sábado, 28 de maio de 2022

Liderança em meio ao caos final

 


As voltas derradeiras dos últimos treinos em Monte Carlo tem se caracterizado por momentos eletrizantes e com direito a alguns incidentes. Desde que Mônaco é Mônaco, ultrapassar lá sempre foi complicado e por isso, a posição de pista sempre fez e sempre fará a diferença, fazendo com que os pilotos extraiam tudo de suas máquinas para ficar com a melhor posição possível na classificação. Esse ano não foi diferente com Leclerc ficando com a pole, mas logo atrás dele dois incidentes fez com que o monegasco nem precisasse de uma última volta voadora para reiterar seu melhor tempo.

O clima quente em Monte Carlo até surpreendeu pela perspectiva de chuva no principado, indicando que poucas surpresas aconteceriam na classificação, o que realmente aconteceu. Uma bandeira vermelha mandrake no final do Q1 atrapalhou a última volta de Gasly, deixando o francês de fora do Q2. A ironia foi que a sessão foi interrompida por causa de um toque na parede do seu companheiro de equipe Tsunoda, que conseguiu passar ao Q2. Na segunda parte da classificação, Bottas ficou pela caminho após ótima apresentação em Barcelona, enquanto Daniel Ricciardo vai cavando seu sepultura dentro da McLaren com outra performance bem abaixo do aceitável, tomando muito tempo de Norris, confortavelmente no Q3. 

Nos treinos livres de sexta-feira Charles Leclerc fez a alegria da torcida local, mas Sergio Pérez, ainda reclamando da ordem de equipe da Red Bull na semana passada, foi o mais rápido no sábado e vem sendo constantemente sendo mais rápido do que Verstappen em Mônaco, em algo extremamente raro na F1. Apesar de Checo ter conseguido a pole na Arábia Saudita, a forma como o mexicano andou na frente de Max surpreendeu a todos. Na hora para valer, a briga ficou mesmo entre Ferrari e Red Bull. A evolução mostrada pela Mercedes em Barcelona ficou pelo caminho no principado e mesmo com os dois carros no Q3, em nenhum momento os alemães ficaram próximos de lutar por algo do que ser o melhor do resto. E nem isso conseguiram! Norris ficou com a quinta posição, seguido por Russell e Alonso. Hamilton até vinha sendo mais rápido do que Russell no final de semana, mas ele acabou sendo prejudicado pelo salseiro da última volta do Q3.

Leclerc vinha com o melhor tempo do Q3 e melhorando, pronto para garantir mais uma pole em Mônaco, mas um acidente logo atrás dele estragou qualquer chance de melhora de todos os noves pilotos restantes. Pérez bateu na entrada do túnel, praticamente fechando a porta de todos. O sempre azarado Sainz não viu a tempo a bandeira amarela e bateu no mexicano, com Verstappen escapando por pouco do incidente, enquanto Alonso passava direto na Mirabeu. Toda essa confusão deixou tudo como estava e Leclerc conseguiu sua segunda pole consecutiva em casa, para delírio do público local. Contudo nunca devemos esquecer dos seguidos problemas que Leclerc tem em sua prova local desde os tempos da F2, onde nunca viu a bandeirada. Se conseguir se livrar do caos, somado ao fato de Verstappen estar apenas em quarto, Leclerc pode comemorar bem mais amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário