domingo, 22 de setembro de 2024

Faltou o Safety-Car

 


Nos últimos catorze anos, o Grande Prêmio de Singapura se caracterizou pela corrida cansativa para os pilotos e as entradas do Safety-Car, de forma lícita ou não. Em sua décima quinta edição, a corrida singapuriana trouxe como novidade a não entrada do SC e se os pilotos saíram dos carros exaustos, quem assistiu também esteve, pois foi bem cansativo permanecer alerta as sessenta e duas voltas de corrida, onde muito pouco aconteceu. Lando Norris teve seu Grand Chelem cancelado por Daniel Ricciardo, mas o piloto da McLaren dominou a corrida em Singapura e voltou a vencer, mesmo que dando alguns sustos em sua equipe. Para o campeonato, o problema foi que da mesma forma que Norris se estabeleceu na ponta, Max Verstappen não teve maiores problemas em assegurar a segunda posição, tornando a corrida na cidade-estado asiática numa prova de contenção de danos.


Após mais de cem corridas e duas vitórias, finalmente Lando Norris completou a primeira volta na liderança da corrida, depois de uma largada sem maiores arroubos, onde o piloto da McLaren tracionou muito bem para permanecer à frente de Verstappen. Já o neerlandês se viu atacado por Hamilton, que largou com pneus macios, mas Lewis nitidamente respeitou a situação do campeonato e não foi mais incisivo no ataque à Max, mantendo o terceiro lugar. Houveram algumas saídas de pista na primeira chicane, mas todos sobreviveram a primeira volta sem ferimentos, iniciando a longa procissão singapuriana. Ainda na segunda volta Norris abriu 1s de Verstappen, evitando qualquer ataque do representante da Red Bull. Na realidade, Lando destruiu a concorrência, mas o inglês esteve longe de efetuar uma corrida perfeita. Por três oportunidades Norris desconcentrou-se e quase jogou a vitória pela janela, com destaque da escapada de pista na volta anterior ao seu pit-stop, onde por muito pouco quebrou a asa dianteira, mas afortunadamente nesse momento Lando tinha 28s de frente a um solitário Verstappen. Claro que a vitória foi muito importante para Norris pensando no campeonato, mas para seu azar, Max esteve impecável nesse final de semana, levando seu carro nas costas rumo a um segundo lugar, mitigando a nítida desvantagem que o carro da Red Bull tem hoje para a McLaren. Max ainda tem duas corridas de vantagem no campeonato e só restam seis corridas e três sprints para o término do certame. Verstappen faz uma nervosa contagem regressiva ao tetracampeonato, mas qualquer vacilo, Lando tem todas as ferramentas para encostar de vez.


A briga pela terceira posição foi um pouco mais animada. Hamilton saiu com pneus macios talvez pensando em atacar na largada, mas mantendo a mesma posição no apagar das cinco luzes vermelhas, logo ficou claro que a sua estratégia não tinha sido das melhores. Um dos primeiros a fazer o pit-stop, Hamilton teria que economizar no ritmo com os pneus duros, para desespero do inglês, que novamente reclamou bastante via rádio. Russell vinha logo atrás de Hamilton no primeiro stint e rapidamente tinha mais ritmo do que o companheiro de equipe, mas George sabia que seu maior rival não seria Hamilton. Piastri não largou muito bem, chegando a ser ultrapassado por Hulkenberg e sabendo que ficar atrás do alemão poderia destruir sua corrida, o australiano deu o troco em Hulk ainda na primeira volta. Ficando atrás do duo da Mercedes, Piastri estendeu seu stint ao máximo, só parando depois da metade da corrida. Mesmo colocando os mesmos pneus duros da dupla da Mercedes, Piastri tinha mais borracha para gastar e por consequência, mais ritmo. Piastri ultrapassou Hamilton e Russell de forma bastante parecida, por fora na freada após a reta oposta, garantindo mais um pódio e consolidando ainda mais a primeira posição da McLaren no Mundial de Construtores. A corrida de Pérez foi condicionada por sua posição de largada pobre e após ficar bastante tempo atrás de Colapinto, o mexicano se livrou do argentino na rodada de pit-stops, mas acabou preso atrás de Hulkenberg no final da prova, só marcando um pontinho.


A sorte da Red Bull foi que da mesma forma que Checo teve uma classificação para esquecer, a Ferrari também vacilou no sábado. Leclerc ficou o primeiro stint inteiro atrás de Hulkenberg e Alonso, se sentindo frustrado, pelas próprias palavras do monegasco. Quando Alonso parou, Leclerc aumentou seu ritmo, ultrapassou Hulkenberg e ao fazer sua parada, Charles partiu para cima da dupla da Mercedes, emulando o que fez Piastri. Se com Hamilton Leclerc não teve maiores dissabores, Russell defendeu muito bem a quarta posição, terminando logo à frente de Leclerc, no que foi a única briga séria no final da prova. Com isso, a Ferrari perdeu pontos para a Red Bull no Mundial de Construtores, mesmo com Sainz se recuperando de uma largada ruim e finalizando a prova em sétimo. Mesmo com as quatro equipes grande tendo um abismo para as demais, Alonso e Hulkenberg fizeram corridas valentes, chegando à frente de Pérez e amealhando alguns pontinhos. Com o nono lugar, Hulk entrou no top-10 do Mundial de Pilotos, de certa forma, dando razão à Sauber/Audi sua contratação. O mesmo não vale para Bottas, que terminou atrás até mesmo do seu fraco companheiro de equipe Guanyu Zhou. Ainda no pelotão intermediário, destaque para outra corrida de gente grande de Franco Colapinto, logo atrás de Checo e por muito pouco fora da zona de pontos, além do que pode ter sido a última corrida de Daniel Ricciardo. 


Podendo perder Liam Lawson via contrato, a Red Bull deverá dispensar Ricciardo de forma imediata, ou seja, podemos ter visto o simpático australiano pela última vez num carro de F1. Daniel fez outra corrida medíocre, mas ainda se mostrou um team player ao sacrificar ainda mais sua corrida para garantir a melhor volta da corrida e tirar o ponto de Lando Norris, que poderá fazer muita falta lá na frente. Verstappen agradeceu a cortesia, mas a emoção de Daniel Ricciardo em sua entrevista tocou a todos que gostam de F1 e mesmo que o tempo de Ricciardo tenha passado, o australiano foi um piloto de ponta quando esteve na Red Bull na década passada, além de ter ganhado vários fãs pela sua simpatia e sorriso contagiante.

Não foi uma boa corrida de se assistir e mesmo com Lando Norris tentando dar 'emoção' à prova com algumas saídas de pistas que devem ter deixado Zak Brown de cabelo em pé, pode-se afirmar que a edição de 2024 do Grande Prêmio de Singapura não deixará muitas saudades. Para o campeonato, Max Verstappen iniciou uma marcação homem a homem em Lando Norris, em sua contagem regressiva rumo ao título. 

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