sebastian Vettel finalmente estreará na temporada 2022, mas um motor quebrado na sexta e um acidente no terceiro treino livre deixaram o alemão sem praticamente nenhum contato com a pista australiana. Quando tudo levava a crer que Vettel nem marcaria tempo, ele acabou 'ajudado' pelo seu companheiro de equipe. Lance Stroll está na F1 única e exclusivamente por causa do bolso fundo do seu pai, o mesmo ocorrendo com Nicholas Latifi. No final do Q1 os dois canadenses tiveram um mal entendido e acabaram se acidentando numa comédia pastelão dos dois piores pilotos do grid. Vettel ainda foi à pista, mas nada pode fazer para ir ao Q2. Já no Q1 ocorreram algumas mudanças do que vinha ocorrendo, com Kevin Magnussen ficando de fora após ótimos desempenhos do nórdico nas duas primeiras corridas.

Havia um certo suspense se a Mercedes passaria ao Q3, mas ambos os carros foram no finalzinho do Q2, deixando de fora Alpha Tauri e Alfa Romeo, com destaque para a último, pois Bottas vinha andando muito bem nos treinos e vinha numa incrível sequência de 113 classificações seguidas no Q3, que foi quebrada hoje. As boas surpresas foram o ótimo desempenho da McLaren, vislumbrando as boas performances do ano passado e colocando seus dois pilotos no Q3, além de Fernando Alonso. O veterano piloto da Alpine não apenas colocou Esteban Ocon no bolso como vinha claramente andando mais do que o carro nesse final de semana, conseguindo posições acima do potencial do carro gaulês. No Q3, Alonso estava com o melhor tempo do segundo setor quando seu carro apagou e o espanhol foi para o muro, causando a segunda bandeira vermelha do dia, mas fica a sensação de que Fernando ainda tem muita lenha para queimar. Hamilton ainda tirou um filhote de coelho da cartola ao ficar em quinto e olhando onde ele largou na quinzena anterior, ele fez muito, com Russell logo à seguir.

Com muita diversidade no pelotão intermediário, o Q3 marcou a briga Ferrari e Red Bull, mas lembrando o que ocorreu em 2021, Leclerc parecia sozinho na sua luta contra a Red Bull. Carlos Sainz não se encontrou em nenhum momento e atrapalhado pela bandeira vermelha do compatriota Alonso, largará apenas em nono amanhã, deixando Leclerc sozinho contra dois Red Bulls fortes. Pérez está definitivamente andando no patamar de Max Verstappen e isso é uma ótima notícia para Christian Horner, porém, Leclerc se sobressaiu na sua última volta e ficou com a pole, com um insatisfeito Verstappen completando a primeira fila. Numa F1 bem interessante em todos os lugares, existe a boa expectativa de outra briga forte entre os jovens Charles e Max. A F1 está alcançando seus objetivos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário