sábado, 14 de maio de 2022

Talento em meio ao caos

 


Corridas caóticas muitas vezes nos trazem vitoriosos diferentes e eventualmente até mesmo imerecidos. Não foi o caso desse sábado em Indianápolis. Colton Herta não largava nem entre os dez primeiros no misto do mítico circuito de Indiana, mas apostas corretas de sua equipe e do seu pai/estrategista rapidamente o colocaram na contenda pela vitória e o jovem americano da Andretti fez sua parte na pista, com uma pilotagem sensacional, coroada com uma salvada ainda no começo da prova que será bastante lembrada quando recordarmos da habilidade de Colton Herta, que driblou os inúmeros percalços para vencer uma corrida maluca, onde não faltaram alternativas.

A chuva, tradicional inimiga das provas em Indianápolis, deu o tom da prova desse sábado, chegando a atrasar a largada pelo perigo de raios. Porém, quando a bandeira verde foi mostrada não estava mais chovendo, mesmo com a pista claramente molhada. O pole Will Power perdeu sua posição de honra e acabou tocando em Josef Newgarden, iniciando o martírio do piloto da Penske. Com a pista secando, alguns pilotos arriscaram colocar pneus slicks e uns dos que foram primeiro aos pits foi Colton. Altamente cotado para estrear na F1 em breve, Herta não vem fazendo um campeonato dos mais regulares, mesmo Colton sendo o piloto mais veloz do grid da Indy. A Andretti pôde ter vacilado em outros oportunidades, mas hoje acertou na mosca e Colton Herta conseguiu subir para segundo, quando seu arqui-rival Pato O'Ward saiu dos boxes com pneus slicks frios numa pista ainda úmida. Contudo, foi Colton que quase saiu da pista e numa controlada animal, conseguiu se manter não apenas na pista, como duas curvas depois ultrapassar O'Ward.

No entanto, a chuva sempre foi um fator nas duas horas de prova. Indo e voltando, com pouco ou muita intensidade, a chuva transformou a corrida em Indianápolis num caos completo, com vários pilotos arriscando dar o pulo do gato e alguns quebrando a cara. O supracitado Newgarden se envolveu num toque com Rossi e Jack Harvey que furou seu pneu e sem poder chegar aos pits, Josef acabou perdendo inúmeras voltas antes que consertassem seu bólido. Alex Palou não teve um destino muito melhor, quando rodou após colocar pneus slicks, causando uma das inúmeras bandeiras amarelas dessa tarde. Os pilotos da Indy fizeram um ótimo trabalho em condições traiçoeiras, onde permaneciam num ritmo decente com pneus slicks no piso molhado. O'Ward foi um claro exemplo da gangorra que foi essa prova. O mexicano liderou a corridas várias voltas, assim como rodou numa relargada para bater no seu companheiro de equipe e já no final da prova, rodar em plena bandeira amarela.

No fim, com a pista claramente molhada e todos com pneus para chuva, Colton Herta se aproveitou de uma bandeira amarela provocada por um gordito Juan Pablo Montoya (que vinha entre os dez primeiros, diga-se) na penúltima volta para vencer na frente de Simon Pagenaud, que largara de vigésimo e mostrando sua força em piso molhado, terminou em segundo, com Power, outro que subiu e desceu inúmeras vezes nessa tarde, ainda beliscando um pódio e assegurando a liderança do campeonato com os infortúnios de Newgarden, Palou e McLaughlin. 

Mesmo com tanta maluquice ocorrendo em Indianápolis com praticamente todo o grid transitando entre as primeiras e as últimas posições em alguma momento da prova, no final o piloto mais talentoso triunfou e Colton Herta soube usar de suas virtudes para superar os obstáculos para vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário