domingo, 30 de abril de 2023

Melhor do que a preliminar


 Uma coisa boa que a Liberty fez foi ter uma ligação com as demais categorias importantes do esporte a motor. Nos tempos de Bernie, as corridas da F1 ocorriam na hora que desse na telha do dirigente e não faltaram momentos onde a F1 invadia o horário de outras corridas interessantes, fazendo os fãs perderem boas corridas. Com a Liberty isso meio que acabou e nesse final de semana, houve uma clara sincronização entre as corridas da F1 e da MotoGP. E o interessante foi que a F1 começou bem cedo, deixando a MotoGP como evento principal do dia. Foi bem assim que aconteceu, com a corrida da MotoGP bem melhor do que o sonífero de duas horas que foi o Grande Prêmio do Azerbaijão. Jerez viu uma corrida próxima na briga pela liderança e por muito pouco Bagnaia derrotou Brad Binder, reassumindo a liderança do campeonato, após algumas quedas bobas do atual campeão.

Felizmente os pilotos da MotoGP não acompanharam a prova azeri e não ficaram com muito sono, pois a corrida em Jerez começou animada, deixando claro como as KTM's tem um controle de largada muito superior à Aprilia do pole Aleix Espargaró. Porém, assim como aconteceu na Sprint de ontem, uma bandeira vermelha deu as caras ainda nas primeiras curvas. Tentando andar mais do que sua Yamaha, hoje uma das motos mais fracas do pelotão, Fabio Quartararo contornou os primeiros metros de forma agressiva e acabou caindo, levando consigo Miguel Oliveira, que voltava do acidente em casa com Marc Márquez. Oliveira bateu forte no muro inflável e saiu de maca, enquanto Quartararo teve que pagar uma punição por volta longa. E duas vezes, já que queimou a saída da primeira volta longa. Incrível como as motos nipônicas estão claramente atrás das europeias, iniciando uma nova era da MotoGP. Se não fossem as quedas durante a corrida, nem Honda ou Yamaha ficariam no top-10 da corrida de hoje.

Lá na frente a dupla da KTM largou novamente muito bem, com Binder se sobressaindo sobre Jack Miller, enquanto Bagnaia se colocava em terceiro. Espargaró caiu para quarto e ainda seria ultrapassado por Jorge Martin. Foi uma corrida próxima, onde os sete primeiros chegaram a estar separados por apenas 3s com mais da metade da corrida. E o sétimo colocado era o convidado Daniel Pedrosa, que testava a KTM, mostrando o grande erro estratégico da Honda em dispensar o veterano espanhol nos testes da moto. Enquanto a Honda via seus principais pilotos em Jerez caindo nas primeiras voltas (Mir e Rins), a KTM liderava a corrida em dobradinha, mas tinha Bagnaia como grande ameaça. Correndo pressionado após as quedas na Argentina e em Austin, parecia que Pecco era mais cauteloso do que o normal, pois tinha mais moto que Binder e Miller. Numa tentativa atrapalhada, Bagnaia chegou a encostar em Miller, antes de ser punido e tendo que devolver a posição. Pecco não baixou a guarda, foi para cima das duas KTM's e assumiu a ponta já no final da prova. Caso encerrado? Nada disso! Mesmo com pneus claramente desgastados, Binder colocou o coração na ponta dos dedos e numa demonstração de muito coragem, foi para cima de Bagnaia na última volta, que forçou tudo para se manter na ponta e voltar a vencer no campeonato.

Com a queda de Bezzecchi, Bagnaia reassumiu a liderança do campeonato, além de tirar um grande peso dos ombros após as decepcionantes corridas onde abandonou e jogou muitos pontos no lixo. Com Quartararo sofrendo com a Yamaha, Márquez sofrendo com seus fantasmas e os demais pilotos se revezando na frente, Bagnaia vai se mantendo sempre na briga pela ponta e se consolidando como favorito ao bicampeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário