sábado, 25 de março de 2023

Primeiras impressões

 


A MotoGP inaugurou uma era nesse sábado com a nova corrida Sprint. Antes que alguém venha dizer que a MotoGP estaria se 'inspirando' na F1, aviso aos navegantes que o Mundial de Superbike tem baterias duplas desde sempre e que nos últimos anos incluiu uma 'Sprint Race' no domingo, totalizando três provas no total. E foi na Superbike, do qual a Dorna também administra, que surgiu a Sprint Race na MotoGP, duplicando o número de provas. Duplicando também o risco de acidentes e contusões.

Pela manhã Marc Márquez conseguiu uma pole miraculosa, superando por muito pouco o favorito Francesco Bagnaia, que alegou ter sido atrapalhado em sua volta decisiva. A Sprint Race da MotoGP, ao contrário da F1, não define o grid da corrida principal, ou seja, Márquez largou na pole hoje e largará amanhã também. Como sempre, a MotoGP entregou um bom show, com boas ultrapassagens e uma corrida empolgante, definida apenas na última volta. Francesco Bagnaia conhece o seu potencial e de sua Ducati, por isso não se importou muito em ficar no pelotão dianteiro, sendo ultrapassado por Jorge Martin e Jack Miller, surpreendendo em sua estreia na KTM. Márquez ainda liderou a primeira volta, mas bastou a reta dos boxes para ser engolido pelas Ducatis. Um pelotão de sete motos contendo os pilotos citados, além do trio da Aprilia, o local Miguel Oliveira e os pilotos de fábrica, Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Martin, conhecido por ser um voraz devorador de pneus, se estabeleceu na ponta, mas quando Bagnaia abriu uma pequena diferença para o grupo atrás deles, o italiano se concentrou em Martin e com os pneus do espanhol já em petição de miséria, Bagnaia apenas se aproveitou de um erro de Jorge para vencer e colocar seu nome como primeiro vencedor da Sprint Race da história.

Márquez completou o pódio após um erro de Oliveira na última volta, mas ficou claro que Marc está andando bem acima do potencial da Honda. Joan Mir cometeu um erro estúpido na primeira volta e caiu, enquanto os pilotos da LCR ficaram fora da zona de pontos, por sinal, Quartararo também. O francês largou mal e foi vítima da privação de sentidos de Mir, mostrando que a Yamaha, assim como a Honda, ficou bem para trás em comparação às motos europeias. Como os pilotos não tinham tempo a perder, houveram alguns acidentes, mas o preocupante foi mesmo com Bastianini, que foi atingido por Marini e caiu com força no chão, sendo levado de maca da pista. Fica a pergunta: é justo um piloto de ponta ter sua temporada, que mal começou, atrapalhada por uma corrida pela metade?

Não faltou emoção, como era de se esperar, na Sprint Race, mas Bastianini e os mecânicos que consertarão algumas motos nesse sábado para domingo não terão boas lembranças do início dessa nova era da MotoGP.

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