domingo, 13 de abril de 2025

King of streets


 Kyle Kirkwood foi um piloto batedor de recordes nas categorias de base americanas, a chamada Road to Indy, sendo contratado pela Andretti, que o apoiou nessa caminhada, como uma promessa. Porém, no time hoje comandado Dan Towriss havia Colton Herta como grande estrela, além de terem trazido Marcus Ericsson a peso de ouro para a equipe, deixando Kirkwood como patinho feio. Além do mais, Kyle vinha de quase dois anos de jejum, com suas duas vitórias anteriores em circuito de rua. A Andretti sempre andou bem em Long Beach e o próprio Kirkwood contava com isso para tirar a barriga da miséria na Indy. Tendo feito a pole, Kirkwood dominou a prova marcada pela estratégia de se livrar o mais rapidamente possível dos pneus macios e derrotar pela primeira vez em 2025 Alex Palou, vencendo pela terceira vez na Indy. A terceira em circuitos de rua.

Maior evento da Indy depois das 500 Milhas de Indianápolis, Long Beach festejou sua 50º edição nesse ano, como sempre com arquibancadas lotadas, mas não foi uma prova das mais emocionantes na Califórnia. Num fato bastante raro, completou-se nesse domingo a segunda corrida consecutiva sem bandeiras amarelas e a primeira em Long Beach desde 2017. Com a Firestone tendo projetado um pneu macio que dura muito pouco, as equipes traçaram suas estratégias para se libertar desse composto o mais rapidamente possível. Em St Petersburgo, a estratégia de largar com pneus macios garantiu a vitória de Alex Palou e por isso praticamente o grid inteiro partiu para essa tática, sendo que na Flórida, uma bandeira amarela logo na primeira volta fez com a estratégia dos que largaram com macios funcionasse. Contudo, o pano áureo não deu as caras nesse domingo.

Kirkwood manteve a pole sem maiores arroubos na largada, seguido por Herta e Rosenqvist. Larganda do meio do grid, Newgarden rapidamente procurou os pits para colocar pneus duros, algo que praticamente todo o grid fez. Quem largou com esse composto se deu bem, particularmente Christian Lundgaard, que deu o pulo do gato, juntamente com os menos favorecidos Kyffin Simpson e Sting Ray Robb, que chegou a liderar a corrida durante as paradas. Logo no primeiro stint Palou, que largou mal, subiu para segundo, muito próximo de Kirkwood, já dando a impressão que poderia assumir a ponta a qualquer momento. No entanto, Kirkwood controlou a corrida muito bem, marcando a estratégia da Ganassi nas demais paradas, sempre saindo na frente de Palou, por mais que a última parada fosse bem apertada.

Numa prova sem maiores emoções, Colton Herta perdeu rendimento e esteve longe do pódio, que foi completado por Lundgaard, numa bela ultrapassagem nas voltas finais sobre Rosenqvist. A Penske não foi nada bem num 2025 bem apagado do time do Capitão Roger. McLaughlin e Power foram sexto e sétimo, enquanto Newgarden teve problemas com o cinto de segurança que o fez perder uma volta. Dixon parece sem fôlego para acompanhar seu companheiro de equipe Palou, que mesmo em segundo lugar em Long Beach, se destaca cada vez mais na luta pelo tetracampeonato. Já Kirkwood espera não demorar tanto para vencer e ganhar em outros tipos de pista no calendário da Indy, pois nos circuitos de rua, o americano se mostrou bastante forte.

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