domingo, 28 de junho de 2026

A vez de Ogura

 


Um fenômeno interessante visto em 2026 foi a forma como Ai Ogura administra suas corridas na MotoGP. O japonês da Trackhouse Aprilia normalmente não consegue boas classificações e faz começos de prova bem discretos. Ogura cuida dos pneus e do equipamento na primeira metade da corrida e então parte para o ataque, conseguindo várias ultrapassagens aliado a um ritmo muito superior aos demais. Em cima da melhor moto da temporada 2026 da MotoGP, a primeira vitória de Ogura veio na Catedral da motovelocidade e foi bem ao seu estilo.

A Aprilia dominou o final de semana inteiro, conseguindo as quatro primeiras posições no grid, mesmo que com o piloto errado. Durante a semana os primeiros dominós começaram a cair na dança de cadeiras para 2027 e a Ducati anunciou a contratação de Pedro Acosta, enquanto Bagnaia anunciou sua ida para a Aprilia, correr ao lado de Bezzecchi. De saída da equipe, Jorge Martín ficou com a pole em Assen, seguido pela dupla da Trackhouse, que se destacou na Sprint Race e completou uma dobradinha, com Raul Fernández na frente de Ogura.

O dia prometia tão bom quanto no domingo para a Aprilia, porém Marco Bezzecchi sofreu uma violenta queda ainda no começo da prova, levando o italiano ao hospital e perder a liderança do campeonato após três corridas consecutivas zerado. Lá na frente, Martín se manteve na ponta, seguido de perto pela dupla da Trackhouse. Numa corrida cheio de abandonos, Bagnaia liderava o segundo pelotão como a melhor Ducati, mas teve um problema mecânico, enquanto Acosta saiu da corrida com um problema no pulso direito que o levará a uma cirurgia nos próximos dias. Marc Márquez era um distante quarto colocado, mas foi atacado por Fabio DiGiannantonio na chicane e os dois saíram da pista. Pior para o italiano, que foi punido, mas Fabio se recuperou, ultrapassou os irmãos Márquez para ser quarto colocado e o melhor do resto.

Lá na frente o pódio e a luta pelo pódio era todinho da Aprilia. Martín liderou a maior parte da corrida, mas Ogura escrevia o mesmo script visto em outros momentos da temporada. O nipônico estudava os rivais e ficava à espreita, enquanto cuidava de sua moto e dos pneus no forte calor em Assen. Quando a corrida se aproximou do seu final, Ogura cresceu como fizera antes, mas estando mais perto da ponta, uma vitória estava ao seu alcance, mesmo dando um susto quando acionou acidentalmente o rebaixamento de suspensão de sua Aprilia. Sem perder muito tempo, Ogura viu Fernández atacar Martín e vulnerável, o piloto da equipe oficial foi superado por Ogura poucos metros depois. O japonês não demorou muito para superar Fernández rumo a uma vitória consagradora.

Depois de 22 anos, um japonês voltava a vencer na MotoGP, mas se o atrapalhado Makoto Tamada não parecia ter condições de lutar pelo título, Ai Ogura, com seu estilo cerebral, está em quarto lugar no campeonato 25 pontos atrás de Martín, o novo líder do campeonato e pode fazer o torcedor japonês sonhar em 2026. O certame da MotoGP permanece muito aberto e a fase de Ogura, agora mais confiante com a primeira vitória na MotoGP, permite apontar o japonês como um dos pilotos a serem observados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário