terça-feira, 26 de novembro de 2024

E teremos GM!

 


O que aconteceu dentro dos luxuosos escritórios da Liberty não será conhecido tão cedo, mas os bastidores para a entrada da GM/Cadillac na F1 merecerá imensos comentários num futuro próximo. Michael Andretti não escondia seu desejo de retornar à F1, agora como chefe de equipe e depois de quase comprar a Sauber, arrumou investidores para se tornar a décima primeira equipe da F1. Porém, Michael não contava com a resistência dos dez atuais donos de equipe da F1. O receio era conhecido. Com a chegada de uma nova equipe, o bolo de premiações terá fatias menores mais na frente e com as equipes solidificadas economicamente, muitos temiam que os times pudessem ter problemas financeiros lá na frente com essa diluição.

Tentando provar que sua equipe agregaria à F1, Andretti conseguiu o importante apoio da GM, com a marca Cadillac, mas nem isso convenceu a Liberty e as equipes permitirem a entrada da equipe. Disse a Liberty que a nova equipe 'não agregaria valor à F1'. O sobrenome Andretti, junto à GM, não agrega valor a uma categoria? A Liberty queria enganar quem?

No entanto, a Andretti continuou trabalhando. Não apenas Michael seguiu contratando pessoas e construindo uma subsede em Silverstone, como Mario foi ter uma conversinha com a Procuradoria do Congresso Americano. Mesmo com a recusa da entrada, com a promessa de uma nova tentativa somente em 2028, seguir trabalhando numa nova equipe parecia estranho. Porém, o mais estranho veio depois, numa sequência de acontecimentos. Primeiro, surgiu a notícia que a investigação do Congresso chegou à conclusão de que os donos de equipe de F1 realizaram um conluio para deter a entrada da Andretti, algo que estouraria em breve. Logo depois, Michael Andretti saiu do lugar de dono da própria equipe e então Greg Maffei, CEO da Liberty, saiu do seu lugar.

Essa sequência toda fez com que a F1 anunciasse que a GM entrará na F1 em 2026 de forma repentina. No anúncio, nada foi falado em Andretti, mas a GM foi logo colocando Mario Andretti como um dos diretores da nova equipe, que se chamará Cadillac.

Uma situação estranha, para dizer o mínimo, mas voltar a ter onze equipes é bastante importante para a F1, além de contar com uma marca gigantesca fazendo parte da categoria.

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