quinta-feira, 3 de agosto de 2023

História: 20 anos do Grande Prêmio da Alemanha de 2003

 


O verão europeu de 2003 foi excepcionalmente quente e isso acabou afetando a F1. No auge da guerra dos pneus entre Bridgestone e Michelin, a borracha francesa se comportava melhor com o calor e isso não faltou em Hockenheim vinte anos atrás. Correndo em 'casa', a BMW colocou os dois carros da Williams na primeira fila, com Juan Pablo Montoya superando Ralf Schumacher menos de dois centésimos. Numa época de uma classificação estranha, onde os pilotos treinavam com a mesma quantidade de combustível que largavam numa volta única, sempre haviam algumas surpresas. Jarno Trulli era quarto, dividindo a segunda fila com Barrichello, que teria treinado com pouco combustível para conseguir um melhor posicionamento.

Isso ficaria na teoria porque uma carambola marcou aquela quente corrida na Alemanha. Enquanto Montoya largou de forma perfeita, Ralf hesitou um pouco e fez com que Rubens Barrichello colocasse sua Ferrari entre Ralf e a McLaren de Raikkonen, que largara muito bem. O resultado foi um triplo acidente entre Ralf, Rubens e Kimi, que estava na luta direta pelo título e acabou no muro, com o seu McLaren destruído. Depois da corrida Ralf seria considerado culpado pelo acidente e seria punido na prova seguinte. Isso ajudou sobremaneira à Juan Pablo Montoya. Tendo os dois carros da Renault atrás de si mais leves e fora da briga mais direta pela vitória, o colombiano disparou na frente e na estratégia da corrida, David Coulthard conseguiu pular à frente de Trulli e Alonso, mas na bandeirada o escocês estava impressionantes um minuto atrás do colombiano. Michael Schumacher fez uma corrida discreta, com seus pneus Bridgestone sofrendo no calor e ainda tendo um furo nas voltas finais que o jogou para uma discreta sétima posição. 

Mesmo com o resultado adverso, Schumacher mantinha a liderança do campeonato, mas naquele quente verão europeu, o alemão teria que administrar sua vantagem para Raikkonen e Montoya, que cresciam no campeonato. Aquela vitória foi a mais enfática de Montoya na F1. Pena que faltou ao colombiano mais foco na carreira (e no preparo físico).

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