domingo, 1 de maio de 2022

A volta de Pecco

 


Francesco Bagnaia aproveitou todo o potencial da Ducati nas corridas finais de 2021 para engrenar uma sequência de vitórias que, se não evitou o título de Fabio Quartararo, o colocou como um dos favoritos ao título desse ano, contudo, 2022 não começou do jeito que o italiano queria. Quedas e atritos sobre o melhor acerto com a equipe fizeram com que Bagnaia sequer subisse ao pódio nessa temporada até esse domingo. A pista de Jerez, mesmo com a evolução da Ducati ao longo dos últimos anos, sempre foi território da Yamaha, mas já nos treinos Bagnaia, ainda com dores de sua queda em Portugal, mostrou a que veio com a pole com direito a recorde e no domingo completou o serviço com uma corrida calculada, onde se não conseguiu se afastar de Quartararo, também não foi atacado e venceu pela primeira vez no ano.

A corrida em Jerez não foi das mais empolgantes na luta pela vitória, mesmo com a proximidade dos dois protagonistas. Bagnaia segurou os ataques de Quartararo na largada e se manteve na ponta, enquanto o francês ficou sempre à espreita de qualquer erro do italiano da Ducati. A corrida entre os dois foi bem tática, com a diferença nunca ultrapassando 1s, mas Quartararo não parecendo muito preocupado em atacar a Ducati. Com a experiência de um título mundial, Fabio sabe que nesse momento seu maior rival pelo título não é Bagnaia. Alex Rins pareceu voltar aos dias 'normais' onde não entregou o que dele se esperava e o espanhol da Suzuki teve um final de semana muito ruim, mesmo tendo a sorte de não cair em alta velocidade quando saiu da pista, mas Rins ficou longe até mesmo da zona de pontos, saindo zerado pela primeira vez ano. Foi a velha inconsistência de Rins que o atacou novamente.

Provavelmente avisado pelos boxes que Rins estava fora da contenda, Quartararo se manteve sempre próximo à Bagnaia, esperando um erro do piloto da Ducati para atacar, mas como o Pecco fez uma corrida impecável, Fabio preferiu assegurar os vinte pontos. Já a luta pelo terceiro lugar foi bem animada, com Miller se sobressaindo após uma boa largada, enquanto Marc Márquez e Aleix Espargaró chegando a trocar cotoveladas na largada e se mantiveram próximos de Miller a corrida inteira. Conhecido por destruiu pneus, Miller sabia que o ataque dos espanhóis viria, mas contava com trauma de Márquez, cujo a invencibilidade caiu justamente em Jerez praticamente dois anos atrás, começando o pesadelo pessoal do piloto da Honda. Marc conseguiu uma bela ultrapassagem nas voltas finais, mas acabou desgarrando na última curva, numa salvada digno dos bons dias, mas nesse exato momento Espargaró forçava a ultrapassagem em Miller e numa tacada só ganhava duas posições e um lugar no pódio, além de subir para a vice-liderança do campeonato, com poucos pontos separando-o de Quartararo. Quem poderia imaginar Aleix em segundo lugar na MotoGP?

Márquez ainda recuperaria a posição de Miller na última volta, mas não fora o suficiente para garantir um pódio, quebrando seu jejum em 2022. Mir salvou um pouco a honra da Suzuki e se aproximou bastante da luta pelo terceiro lugar, mas acabou mesmo em sexto. Bastianini fez uma corrida discreta e terminou apenas em nono, atrás até mesmo da Ducati menos desenvolvida de Marco Bezzecchi. Duas montadoras se destacam por ter apenas um piloto se sobressaindo. Enquanto Quartararo e Aleix Espargaró iam ao pódio, seus companheiros de equipes brigavam por um pontinho aqui ou acolá. Muito pouco para pilotos como Morbidelli, Doviziozo e Viñales, todos eles vencedores na MotoGP.

A reação de Bagnaia ainda não colocou entre o top-3 do campeonato e os pontos perdidos nas primeiras etapas podem fazer muita falta ao italiano, enquanto a Ducati começa a mostrar novamente a força esperada. Dessa vez não houve grandes alternâncias entre as corridas e pela primeira vez no ano o líder do campeonato manteve a posição na prova seguinte, mas Bagnaia foi o quinto vencedor diferente e houveram três marcas diferentes no pódio. Próxima corrida será em Le Mans, um território histórico da Yamaha e casa do líder do campeonato Quartararo, que quererá manter a escrita de Jerez e seguir líder do campeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário