sábado, 23 de abril de 2022

Emoção fake

 


Com cinquenta anos de experiência na F1, logo no começo da Sprint Race desse sábado Reginaldo Leme deu a dica do que seria visto nos cem quilômetros de mini-prova: desse jeito, o DRS está deixando as ultrapassagens com artificialismo demais. A prova que definiu o grid para a prova de amanhã em Ímola foi cheia de ultrapassagens e para os gritos de Sergio Maurício, bastante emocionante. Será mesmo?

Para quem acompanha o blog sabe da minha opinião sobre o DRS. Os cultuados anos 1980 da F1 foram marcados pela Era Turbo e, sim, havia ajuda para realizar ultrapassagens já naquela época. Bastava aumentar a pressão do turbo para ultrapassar o adversário. Porém, isso estava nas mãos do piloto e numa época em que a confiabilidade não chegava a 20% da atual, os pilotos de então sabiam o resultado de ficar muito tempo com a pressão do turbo lá no alto. Em breve, ele enxergaria uma densa fumaça branca nos seus retrovisores. Portanto Piquet, Prost, Mansell, Senna e todos os grandes daquela época sabiam das consequências se apertasse demais o botãozinho mágico, mas nem por isso deixavam de usá-lo. O grande problema atual é a regra do uso DRS. Permitir o piloto usar o DRS apenas numa determinada posição da pista e se estiver a menos de 1s do rival causa a impressão deixada por Reginaldo Leme e ficou excessivamente clara numa pista que é notoriamente de difícil ultrapassagem. Com os carros feitos para andarem próximos uns dos outros, ultrapassar deixou de ser algo desafiante, mas uma mera questão estratégica, onde o atacado fica sem ter o que fazer. O piloto da frente fica, literalmente, de mãos atadas.

A regra existe faz mais de dez anos e sempre foi muito criticada pelos fãs mais puristas, mas com os novos carros a F1 precisa de uma reflexão sobre o DRS e da forma como é utilizada. Sempre defendi que a forma como a Indy usa o Push-to-pass, o seu 'DRS', é a mais inteligente. No começo da corrida os pilotos tem à disposição uma certa quantidade de 'Pushs' para usar quando, onde e como quiser durante a corrida. Como na F1 dos anos 1980, tudo fica na mão dos pilotos Uma regra mais justa, na visão desse humilde escriba. A F1 deveria imitar a Indy? Aumentar o range de um para dois segundos para usar o DRS? Eliminar de vez o aparato? O certo é que a F1 precisa rever provas como a Sprint de hoje, vencida por Max Verstappen ao cuidar melhor dos pneus após ser ultrapassado por Leclerc na largada, perseguir a Ferrari a uma distância segura para não superaquecer pneus e quando ficou menos de um segundo de Leclerc...  

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