domingo, 29 de maio de 2022

Festa italiana

 


Sem Valentino Rossi na pista, Mugello não foi a mesma coisa esse ano. O público estava menor no Grande Prêmio da Itália da MotoGP, enquanto Rossi apareceu apenas para ter seu número aposentado no Mundial de Motovelocidade, mas nem por isso pode-se dizer que não teve festa italiana na pista da Ferrari. Após uma primeira fila aleatória com Di Giannantonio, Bezzecchi e Marini no grid de largada, todos jovens italianos montados de Ducati, foi alvez o piloto italiano da Ducati mais forte quem triunfou no fim, com Pecco Bagnaia remando rapidamente para a ponta e vencer em casa, com Quartararo fazendo outra corrida incrível.

Com a chocante notícia de que Marc Márquez dará um tempo em sua carreira para fazer mais uma cirurgia em seu braço direito, a MotoGP começou a corrida em Mugello observando o comportamento dos dois novatos que lideravam o pelotão. Fabio di Giannantonio vinha fazendo uma temporada de estreia discreta, correndo ao lado da sensação Enea Bastianini na equipe Gresini, enquanto Marco Bezzecchi é claramente o segundo piloto da equipe de Rossi da MotoGP, com o meio-irmão da lenda do motociclismo, Luca Marini, como primeiro piloto e com a primazia de ter a moto Ducati do ano. Porém, uma classificação traiçoeira, com piso úmido, fez com que os dois novatos ficassem com os primeiros tempos no sábado, surpreendendo a todos, mas era claro que os dois não aguentariam por muito tempo o rojão. E quem se aproveitou da inexperiência da primeira fila, que ainda tinha Marini, foi Bagnaia, que nem largou tão bem, mas usou muito bem o equilíbrio da Ducati para superar seus adversários um a um rumo a ponta da corrida e por lá ficar até a bandeirada, praticamente sem ser incomodado.

Com uma Yamaha sem velocidade de ponta, Fabio Quartararo fez uma prova de superação, onde tirou tudo de sua moto nos trechos travados de Mugello para tentar se segurar na longa reta dos boxes, que hoje registrou o incrível recorde de 367 km/h com Jorge Martin. Quartararo sofreu para se livrar das Ducatis, mesmo dos novatos, mas conseguiu uma segunda posição digna de nota, contudo o principal foi ter ficado à frente de Aleix Espargaró, que de contrato renovado, fez outra prova sólida com sua Aprilia, amealhando outro pódio, mas vendo Quartararo escapar um pouco na frente no campeonato. Quem poderia estar mais próxima na luta pelo título era Bastianini. O italiano vinha em franca recuperação e pronto para outra corrida como a que lhe deu vitórias em Austin e Le Mans, mas acabou caindo quando se aproximava do pódio e ficou mais longe da luta pelo título, mesmo que permanecendo em terceiro.

Com essa vitória, Bagnaia tira um pouco do prejuízo que ainda é grande para Quartararo, mas já está em quarto no campeonato e com muita coisa para acontecer, o italiano da Ducati tentará cair menos e ter provas como a de hoje para garantir mais festas italianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário