domingo, 13 de abril de 2025

Domínio animado

 


Uma semana após a sonífera corrida em Suzuka, o 'Tilkódromo' de Sakhir viu uma prova totalmente distinta, cheia de alternativas táticas e uma profusão de ultrapassagens. O que não mudou foi piloto que dominou desde a largada. Oscar Piastri não tomou conhecimento dos demais dezenove pilotos que largaram no Grande Prêmio do Bahrein e venceu com enorme tranquilidade, entrando de vez na luta pelo título com seu companheiro de equipe Lando Norris, que fez uma pequena prova de recuperação, mas não conseguiu superar George Russell para completar a dobradinha da McLaren, na frente dos seus proprietários.


O Grande Prêmio do Bahrein foi bastante diferente do que foi visto semana passada em Suzuka. Se no tradicional circuito nipônico não houve muitas trocas de posições, em Sakhir o asfalto propício a muito desgaste de pneus e um circuito mais largo fez da prova dessa domingo bem mais animada que a vista semana passada. É triste dizer isso, mas Sakhir combina mais com a F1 atual do que Suzuka. A McLaren demonstrou o final de semana inteiro que tinha o melhor carro do pelotão, mesmo com Lando Norris decepcionando na classificação ao ficar apenas em sexto. E tudo pioraria na largada. Alguns metros na frente, Piastri confirmou sua pole facilmente, mesmo com um ataque de Russell na primeira curva. Largando com pneus médios e rodeado de carros calçado de pneus macios, o segundo colocado Leclerc foi facilmente batido por Russell e Norris na largada, caindo para quarto. A ótima largada de Lando levantou algumas sobrancelhas e o inglês já atacava Russell quando veio o motivo da surpreendente largada do representante da McLaren. Lando nitidamente estacionou seu carro à frente do colchete de largada, rendendo à Norris uma punição de 5s quando fizesse sua parada. Por sinal, o primeiro stint dos pilotos com pneus macios durou menos do que o esperado e em torno da décima volta alguns pilotos já visitavam os boxes.


Mesmo punido em 5s pelo erro na largada, Norris não perdeu tanto tempo assim e rapidamente estava em terceiro, próximo à Russell. A dupla da Ferrari largou com pneus médios e ao esticar o primeiro stint, quando a dupla rossa fez suas paradas, Leclerc e Hamilton se tornaram os pilotos mais rápidos do pelotão, efetuando várias ultrapassagens, incluindo o monegasco ultrapassando Norris e partindo para cima de Russell. Quando a metade da corrida chegou, um toque entre Tsunoda e Sainz trouxe detritos na curva 3, num claro caso de Safety-Car, mas ao invés do virtual, quem apareceu foi o Aston Martin de Bernd Maylander. Piastri fez sua parada e teria a preocupação de relargar com Russell usando macios, numa audaciosa tática da Mercedes em deixar George com os pneus mais macios nas últimas 24 voltas. Piastri não teve trabalho com Russell e nas últimas voltas despachou os adversários com facilidade, colocando 15s em cima do inglês da Mercedes. Uma vitória dominante de Piastri, lembrando o triunfo na China, mostrando que o ritmo de corrida de Oscar é insuperável nesse momento. Agora apenas três pontos de desvantagem para Norris, essa vitória pode ser o boost definitivo para Oscar Piastri se lançar para a luta pelo título.


Nos retrovisores de Piastri, bem de longe, a briga pelo segundo lugar era bastante animada. O SC abalou bastante a estratégia da Ferrari, estancando o avanço de Leclerc e Hamilton. Obrigatoriamente tendo que colocar pneus duros, Leclerc perdeu rendimento e foi atacado por Norris, mas na manobra, Lando acabou ultrapassado por Hamilton. Algumas voltas depois Norris deu o troco no compatriota, mas ao ultrapassar fora da pista na curva 4, teve que devolver a posição para Hamilton, que já se maldizia pelo rádio, reclamando da aderência dos pneus. Norris não demorou a atacar Hamilton e logo depois já estava na caixa de câmbio de Leclerc, tirando o monegasco do pódio. Zak Brown já estava com os olhos brilhando, vendo uma possibilidade de dobradinha na frente dos proprietários da McLaren, ricos investidores barenitas, quando Russell começou a ter problemas eletrônicos em seu carro, afetando até mesmo a transmissão da corrida. Por causa desses problemas George começou a ter problemas no acionamento do DRS, gerando até mesmo um aviso da FIA, pois Russell teria acionado o DRS de forma proibida. Com pneus melhores, Norris foi para cima do compatriota nas voltas derradeiras da corrida. Russell lutou bastante, alargou curvas e num esforço final, conseguiu segurar a segunda posição, garantindo a melhor posição de Russell em 2025, o deixando como um rival próximo na luta pelo título. Norris terminou em terceiro, mas lambendo as feridas numa corrida onde seu companheiro de equipe dominou a prova e ganhou uma baita confiança para a luta pelo campeonato. Nesse momento, na luta interna da McLaren, Piastri está por cima frente à Norris.


Leclerc saiu do pódio e mesmo largando da primeira fila, acabou em quarto, com a Ferrari claramente como a terceira força do pelotão, enquanto Hamilton terminou logo atrás, tendo feito uma corrida bem movimentada quando teve pneus médios, mas caiu de rendimento com pneus duros e ficou seguro na quinta posição. Andrea Kimi Antonelli foi provavelmente o mais prejudicado pela entrada do SC, saindo da zona de pontuação após frequentar tranquilamente o top10, inclusive uma bela ultrapassagem sobre Verstappen. O neerlandês da Red Bull fez uma corrida opaca, diferente do visto semana passada. Verstappen largou mal e a partir daí não evoluiu mais, só conseguindo ultrapassar a Alpine de Gasly na última volta, terminando num sexto lugar bem chinfrim. Tsunoda pode bater no peito e dizer que andou perto de Verstappen, conseguindo os primeiros pontos pela Red Bull, mas o japonês conseguiu apenas a nona posição, 11s atrás de Max. Cada vez mais a Red Bull dependerá mais e mais da inspiração de Verstappen, o que pode ser insuficiente para dar o quinto campeonato para Max e, pior, tirar a paciência do neerlandês em ficar na equipe nos anos seguintes.


Na briga pelo melhor do resto, destaque para a Alpine. Gasly largou em quarto, conseguiu se manter à frente de Hamilton e Verstappen sem maiores arroubos e com uma estratégia ortodoxa, a Alpine não deixou Gasly na mão, que por sua vez fez uma bela corrida onde no último stint segurou Verstappen, só sucumbindo na última volta. Foram os primeiros pontos da Alpine em 2025 e só não foram mais, porque Doohan perdeu rendimento demais nas voltas finais, mas o australiano passou boa parte da prova nos pontos, na sua melhor corrida em sua breve carreira na F1. Outro destaque foi Ocon, que após a pancada que deu na classificação, acertou em cheio na estratégia e conseguiu um sólido sétimo colocado, que somado ao ponto de Bearman com o décimo lugar, segurando Antonelli nas voltas finais, significa que a Haas ocupa uma ótima quinta posição no Mundial de Construtores. Sainz largou bem e chegou a ocupar a sexta posição, mas o espanhol foi perdendo rendimento até ter uma batida com Tsunoda, que danificou bastante seu carro. Logo depois Sainz se envolveria numa disputa com Antonelli que lhe garantiu uma punição, mas com o carro avariado, Carlos se tornou no único abandono do dia. Albon fez uma prova discreta saindo das posições intermediárias e estava na luta pelos pontos, mas acabou apenas na P12.


Se Hadjar ficou constantemente na zona de pontos em Suzuka, em Sakhir a Racing Bulls em nenhum momento ficou nos pontos e o francês ficou nas últimas posições. Lawson dessa vez chegou fisicamente na frente de Hadjar, mas acabou punido em 15s por um toque com Stroll e Hulkenberg, terminando nas últimas posições. A Aston Martin viveu, muito provavelmente, seu pior final de semana nos últimos dois anos, onde nem Alonso foi capaz de fazer sua magia e colocar a equipe verde próxima dos pontos. A Sauber ficou com o pior ritmo do dia e mesmo Hulkenberg estando na briga junto de Racing Bulls e Aston Martin, esteve longe de fazer algo mais, enquanto Bortoleto, mesmo com as punições de Lawson e Doohan, terminou em último. Para completar, Nico seria desclassificado por desgaste irregular na prancha no fundo do carro.


A corrida foi bastante animada do segundo lugar para trás, pois na frente Oscar Piastri não deu chances a ninguém. Foi uma corrida dominadora do australiano, parecido com o que havia feito na China, o que pode indicar que Oscar pode ser o piloto que a McLaren espera para brigar pelo título, enquanto Norris terá que remar para dar a volta por cima e recuperar o protagonismo dentro da McLaren. O título pode ser decidido dentro da McLaren, mas Piastri hoje está em viés de alta. 

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