domingo, 9 de julho de 2023

Mais um desfile

 


Empurrado pela torcida inglesa que lotou a velha base aérea de Silverstone, Lando Norris chegou a liderar algumas voltas após a largada, mas nada, absolutamente nada parece impedir uma vitória de Max Verstappen em 2023. Por mais que o piloto da Red Bull reclame dos pneus ou do vento, o neerlandês vai lá e crava toda a concorrência, chegando a quase cem pontos de vantagem em cima do seu companheiro de equipe Sergio Pérez, que fez outra corrida sorumbática, mas pelo menos aumentou sua vantagem para Alonso e sua decadente Aston Martin. Se há piloto sorumbáticos e equipes decadentes, os pilotos britânicos foram super bem em casa e a McLaren particular, com Lando Norris conseguindo segurar um Lewis Hamilton, altamente ajudado pelo Safety-Car, com pneus melhores para ser um impressionante segundo lugar, com Lewis completando o pódio, para a alegria da torcida.


A chuva espreitava Silverstone e os rádios nas primeiras voltas falavam de chuva leve a qualquer momento, mas a precipitação acabou passando ao largo da pista britânica, significando uma corrida normal na frente de uma torcida que lotou Silverstone, mas se haviam 480.000 pessoas em três dias do final de semana, é uma conta bastante discutível. O que não deu para discutir foi a forma como a dupla da McLaren largou, principalmente Oscar Piastri, pela primeira vez largando tão na frente na F1. Lando saiu feito um foguete e quando Verstappen tentou ir para cima, a McLaren já estava totalmente ao lado e não havia nada para que Max pudesse fazer, a não ser se defender de Piastri, que não se importou com a fama de bicampeão (quase tri) de Verstappen e partiu para cima da Red Bull, porém Max segurou o ímpeto do novato. A torcida inglesa urrou como nos bons tempos de Nigel Mansell, mas até as placas de identificação de Silverstone sabiam que aquela festa seria tão curta quanto um coice de porco. Verstappen segurou até o momento em que o DRS esteve à sua disposição e com facilidade ultrapassou Norris. No entanto, a surpreendente McLaren seguiu relativamente próxima Max, com o neerlandês não abrindo muito, principalmente nas primeiras voltas. Muito se falou numa estratégia de duas paradas, mas com o clima ameno, logo se percebeu que a melhor estratégia seria parar apenas uma vez, tirando como exemplo George Russell, que largou com pneus macios e aguentou com um ritmo forte a primeira metade de prova.


A corrida ficou estática nesse momento, apenas com a Ferrari fazendo sua usual tática de alto-sabotagem. Os italianos chamaram Leclerc para colocar pneus duros ainda no primeiro terço de prova, o que se provou um tiro no pé. Não satisfeitos, não demorou para trazer Sainz para emular a mesma melada de vara. A forma como Russell, com pneus médios, ultrapassou Leclerc com pneus duros apenas demonstrava de forma cristalina o tamanho do erro (mais um) da Ferrari. O carro italiano simplesmente não funcionava com a borracha mais dura. No entanto, o momento decisivo da corrida veio quando restavam aproximadamente vinte voltas para o fim e o carro de Kevin Magnussen apareceu parado na pista, com um princípio de incêndio. Safety-Car claro. Max parou e colocou pneus macios, que já estava nítido que segurariam o tranco para as voltas finais. Hamilton, Alonso e Albon fizeram a mesma coisa, dando um pulo na classificação. Porém, a McLaren deu uma de Ferrari e resolveu seguir com o plano de colocar pneus duros. Quando soube pelo rádio que relargaria com pneus duros contra Hamilton, que estava calçado com macios usados, Lando ficou desconsolado. Parecia impossível para Lando segurar Hamilton, que se deu muito bem com o SC e ganhou a posição de Piastri, que parara um pouco antes do SC. O que se seguiu foi uma luta de gerações de piloto britânicos e de forma surpreendente, um adjetivo que foi o que mais a McLaren ganhou nesses três dias em Silverstone, Norris segurou com Hamilton, após uma enorme pressão inicial do multi-campeão. Por sinal, foi nítido o quanto Hamilton estava em outra vibe quando foi para cima de Norris em comparação ao que aconteceu em 2021. Enquanto isso, Max Verstappen desfilava na frente, não se importando com a briga caseira dos pilotos da casa. Foi a oitava vitória de Max em 2023, enquanto a Red Bull enfileirou a décima primeira vitória consecutiva.


Pérez fez uma corrida burocrática vindo das últimas posições após outra classificação horrorosa e com os pneus certos após o SC, ainda salvou um sexto lugar, ultrapassando Alonso nas voltas finais e aumentando sua vantagem sobre o espanhol, que amargou o pior final de semana até agora da Aston Martin. Stroll fez uma corrida atrapalhada, onde ficou o tempo inteiro fora da zona de pontos e no final foi justamente punido por um toque em Gasly que valeu o abandono do francês. Se Alonso já enxergava Pérez mais de perto na luta pelo vice-campeonato, o espanhol nesse momento vê Hamilton mais próximo e embalado. Piastri tinha o mesmo problema de Norris após a relargada, onde com pneus duros, teria que segurar uma Mercedes com pneus mais macios que o dele. E o australiano mostrou que a McLaren acertou em brigar com a Alpine pelo australiano. Oscar não teve muito trabalho para segurar um Russell com pneus médios, garantindo sua melhor posição na F1 até o momento com esse quarto lugar. Ainda falando em destaques, Alexander Albon fez outra corrida assombrosa com sua Williams e na relargada não apenas segurou Leclerc, como ultrapassou Sainz e partiu para cima de Alonso nas últimas voltas. Com corridas assim, Albon começa a ser observado com mais carinho pelos chefes de equipes maiores.


A Ferrari teve que lamber suas feridas com outra corrida ruim devido a estratégia, com seus dois pilotos fechando a zona de pontuação, sendo que Leclerc ainda tentou consertar o erro da equipe, mas em sua segunda parada, colocou pneus médios, enquanto os demais estavam com macios. Provavelmente a Ferrari ficou com receio do seu alto desgaste de pneus, mas com tanto gente com borracha mais macia, Leclerc pouco pôde fazer. A fase da Williams está tão boa que Sargeant conquistou sua melhor posição na F1 graças à punição de Stroll, enquanto Alfa Romeo, Haas e Alpha Tauri sofreram com um ritmo bem ruim. Já a Alpine viu seus dois pilotos abandonarem e pior do que isso, foi ultrapassada pela McLaren no Mundial de Construtores, com os franceses claramente ficando cada vez mais para trás. Otmar Szafnauer já estaria colocando seu currículo no Catho...


Mesmo com outro desfile de Verstappen em Silverstone, a corrida ganhou vida com a entrada do SC e as últimas voltas, que só não foram mais pela lentidão de se retirar o carro de Magnussen da pista, transformaram o Grande Prêmio da Inglaterra numa das melhores corridas de 2023, com várias lutas por posições ao longo do pelotão, além de manobras bonitas, como a de Russell em cima de Leclerc e Gasly em cima de Stroll. Essa deve ser a tendência para as corridas em 2023. Uma bela prova... do segundo para trás.

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