sábado, 26 de agosto de 2023

Sem essa de férias

 


Muitas vezes retornamos das férias com aquela preguiça, meio enferrujado, mas isso não é o caso de Max Verstappen. Nem a chuva que praticamente cancelou a corrida da F2 foi capaz de segurar o neerlandês de dar um show na frente de sua torcida e conseguir uma pole esmagadora, colocando meio segundo no lombo de Lando Norris, mostrando que a McLaren achou um ótimo acerto após seus updates. Destaque negativo para Ferrari, Pérez e Hamilton num final de semana em que Max continua seu domínio.

A chuva se fez presente em Zandvoort desde as primeiras horas do dia, inclusive no terceiro treino livre e na F2, onde um sórdido acidente com os carros atrás do Safety-Car fez com que a prova praticamente nem fosse realizada. Havia o temor que a mesma quantidade de chuva afetasse a classificação da F1, mas quando a luz verde apareceu no início do Q1, havia até mesmo sol, mesmo que a pista não secasse com a velocidade esperada. Estreando na F1 de forma repentina, por causa do acidente de Daniel Ricciardo na sexta que custou um pulso quebrado para o australiano, Liam Lawson debutou na F1 numa situação difícil e por isso, sem grandes surpresas, o neozelandês ficou na última posição. Em situações de pista molhada, o risco de surpresas aumenta, mas a realidade foi que os problemas só surgiram a partir do Q3, quando a pista já estava praticamente seca. No entanto, as surpresas já apareceram no Q2, com Hamilton ficando pelo caminho por muito pouco, além da Ferrari escapar por muito pouco.

Outra surpresa foi ver a Williams com seus dois carros no Q3, mas Logan Sargeant acabou com a brincadeira ao estampar seu carro quando pegou um ponto molhado. A classificação ficou bem atrasada e o retorno foi tão confuso quanto, com Leclerc coroando o final de semana pífio até agora da Ferrari com uma batida tola, de um carro desequilibrado e um piloto com a confiança cada vez mais em baixa. Quando a última bandeira verde do dia deu as caras, havia tempo apenas para uma tentativa e Verstappen, que fizera uma classificação até mesmo discreta até então, marcou um tempo incrível, não dando chances à Norris sonhar. A McLaren continua sua boa fase, mas nem isso pôde segurar Verstappen. Falando em boa fase, Albon colocou sua Williams na segunda fila, enquanto Pérez tomou 'meros' 1,3s do seu companheiro de equipe, o deixando em sétimo. É por essas e outras que Marko já fala que o contrato de Pérez para 2024 não será obrigatoriamente cumprido, ainda mais com atuações ruins como essas. E por sinal, já é uma sequência. Foram seis carros nas seis primeiras posições, mas nada indica que algo pode parar Max, ainda mais em casa. Mesmo com previsão de chuva para amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário