quinta-feira, 2 de março de 2023

Vai começar!

 


Foram três meses de muita especulação, algumas picuinhas fora das pistas e uma mini-pré-temporada no Bahrein antes que estivéssemos na esperada primeira 'Race Week' de 2023. A F1 começará nesse domingo no Bahrein com a expectativa de 23 corridas emocionantes e briga acirrada pelo título. Será?

Com o constante corte de testes na F1, o início de 2023 teve uma pré-temporada de apenas três dias, onde as equipes só podiam ter um carro na pista o dia inteiro. Vai chegar o tempo em que os carros serão construídos e imediatamente colocados no primeiro treino livre... Os pilotos reclamaram e mesmo que se houvesse o dobro de tempo para testar os mesmos personagens continuaria reclamando por mais tempo de pista, porém dessa vez os pilotos da F1 tem razão em reclamar. Com tão escasso tempo, as equipes obviamente usaram da cautela para evitar qualquer quebra e mesmo andando a 60-80% do seu potencial, cada quilômetro conta para as equipes obterem o máximo possível de informações dos novos carros.

Se as pré-temporadas anteriores já colocavam mais dúvidas do que respostas antes da F1 aportar em sua primeira prova do ano, três dias não responde a muitas perguntas, porém, algumas coisas estão bem claras. Além de um baita piloto, Max Verstappen não se furta em ser sincero, doa a quem doer. Pois o neerlandês não escondeu que o novo carro da Red Bull está melhor do que o da temporada passada. Pérez ficou com o tempo mais rápido no apanhado dos três dias, mas outros pontos fazem da Red Bull se tornar a favoritassa de 2023, inclusive com direito a domínio parecido com o de 2022. Ou até maior! Fala-se que a Red Bull está em torno de três décimos de segundo na frente da Ferrari, mas que essa diferença pode ser até mesmo mais larga. A Ferrari completou três dias tranquilos, onde apenas o desgaste de pneus ainda preocupa, mas nada que faça Fred Vasseur perder ainda mais cabelos, porém, isso pode ser insuficiente para alcançar a Red Bull.

A Mercedes apostou novamente na sua lateral zero-pod e se o poirposing diminuiu, o carro continua com muito arrasto, foi um dos poucos a quebrar e esteve longe de impressionar pela velocidade. Hamilton e Russell começam o ano reticentes com um carro que parece bom apenas para brigar com a Ferrari para ser segundo colocado, com os italianos um pouco à frente no momento.

O pelotão intermediário está uma briga de foice no escuro, com destaque especial para a Aston Martin, que mostrou velocidade e consistência com Alonso e Felipe Drugovich, que substituiu Lance Stroll enquanto este se recuperava de uma queda de bicicleta. O brasileiro fez um bom trabalho, mas Stroll acabou sendo o escolhido como o piloto a estrear na equipe verde, que pelos números mostrados no Bahrein, pode liderar o pelotão intermediário e há quem diga que incomodará até mesmo a Mercedes! Outra equipe que se mostrou forte foi a Alfa Romeo, que teria consertado os problemas que lhe afligiram em 2022, como o problema de refrigeração que resultou em tantos abandonos, além da estabilidade traseira, tornando a pilotagem mais tranquila para Bottas e Zhou. Alpha Tauri, Haas e Williams fizeram o papel que delas era esperado, mesmo que a equipe júnior da Red Bull tenha sido envolvida numa suposta venda, mas que foi negada pela Red Bull nessa semana.

Ano passado Alpine e McLaren brigaram pela liderança do pelotão intermediário. São duas equipes estruturadas e experientes, sendo que uma é apoiada diretamente por uma montadora de tradição. Para completar, Alpine e McLaren se envolveram numa briga fora das pistas por Oscar Piastri, vencida pelos ingleses. Porém, os três dias de pré-temporada não foram nada animadores para ambas as equipes. A Alpine simplesmente não mostrou velocidade em nenhum momento e mesmo assim não foi a equipe que mais acumulou quilometragem, porém, a McLaren parece estar numa situação ainda pior, com um carro mal nascido a ponto do próprio Andrea Stella já ter declarado que a pré-temporada não teve os resultados esperados, fazendo com que Lando Norris, que sabe que tem talento e velocidade para brigar mais à frente, ter socado um muro nos boxes de frustração. Já Piastri deve estar pensando que para onde fosse, a situação não era tão boa em sua estreia.

Porém, ninguém sabe o quão pesado os carros marcaram seus melhores tempos, nem se usavam todo o potencial do complicado motor. A Red Bull é a grande favorita para essa primeira corrida, mas devido às punições de quebra do teto orçamentário em 2021, terá algumas restrições no túnel de vento que poderá frear o desenvolvimento do carro. Será o suficiente para atrapalhar a caminhada de Verstappen rumo ao terceiro título? 

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